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Instalação e Configurações Básicas

 

Objetivos:

 

Neste tutorial aprenderemos verificar e instalar o Outlook Express, pois ele é um componente do Windows e de fácil instalação, depois descreverei alguns conceitos gerais do programa. Logo em seguida apresentarei a interface com uma descrição de cada item. Abordarei, também, como configurar uma conta para receber e enviar e-mails e, por último, como usar as identidades para personalizar o programa de modo que cada usuário tenha sua própria interface, caixa de entrada e contatos.

 

Preparando o Outlook Express

 

Antes de começar a fala do próprio Outlook, vou mostrar como fazer para instalá-lo, caso ele não esteja disponível. Ele é um componente do Windows, por isso pode ser que ele não esteja disponível para uso em seu computador. É muito simples fazer a instalação, basta apenas acessar a opção de componentes do Windows no Painel de Controle. Para isso siga os passos a seguir:

 

1. Abra o Painel de Controle e clique na opção Adicionar ou Remover Programas.

 

2. Na janela que se abre, clique na opção Adicionar/remover componentes do Windows (localizada do lado esquerdo da janela). A janela Assistente de componentes do Windows será aberta, conforme mostra a figura a seguir.

 

3. Use a barra de rolagem e selecione a opção Outlook Express.

 

4. Clique no botão Avançar e na janela que surge clique no botão Concluir para finalizar a instalação. Pronto seu Outlook esta disponível.

 

Ao terminar o processo anterior o Outlook pode ser aberto pelo seguinte caminho: Menu Iniciar > Todos os programas > Outlook Express.

 

O que é o Outlook Express

 

O Outlook Express é um programa gerenciado de mensagens que lhe oferece uma série de recursos. A função principal deste aplicativo é receber e enviar mensagens, mas também gerencia grupos de notícia, faz busca de mensagens e é integrado com o Catálogo de Endereços.

 

Quando se trata de e-mail, assim como grupos de notícias o Outlook Express facilita muito o seu trabalho com estes serviços. Você pode gerenciar várias contas de e-mail ou grupos de notícias numa única tela (a tela principal do Outlook Express), enviar e-mail criptografados e criar uma (ou mais) senha pessoal para acessar o programa através do recurso de Identidades. Outro recurso muito útil é o Catálogo de Endereço, que permite a você inserir endereços de e-mail e outras informações e guardá-las para acessar mais tarde, sem precisar digitar novamente.

 

Além de todos estes recursos você ainda pode personalizar suas mensagens com o recurso de Papel de Carta. Com este recurso você pode criar assinaturas pessoais para usar em suas mensagens. Pode também usar imagens como plano de fundo, definir cores e padrões para suas mensagens se tornarem mais atraentes.

 

Aprenderemos pouco-a-pouco com utilizar todos estes recursos, pois o Outlook Express é um aplicativo muito fácil de usar.

 

Conhecendo a Interface do Outlook Express

 

Já falamos das funcionalidades no item anterior, agora vamos conhecer a interface do Outlook Express. Para isso veja a descrição de cada elemento que compõe a interface deste programa.

 

 

1. Barra de Menus – Como a maioria dos programas Windows, contém todos os comandos do programa.

 

2. Barra de Ferramentas – Disponibiliza os principais comandos em forma de ícones.

 

3. Pastas – Nesta seção, estão todas as pastas para organização das mensagens. Além das pastas padrões (Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens Enviados, Itens Excluídos e Rascunho), outras pastas podem ser criadas para organização de suas mensagens de acordo com suas necessidades.

 

4. Visualização de Mensagens – Nesta seção são mostradas as mensagens de acordo com a pasta selecionada na seção pastas.

 

5. Contatos – Aqui estão todos os endereços de e-mail do Catálogo de Endereço, para acessá-lo clique no botão Endereço da barra de ferramentas.

 

6. Painel de Visualização – Nesta área é mostrado o conteúdo, de acordo com a mensagem selecionada na área de visualização de mensagens.

 

7. Barra de Status – Padrão em programas Windows, exibe informações para o usuário.

 

Adicionando uma conta para receber e enviar e-mail

 

As contas de e-mail são configuradas num servidor na Internet e, por isso, o Outlook precisa de uma configuração para poder acessar tais contas. Estas configurações, geralmente, são fornecidas pelo seu provedor de e-mail e são compostas basicamente por um endereço POP3, um SMTP, nome de usuário e senha. Os dois primeiros são protocolos para envio e recebimento de mensagens.

 

Para adicionar uma conta, abra o Outlook e clique no menu Ferramentas > Contas..., a janela a seguir será mostrada. Siga os passos a seguir:

 

1. Clique no botão Adicionar e no menu suspenso que surgir clique em Email... .

 

2. Na janela Assistente para conexão com a Internet, digite seu nome na caixa Nome para exibição. Nesta opção definirá o nome que aparecerá nas suas mensagens, por exemplo, Sergio de Castro. Após definir o nome clique no botão Avançar >.

 

3. A próxima janela é onde definiremos o nosso endereço de e-mail, faça isso na caixa Endereço de email: Exemplo: contato@sergiodecastro.com. Defina seu endereço de e-mail e clique novamente no botão Avançar > .

 

4. Nesta etapa você irá definir os endereços POP3 e SMTP de seu servidor de e-mail. Estes endereços, geralmente, seguem um padrão pop3.nomedoservidor.com.br e smtp.nomedoservidor.com.br, no entanto, qualquer dúvida contate o serviço de dúvida do seu servidor para pegar os endereços corretos. Preencha os campos conforme mostra a figura seguinte e clique mais uma vez no botão avançar.

 

5. Nesta etapa precisamos informar o nosso nome de usuário e senha do servidor, na caixa Nome da Conta e Senha respectivamente.

 

6. Este último passo é apenas uma janela informando que você conseguiu êxito na configuração. Clique no botão Concluir para finalizar o processo de configuração.

 

Após a finalização da configuração o nome do servidor aparecerá na janela Contas na Internet. De volta a esta janela é possível fazer uma série de configurações através desta janela. Através do botão Remover você pode excluir contas que não deseja mais usar. O botão Propriedades permite acessar e modificar todas as configurações que foram feitas anteriormente. Já o botão Definir como padrão faz com que a conta selecionada se torne padrão, isto é, o Outlook passar a trabalhar com esta conta por prioridade. Como o botão Importar... as configurações de uma conta, salva previamente, podem ser resgatadas sem precisar ser digitadas novamente. O botão Exportar... faz o papel de salvar as configurações que serão restauradas pelo botão Importar... . Após fazer as configurações adequadas clique no botão Fechar para finalizar a janela.

 

Trabalhando com Identidades

 

As identidades é como se fosse contas de usuários do sistema, elas servem para personalizar configurações por usuários. Estas contas do Outlook podem ser criadas com ou sem senhas. Se for adicionado senha às identidades quando o Outlook for iniciado será solicitado a senha da respectiva identidade, se a senha for esquecida não será possível entrar no Outlook. Quando o Outlook estiver em funcionamento é possível alterar entre identidades de modo rápido e fácil. As configurações de identidades podem ser acessadas pelo menu Arquivo > Identidades.

 

Para adicionar uma nova identidade siga o caminho informado anteriormente e clique na opção Adicionar nova identidade... . Ao clicar nesta opção a janela Nova Identidade será aberta em primeiro plano juntamente com a janela Gerenciar identidades, em segundo plano. Uma nova identidade, também pode ser adicionada pela Gerenciar Identidades clicando-se no botão Nova. Fica a seu critério escolher uma das formas, mas já fica a dica a primeira opção é um caminho mais curto. Com a janela Nova Identidade aberta digite o nome da identidade a ser criada no campo Digite seu nome:, caso queira relacionar uma senha com a conta, selecione a opção Exigir senha que uma janela será exibida, digite sua senha nos dois campos e clique no botão Ok. Para alterar a senha posteriormente clique no botão Alterar senha, localizado do lado direito da janela. Após definir o nome da conta e a senha, caso queira usar, clique no botão Ok da janela Nova identidade.

 

Para alterar qualquer atributo de sua identidade abra a Gerenciar identidades, selecione a identidade a ser alterada e clique no botão Propriedades. A janela Propriedades de identidade é exibida, com isto você pode renomear a identidade e alterar ou atribuir senha por meio do botão Alterar senha. Observe, ainda, que a janela Propriedades de identidade é igual a janela Nova identidade, a diferença esta somente na barra de título. Portanto, você usa o botão Nova para criar uma nova identidade enquanto o botão propriedade lhe permite alterar os atributos de uma identidade já existente.

 

Agora que já aprendemos como criar, alterar e gerenciar as identidades vamos ver como alternar entre identidades.

 

As identidades fornecem um ambiente personalizado para cada conta, isto é, quando um usuário faz um login com uma identidade ele tem um caixa de entrada, configurações e contatos totalmente diferentes de outro. O usuário atual é identificado na barra de título do Outlook Express.

 

Para alternar entre identidades clique no menu Arquivo > Alternar identidades...

 

Nesta janela são exibidas todas as identidades existentes e para alternar para qualquer delas simplesmente selecione-a e digite a senha, se existir, depois clique no botão Ok. Observe que a caixa Senha: aparece desativada quando não existe senha. O botão Logoff da identidade faz com que a identidade selecionada seja finalizada juntamente com o programa. O outro botão, como o nome diz, abre o Gerenciador de identidades.

 

Nesta etapa, aprendemos a instalar o Outlook Express, configurar o acesso a uma conta de e-mail e trabalhar com identidades. Estes conhecimentos são fundamentais para o uso do Outlook.

 

Até a próxima etapa.

 

Att,

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

http://www.sergiodecastro.com

 


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