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Lotus Notes - Módulo 23

Objetivos

Este é mais um módulo de Lótus notes, nele você verá como arquiva mensagens e algumas dicas.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve ter visto as lições passadas.

Arquivando suas mensagens

O arquivamento de mensagens ajuda a reduzir o tamanho do seu banco de dados de correio e, ao mesmo tempo, salva as mensagens que você deseja guardar. Reduzir o tamanho do seu  banco de dados de correio torna mais fácil seu uso e ocupa menos espaço na estação de trabalho ou no servidor de correio.

Quando você arquiva mensagens, elas são guardadas em um banco de dados de arquivamento. O Lotus Notes pode guardar mensagens automaticamente de forma programada. Você também pode arquivar mensagens manualmente sempre que quiser. Quando desejar   ver as mensagens arquivadas, basta abrir o banco de dados de arquivamento.

Para arquivar mensagens, abra seu correio. Escolha Arquivo, Banco de Dados e Propriedades, (verifique isso na figura 01). Clique na primeira divisória da caixa Propriedades do Banco de Dados, olhe a figura 02.

Figura 01 - Opção do Banco.

Figura 02 - Banco de dados.

Algumas dicas adicionais

Você pode ter notado algumas delas ao trabalhar com o Lotus Notes, mas mesmo assim mencionarei estas dicas.

1. Quando você clica em um objeto ou localidade no Lotus Notes e, em seguida, clica com o botão direito do mouse, o  Lotus Notes  exibe um menu relacionado ao objeto ou localidade clicada. Mostra a propriedade do documento e etc. Veja o exemplo abaixo.

Figura 03- menu.

2. Ao ler um documento em um banco de dados, você pode pressionar ENTER para fechar o documento atual e exibir o próximo documento do banco de dados ou pressionar TAB para exibir o próximo documento não lido do banco de dados.

3. Sempre que você quiser criar algo de novo em um banco de dados, como um novo documento, tabela ou pasta, consulte o menu Criar. Os itens no menu são alterados dependendo de qual banco de dados você estiver usando e qual parte do banco de dados estiver ativa. Veja o exemplo disso na figura seguinte.

Figura 04 – Criar.

4. Os itens no menu Ações também são alterados, dependendo de qual banco de dados   você estiver usando e qual parte do produto estiver ativo.Veja um exemplo na figura a seguir.

Figura 05 – Ações.

5. Relembrando a criação de um indicador para uma página da Web.Abra a página da Web ->No menu, escolha Criar -> Indicador. A  caixa de diálogo mostra as pastas na barra de indicadores. Execute uma destas ações:

1 -Selecione a pasta na qual deseja colocar o indicador.

2 -Selecione um local para colocar uma nova pasta, clique em Nova pasta, nomeie-a e clique em OK. Veja isso nas figuras seguinte. No meu caso criei uma pasta com meu nome, verifique a seqüência.

Figura 06 – Indicador.

Figura 07 – Adição do indicador.

Figura 08 – Criação de uma nova pasta.

Figura 09 – Pasta criada.

Após a realização desses passos você clica em ok e finaliza.

5. Experimente. Aprenda. Divirta-se.

Conclusão

Este capitulo finaliza aqui, você viu que é bastante simples trabalhar com   Lotus Notes. Espero que você tenha gostado e aproveitado de uma forma clara e objetva este módulo.


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