NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Objetivos:
Este é o oitavo módulo de MsProject, nele daremos a continuidade do nosso projeto ESCOLA. Será mostrado aqui como construir tarefas.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!
Todo projeto possui uma seqüência de tarefas que podem ser estabelecidas em etapas, às mesmas possuem subtarefas. Uma maneira comum para montar a lista de tarefas no MS Project é colocar na lista todas as tarefas, dividir essa lista em etapas e, na seqüência, determinar o tempo de cada tarefa.
Definição: Tarefa são etapas que tem início e fim pré-definidos e a conclusão de uma tarefa é pré-requisito para a conclusão do projeto. Os projetos são constituídos de tarefas.
Inserindo Tarefas
Iremos inserir as tarefas do nosso projeto “Escola”. Para colocar uma tarefa, siga os passos a seguir:
1 – Vamos iniciar a inserção de tarefas na tabela do modo de exibição Gráfico de Gantt.
2 – Com um clique, escolha a célula da primeira coluna Nome da tarefa.
3 – Insira o nome do projeto que será Projeto Escola. Em seguida tecle ENTER.
4 – Insira algumas tarefas em ordem.
» Reunião com professores
» Reunião com setor administrativo
» Relatório com inicio de projeto
» Análise do local de instalação
» Layout de salas
» Adquirir materiais
» .......Fica livre para você inserir o restante de tarefas conforme sua necessidade.
NOTA: A primeira tarefa será sempre o nome do próprio projeto.
Na seqüência, será visto alguns recursos básicos de edição da lista de tarefas. Podemos dizer que se tenha verificado essa lista de tarefas e decidido que estaria faltando uma “reunião com a equipe do financeiro” após a preparação do relatório da iniciação do projeto.
Olhe a seguir como colocar essa tarefa na lista do nosso projeto.
1 - Para colocar uma nova tarefa após a tarefa “Reunião com professores”, escolha a linha logo após essa tarefa e, na seqüência, pressione a tecla (insert) do seu teclado.
2 - Ao pressionar a tecla (insert), você criará uma nova linha no lugar da célula que você escolheu e deslocará para baixo todas as linhas a partir de sua seleção. Observe na figura abaixo que a linha foi inserida com sucesso:
3 - Nesta nova linha, entre com a nova tarefa “reunião com a equipe do financeiro” e, em seguida , pressione (enter).
4 - A nova linha foi inserida, caso você desejasse retirar uma tarefa, bastaria seleciona-la e pressionar delete.
5 – Suponha agora que a tarefa “Análise do local de instalação” deveria ocorrer antes da tarefa “Reunião com professores”. Pode-se arrastar essa tarefa. O numero que identifica as linhas da tabela gantt é também o numero de identificação da tarefa, para arrastá-la, você deve selecionar toda a linha correspondente a ela clicando no seu número de identificação.
6 - Para arrastá-la, pegue a linha em questão ”5”. Em seguida, clique no botão recortar tarefa da barra de ferramentas padrão para removê-la temporariamente da lista.
7 - Esta tarefa recortada está na memória do Windows. Assim, podemos selecionar uma nova posição para a mesma para inseri-la novamente. Como esta tarefa deverá ser posicionada da segunda linha da nossa lista, clique no número “2” da coluna de identificação da tarefa para selecionar toda a linha.
8 - Agora dê um clique no botão colar tarefa da barra de ferramentas padrão para inserir a tarefa recortada.
9 - A tarefa recortada foi colocada na linha dois e todas as outras tarefas foram movidas para baixo.
Desenvolvendo uma Estrutura de Tarefas
Após inserir tarefas na lista de tarefas, estabeleça o projeto e coloque estrutura ao mesmo retirando tarefas que dividam características ou que serão feitas no mesmo intervalo de tempo em uma tarefa abrangente ou tarefa resumo.
Pode-se utilizar as tarefas de resumo para mostrar as etapas principais e as subfases do projeto. A tarefa de resumo resume as informações de suas subtarefas, que são as tarefas agrupadas abaixo das tarefas de resumo. Pode-se recuar tarefas em quantos níveis necessitar para refletir a organização do seu projeto. Para fazer uma estrutura de tarefas, siga os passos a seguir:
1 – Como nossas tarefas já estão prontas, escolha as tarefas que você queira e clique em Recuo na Barra de Formatação para recuar a(s) tarefa(s) para a direita abaixo da tarefa que será a tarefa resumo. Olhe a figura a seguir esse passo:
NOTA: Todas as tarefas abaixo do nome do projeto precisam ser recuadas a direita!
Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. E até o próximo. Bons estudos.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI