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MsProject -  Módulo 08

 

Objetivos:

 

Este é o oitavo módulo de MsProject, nele daremos a continuidade do nosso projeto ESCOLA. Será mostrado aqui como construir tarefas.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!

 

Tarefas

 

Todo projeto possui uma seqüência de tarefas que podem ser estabelecidas em etapas, às mesmas possuem subtarefas. Uma maneira comum para montar a lista de tarefas no MS Project é colocar na lista todas as tarefas, dividir essa lista em etapas e, na seqüência, determinar o tempo de cada tarefa.

 

Definição: Tarefa são etapas que tem início e fim pré-definidos e a conclusão de uma tarefa é pré-requisito para a conclusão do projeto. Os projetos são constituídos de tarefas.

 

Inserindo Tarefas

 

Iremos inserir as tarefas do nosso projeto “Escola”. Para colocar uma tarefa, siga os passos a seguir:

 

1 – Vamos iniciar a inserção de tarefas na tabela do modo de exibição Gráfico de Gantt.

 

 

2 – Com um clique, escolha a célula da primeira coluna Nome da tarefa.

 

3 – Insira o nome do projeto que será Projeto Escola. Em seguida tecle ENTER.

 

4 – Insira algumas tarefas em ordem.

 

» Reunião com professores

 

» Reunião com setor administrativo

 

» Relatório com inicio de projeto

 

» Análise do local de instalação

 

» Layout de salas

 

» Adquirir materiais

 

» .......Fica livre para você inserir o restante de tarefas conforme sua necessidade.

 

NOTA: A primeira tarefa será sempre o nome do próprio projeto.

 

 

Na seqüência, será visto alguns recursos básicos de edição da lista de tarefas. Podemos dizer que se tenha verificado essa lista de tarefas e decidido que estaria faltando uma “reunião com a equipe do financeiro” após a preparação do relatório da iniciação do projeto.

 

Olhe a seguir como colocar essa tarefa na lista do nosso projeto.

 

1 - Para colocar uma nova tarefa após a tarefa Reunião com professores”, escolha a linha logo após essa tarefa e, na seqüência, pressione a tecla (insert) do seu teclado.

 

2 - Ao pressionar a tecla (insert), você criará uma nova linha no lugar da célula que você escolheu  e deslocará para baixo  todas as linhas  a partir de sua seleção. Observe na figura abaixo que a linha foi inserida com sucesso:

 

 

3 - Nesta nova linha, entre com a nova tarefa “reunião com a equipe do financeiro”  e, em seguida , pressione (enter).

 

 

4 - A nova linha foi inserida, caso você desejasse retirar uma tarefa, bastaria seleciona-la e pressionar delete.

 

5 – Suponha agora que a tarefa Análise do local de instalação”     deveria ocorrer antes da tarefa Reunião com professores”. Pode-se arrastar essa tarefa. O numero que identifica as linhas da tabela gantt é também o numero de identificação da tarefa, para arrastá-la, você deve selecionar toda a linha correspondente a ela clicando no seu número de identificação.

 

 

6 - Para arrastá-la, pegue a linha em questão ”5”. Em seguida, clique no botão recortar tarefa da barra de ferramentas padrão para removê-la temporariamente  da lista.

 

7 - Esta tarefa recortada está na memória do Windows. Assim, podemos selecionar uma nova posição para a mesma para inseri-la novamente. Como esta tarefa deverá ser posicionada da segunda linha da nossa lista, clique no número “2” da coluna de identificação da tarefa para selecionar toda a linha.

 

8 - Agora dê um clique no botão colar tarefa da barra de ferramentas padrão para inserir a tarefa recortada.

 

9 - A tarefa recortada foi colocada na linha dois e todas as outras tarefas foram movidas para baixo.

 

Desenvolvendo uma Estrutura de Tarefas

 

Após inserir tarefas na lista de tarefas, estabeleça o projeto e coloque estrutura ao mesmo retirando tarefas que dividam características ou que serão feitas no mesmo intervalo de tempo em uma tarefa abrangente ou tarefa resumo.

 

Pode-se utilizar as tarefas de resumo para mostrar as etapas principais e as subfases do projeto. A tarefa de resumo resume as informações de suas subtarefas, que são as tarefas agrupadas abaixo das tarefas de resumo. Pode-se recuar tarefas em quantos níveis necessitar para refletir a organização do seu projeto. Para fazer uma estrutura de tarefas, siga os passos a seguir:

 

1 – Como nossas tarefas já estão prontas, escolha as tarefas que você queira e clique em Recuo na Barra de Formatação para recuar a(s) tarefa(s) para a direita abaixo da tarefa que será a tarefa resumo. Olhe a figura a seguir esse passo:

 

 

NOTA: Todas as tarefas abaixo do nome do projeto precisam ser recuadas a direita!

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. E até o próximo. Bons estudos.

 


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