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Objetivos
Este é mais um módulo de MsProject, nele veremos como vincular tarefas, os tipos de vínculos e como modificar os vínculos entre as tarefas.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!
Após definir a ordem das suas tarefas, você estará capacitado para adicioná-las em ordem vinculando tarefas relacionadas. Suponha que, algumas tarefas podem necessitar ser finalizadas antes de uma tarefa sucessora. Outras podem estar sujeito da data de início de uma tarefa predecessora.
Acoplar um projeto, incide em colocar uma vinculação entre tarefas. Quando se vincula tarefas, é determinada uma dependência entre as datas de início e de término.
Siga os procedimentos abaixo para vincular tarefas:
1 – Em Nome da tarefa, escolha duas ou mais tarefas que você queira vincular.
2 - Clique em Vincular tarefas. Veja a figura a seguir:
A seguir os tipos de Vínculos:
A relação entre duas tarefas vinculadas denomina-se Vínculo. Quando se vincula tarefas determinando uma dependência entre as datas de início e de término. Suponha que, uma tarefa "Layout de salas" deve ter fim antes do início da tarefa "Adquirir materiais". No MsProject existem quatro tipos de dependência entre tarefas veja abaixo as mesmas:
1- Término – a - início (TI). A tarefa (2) não pode ter inicio antes que a tarefa (1) termine.
2 – Início – a - início (II) A tarefa (2) não pode ter inicio antes que a tarefa (1) se inicie.
3 – Término – a - término (TT) A tarefa (2) não pode ter termino antes que a tarefa (1) finalize.
4 – Início – a - término (IT) A tarefa (2) não pode finalizar antes que a tarefa (1) se inicie.
Modificando os Vínculos entre Tarefas:
Existem quatro tipos de vinculação entre tarefas que nós acabamos de ver acima: término – a - início (TI), início – a – início (II), término – a - término (TT) e início – a - término (IT).
Para modificar o tipo de vínculo, siga os procedimentos abaixo:
1 – Ao lado direito do Gráfico de Gantt, na parte gráfica, dê dois cliques em cima da linha de vínculo; Surgirá a caixa de diálogo a seguir:
2 - Em Tipo na caixa de diálogo Dependência entre tarefas, escolha o tipo de vínculo que você quer. No nosso caso será Término – a – Inicio (TI).
3 – Após a realização da escolha do tipo dê um clique em OK.
Determinando a Duração das Tarefas:
O tempo total para a conclusão de uma tarefa é denominado de duração. É normalmente o tempo de trabalho do início ao término de uma tarefa, segundo determinado pelo calendário do projeto e de recursos. O tempo estimado é aquele que a tarefa levará para ser finalizada, em cima de um dia de 24 horas e uma semana de 7 dias, até mesmo feriados e outros dias de folga.
Minutos, horas, dias e semanas podem ser colocados em uma duração decorrida.
Não devemos colocar datas nos campos Início e Término de cada tarefa. Pois o MsProject realiza seus cálculos em cima das datas de início e de fim com base na duração da tarefa e em como elas são relacionadas.
A estimativa de duração é seguida de uma abreviação de unidade de tempo.
Para adicionar uma duração, em cada tarefa, no campo Duração, entre a com a quantidade de tempo que cada tarefa terá em meses, semanas, dias, horas ou minutos, sem contar o período de folga.
Pode-se utilizar as abreviações a seguir:
1 - dias = d
2 - semanas = s
3 - meses = me
4 - horas = h
5 - minutos = m
O que será uma duração Estimada?
A duração estimada é o tempo para a qual se tem dados suficientes apenas para definir um valor temporário e não final. Para que outros elementos da equipe tenham conhecimento rapidamente ao seu status, um tempo estimado é visivelmente apontada por um ponto de interrogação após a unidade de duração.
Quais são os tipo de Tarefa?
Para definirmos o tipo de tarefas, necessitamos compreender o que são tarefas que tem controle de empenho ou não tem controle de empenho.
O agendamento controlado pelo empenho mostra que da maneira que você coloca recursos a uma atribuição de tarefa, o trabalho será remanejado entre todos os recursos para conservar de forma geral a mesma quantidade de trabalho para a tarefa.
Da mesma maneira, nas tarefas controladas pelo empenho, caso você retire recursos delas o trabalho será remanejado entre os recursos restantes, além disso, para sustentar a mesma quantidade de trabalho de um modo geral.
Suponha que, em um tarefa de construção de um banheiro, se dissermos que para fazer o banheiro um determinado pedreiro consegue fazer em 16 horas, intuitivamente, sabe-se que se em vez de um pedreiro nós possuímos dois, a tarefa com certeza terminará antes das 16 horas trabalhadas. Ou seja, ao colocarmos mais recurso a uma tarefa, a duração desta modificará. Então esta é uma atividade que tem controle de empenho.
Nós até agora utilizamos vínculos apenas em 3 tarefas só para seu aprendizado, mas você continuará definindo os vínculos para o restante das tarefas. Quando você terminar o agendamento e vínculos do projeto, o MsProject irá definir automaticamente uma data para o termino do seu projeto, é apenas uma estimativa.
Agora que você concluiu os vínculos de todas as tarefas, vá até o menu Projeto -> Informações sobre o projeto.
Aparecerá a caixa de diálogo informações sobre o projeto Escola.
Depois de verificado clique em cancelar para fechar a caixa de diálogo.
Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. E até o próximo. Bons estudos.
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