NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCriando Aplicativos VBA com Excel : Agendavbaexcel002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Criando uma Agenda Telefônica - Criando Funções - Parte 2

 

Objetivo: O Objetivo deste tutorial é criarmos um exemplo de aplicativo simples para praticar o que aprendemos no primeiro Tutorial, também vamos aprender a utilizar as propriedades de cada controle.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar este tutorial e do desenvolvimento deste aplicativo e dos demais aplicativos a serem criados, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e do Tutorial Parte1”.

 

Nota:

 

Este exemplo vai possibilitar aprendemos na prática o que estudamos na parte1 do tutorial, bem como já começarmos ter uma idéia de funcionamento da nossa agenda e das funções as serem desenvolvidas.

 

O nosso exemplo simples de aplicativo vai nos possibilitar a escrever nosso nome um textbox e transferir para outro textbox quando clicarmos no botão de comando, o nome que daremos ao nosso exemplo será o seguinte “Exemplo prático”.

 

Siga as seguintes instruções:

  • Abra uma nova planilha do excel;
  • Abra o editor do visual basic (Para detalhes de como abrir o Editor do Visual Basic, Consulte a Parte1);
  • Crie um formulário (Para detalhes de como criar um formulário, Consulte a Parte1);
  • Vamos inserir no formulário as seguintes ferramentas três Label, duas textbox e um botão de comando, para inserir estas ferramentas clique na caixa de ferramentas, caso ela não esteja disponível, você dever ativar a mesma (Para detalhes de como ativar a caixa de ferramentas, consulte a Parte1).
  • Vamos começar inserindo as três Label no nosso formulário, na caixa de ferramentas o ponteiro deve estar ativado, sendo assim clique sobre a label que é representada pela letra A, após de um clique sobre o formulário, pronto você terá inserido a primeira label, repita este mesmo procedimento para inserir as outras duas label.
  • Este mesmo procedimento você deve repetir para inserir os dois textbox e botão de comando,você devera posicionar as label e os textbox e botão de comando conforme o esta mostrando a figura abaixo, para você possionar as label basta clicar uma vez sobre ela não soltar e arrastar este mesmo procedimento serve para as demais ferramentas.

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 001 (Inserindo as Label, os text Box e botão de comando)

 

Vamos aprender a utilizar as principais propriedades de cada controle, estas propriedades dos controles serve para alteramos o texto, cor , tamanho, fonte entre outros,iremos começar pelo formulário mudaremos as propriedades o name do formulário para “Exemplo Prático” Altura (Heigth) = 290 e a Largura (Width)= 380 e caption também com o mesmo nome “Exemplo Prático”.

 

Para a label1, mudaremos as propriedades caption de label1 para “Exemplo Prático”, forecolor que é onde mudamos a cor, esta será “Azul”, e por ultimo a propriedade font mudaremos para “Verdana” com tamanho para 20, as label2 e label3 você deverá fazer o mesmo procedimento descrito acima somente alterando o tamanho da fonte para 14 e o nome para teste1 e teste2.

 

No texbox alteraremos somente sua propriedade name que esta com o nome de textbox1 para text_nome e a texbox2 para Text_recebenome .

 

O mesmo iremos fazer para o botão de comando que na sua propriedade name na qual esta com o nome de commandbutton1 iremos alterar para comando e sua cor para azul através da propriedade forecolor.

 

A seguir utilizaremos a janela de propriedades do formulário para fazer as alterações, (Para detalhes de como ativar a janela de propriedades do formulário, consulte a Parte1). Siga as instruções:

  • Selecione o formulário e ative a janela Propriedades . Veja na tela abaixo:

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 002

 

A primeira propriedade que aparece é o Name no qual esta escrito Userfom1 para trocarmos damos um clique sobre este nome deletamos e depois mudamos o nome para Form_ Exemplo veja o procedimento abaixo:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 003 (Clicamos onde esta escrito Userfomr1 e deletamos)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 004 (Depois escrevemos o novo nome Form_Exemplo)

 

Para estabelecer a altura e largura e o nome do formulário selecionamos novamente para utilizar suas propriedades (Heigth) = 290 e a (Width)= 380 e Caption para Exemplo Prático.Veja abaixo todo este procedimento.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 005 ( Na propriedade heigth alteramos para 290)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 006 ( Na propriedade Width alteramos para 390)

 

Agora iremos selecionar as propriedades da Label1 para efetuarmos as alterações descrita em nosso exemplo. Apenas de um clique sobre a label1 para ativar as propriedades da mesma, o procedimento nas alterações praticamente é do mesmo modo em que fizemos nas propriedades do Userform1.Veja o procedimento.

  • Selecionaremos a label1 e mudaremos o nome para Exemplo Pratico, isso é possível através da sua propriedade Caption, a cor para azul através propriedade ForeColor e a fonte através da propriedade Font, para verdana e o tamanho para 20.

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 007 (Selecionamos a propriedade caption e a deletamos)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 008 (Trocamos o nome para Exemplo Pratico)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela:009 (Selecionamos a propriedade forecolor e mudamos a cor para azul)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 010 ( Selecionamos a propriedade font e na janela fonte fazemos as alterações)

 

Você poderá notar abaixo na figura 011 como aumentamos o tamanho da fonte a label ficou pequena para isso precisaremos ajusta-la, faça da seguinte maneira:

 

Selecionando a label aparecerá um quadradinhos, neste posicione o cursor do mouse no sentido diagonal e aumente ate ficar no tamanho ideal.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 011 (Selecione a label, e através do quadrados arraste para ajustar)

 


você conhece a universidade do vba?

Universidade do VBA - Curso Completo, com Certificado e com Atualizações Semanais

Domine, sem Dificuldades, a Programação VBA no Excel, Através da Criação de Sistemas Profissionais Completos - Com Exemplos Práticos e Explicações Detalhadas - Passo a Passo - Tela a Tela - Comando a Comando!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

Tudo Para Você Aprender, na Prática, VBA no Excel!

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/curso-vba-excel/


Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 012 ( O ajuste deve ser o necessário para aparecer o nome )

 

Agora você deve proceder da mesma forma para alterar a label2 e label3 para seus respectivos nomes, cores e tamanhos.

 

Para os textbox o procedimento é da mesma forma em que alteramos a propriedade da label1, trocaremos a propriedade name do textbox1 para text_nome e textbox2 para text_recebenome.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 013 (Selecionamos a propriedade name e mudamos o nome)

 

O mesmo você deve fazer no textbox2 para alterar suas propriedades.

 

Por ultimo iremos alterar o botão de comando e sua propriedades name para comando, caption para executar e Forecolor para azul.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 014 ( Fizemos todas as alterações descritas acima)

 

Seu formulário deve ficar conforme tela abaixo:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 015 (Esta a interface do aplicativo)

 

Agora para executarmos nosso aplicativo utilizaremos a linha de código abaixo dentro do botão de comando (Para detalhes de como ativar o código de um objeto, consulte a Parte1),utilizaremos o evento clique do mesmo.

 

Me.Text_Recebenome.Text = Me.Text_Nome.Text

Me.Text_Nome.Text = ""

 

Utilizaremos apenas duas linhas de código, a primeira vai fazer que quando clicarmos no botão ela vai atirar tudo o que estiver escrito no Text_1 para dentro do text_2, a segunda linha de código para limpar o text_1.

 

Para colocar estas linhas de códigos dentro do botão selecionamos o mesmo e vamos até o menu exibir código ou apenas damos um duplo clique direto no botão para acionar a janela de código.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 016 ( Selecionamos o a janela de código através do menu exibir)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 017 ( Esta e a janela de código e dentro do evento clique do botão adicionamos o código)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela: 018 (Este é o código vai executar a função)

 

Agora utilize o menu executar para testar o aplicativo, (Para detalhes de como utilizar o menu executar, consulte Parte1.Teste o aplicativo escrevendo um nome qualquer no teste1 e clique no botão executar.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela:019 (Para fechar o aplicativo clique no X que esta no canto superior direito do aplicativo)

 

Chegamos ao fim do nosso exemplo pratico,na próxima parte do tutorial iremos para uma parte muito importante no desenvolvimento da nossa agenda telefônica a analise e o banco de dados.

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial, mostrei na pratica como usar o Editor do Visual Basic do excel e como utilizar as propriedades dos controles tudo mostrado passo a passo com acompanhamento de telas.Bom estudo e até a próxima parte.


livros e cursos sugeridos sobre excel e vba:
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI