NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCriando Aplicativos VBA com Excel : Agendavbaexcel004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Criando uma Agenda Telefônica - Interface Gráfica - Parte 4

 

Objetivo: O Objetivo deste tutorial é aprender a criar a interface gráfica da agenda de uma forma simples.

 

Pré-requisito: Para você poder acompanhar este tutorial e o desenvolvimento do aplicativo, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e dos Tutoriais Parte1 e Parte2 e Parte3”.

 

Nota: Na parte 3 do tutorial já havíamos definidos os nomes dos objetos que iríamos utilizar nesta parte 4, iremos incluir mais alguns objetos no nosso aplicativo, isso ocorre porque quando estamos desenvolvendo um aplicativo é normal incluir o retirar algum objeto. Por isso que é importante a análise, toda vez que queremos alterar o aplicativo voltamos a refazer a análise, neste caso não será necessário, iremos apenas inserir objetos.

 

Vou mostrar como deve ficar as duas interface gráfica da agenda e depois vou ensinar por quais objetos você deve começar a inserir primeiro no aplicativo. Utilizaremos a plan2 da planilha do Banco de dados para criar esta interface gráfica, ou seja, quando ensinei a criar o banco de dados (Detalhes de como criar banco de dados , consulte Parte 2) me refiro a esta plan2 do banco de dados.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 001 ( Esta é interface principal do aplicativo)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 002 ( Esta é a interface de ajuda )

 

Iremos começar a interface gráfica pensando da seguinte maneira, temos que criar a interface amigável, ou seja, de fácil compreensão e utilização por parte do usuário. Para fazer isso não e muito difícil, basta utilizarmos todos os objetos que já definidos (Detalhes dos objetos definidos, consulte Parte3) de uma forma simples e bem distribuída nos formulários da Agenda.

 

Começaremos pelo formulário principal, na Parte3 onde fizemos a análise do tutorial definimos os objetos que iríamos utilizar. Agora vamos criar o formulário e inserir todos objetos, depois modificaremos suas propriedades (Detalhes de como inserir e editar as propriedade dos objetos, consulte Parte2).

 

Vou mostrar o procedimento de como você deve iniciar a criar esta tela e também com quais os nomes os objetos devem ficar após você ter inserido o formulário (Detalhes como inserir um formulário, consulte Parte1), modifique suas propriedades CAPTION para Agenda , NAME para Principal, HEIGHT para 370,5 e WIDTH para 415,5.

 

Depois desta parte vamos inserir 05 objetos Moldura (Detalhes como inserir objetos , consulte Parte3) e para modificar suas propriedades CAPTION para Menu, Contato, Telefones, Anotações e Data, FORECOLOR para Azul e FONT Tahoma, Estilo de fonte Negrito. Veja abaixo nas telas estes procedimentos:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 003 (Este é o primeiro procedimento que você dever fazer, inserir o formulário e modificar suas propriedades)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 004 (Assim que deve ficar o formulário principal com a inserção das Molduras e com as alterações nas suas propriedades )

 

Vamos inserir 15 objetos Label (Detalhes de como inserir objetos label, consulte parte 2) , iremos colocá-las dentro dos objetos Moldura e mudar suas propriedades CAPTION Nome, Endereço, Cidade, Bairro, Estado, Cep, Residencial, Celular, Comercial e Outro e a décima primeira label deixaremos ela sem nome, FORECOLOR para Azul. Entenda como você deve proceder nas telas abaixo:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 005 (Você deve distribuir as label conforme mostrado na tela acima)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 006 (Depois modificar suas propriedades com os nomes relacionados )

 

Vamos inserir 12 Textbox, uma observação, para cada TextBox que inserimos sua propriedade NAME esta com o nome de TextBox1, se vamos inserir 06, logo teremos Texbox1, Texbox2 e assim sucessivamente. Vamos mudar a propriedade NAME de cada um destes TextBox (Detalhes de como inserir e modificar as propriedades do textbox, consulte Parte2), da seguinte forma:

 

Texbox1 para Text_Nome, Textbox2 para Text_Endereco, TextBox3 para Text_Bairro, TextBox4 para Text_Cidade, TextBox5 para Text_Estado, TextBox6 para Text_Cep, TextBox7 para Text_Registro, TextBox8 para Text_Residencial, TextBox9 para Text_Celular, TextBox10 para Text_Comercial, TextBox11 para Text_Outro e TextBox12 para Anotação.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 007 ( Os TextBox devem estar alinhados no formulário com suas propriedades modificadas conforme a tela acima)

 

Por último vamos inserir 06 botões comando (Detalhes de como inserir os botões de comando, consulte Parte2) e alterar sua propriedades (Detalhes de como alterar propriedades, consulte Parte2) CAPTION para Cadastrar, Editar, Apagar, Ajuda,Pesquisar e Fechar FORECOLOR para Azul,ESTILO DE FONTE para Negrito e sua propriedade NAME iremos alterar da seguinte maneira:

 

Para cada um vamos colocar o mesmo nome que demos para a propriedade CAPTION, ou seja, para o botão cadastrar, a sua propriedade NAME vai ser Cadastrar assim deve ser feitos para os outros botões.Veja na tela abaixo:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 008 (Os botões de comandos com suas propriedades modificadas, devem ficar posicionados na agenda desta maneira acima)

 

Concluído a primeira parte da interface gráfica , que é o formulário principal, partiremos para construir o segundo formulário da agenda.

 

Você deve começar inserindo o formulário (Detalhes de como inserir formulários, consulte Parte2) e modificar sua propriedades (Detalhes de como modificar suas propriedades, consulte Parte2) WIDTH para 364,5 e HEIGHT para 371,25, NAME Ajuda e CAPTION para Ajuda.

 

Depois você de inserir 04 Molduras e modificar suas propriedades (Detalhes de como inserir e modificar as propriedades da Moldura, consulte Parte3). Iniciaremos a modificar as propriedades da Moldura1 CAPTION para Cadastrar e FORECOLOR para Azul.

 

Moldura2, CAPTION para Pesquisar, FORECOLOR para Azul.

Moldura3 CAPTION para Editar e FORECOLOR para Azul.

Moldura4 CAPTION para Apagar e FORECOLOR para Azul.

 

Agora dentro destas 05 Molduras vamos inserir 05 Label (Detalhes de como inserir label, consulte Parte2) e iremos apagar a sua propriedade CAPTION de cada uma e na quinta label iremos colocar o nome MENU AJUDA.

 

Por último iremos inserir um Botão de Comando e modificar sua propriedade CAPTION para Voltar e NAME para Comando_Voltar.

 


você conhece a universidade do vba?

Universidade do VBA - Curso Completo, com Certificado e com Atualizações Semanais

Domine, sem Dificuldades, a Programação VBA no Excel, Através da Criação de Sistemas Profissionais Completos - Com Exemplos Práticos e Explicações Detalhadas - Passo a Passo - Tela a Tela - Comando a Comando!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

Tudo Para Você Aprender, na Prática, VBA no Excel!

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/curso-vba-excel/


Vamos acompanhar nas telas a seguir todos procedimentos:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 009 ( Inserimos o objeto formulário e alteramos suas propriedades)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 010 ( Este são as molduras inseridas no formulário ajuda)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 011 (Estas são as molduras contendo as alterações feita em suas propriedades)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 012 (Estas são as label inseridas dentro das molduras)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 013 ( Esta é a aparência das label após termos modificado sua propriedade Caption)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 014 ( Inserimos o botão de comando)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 015 ( Modificamos as propriedades do botão de comando)

 

Agora você deve colocar os textos de ajuda para cadastrar, pesquisar, editar e apagar de ajuda dentro de cada label correspondente, da seguinte maneira:

 

DENTRO DA LABEL CADASTRAR: Para cadastrar os dados da agenda, é bem simples, apenas preencha todos os campos da agenda com os dados disponível da pessoa que você quer cadastrar, sempre é necessário digitar o número do novo registro e clique no botão cadastrar.

 

DENTRO DA LABEL PESQUISAR: Para efetuar a pesquisa, existe apenas um campo disponível que é o campo nome, então você deve digitar o nome da pessoa que deseja localizar e clique no botão pesquisar, caso o nome da pessoa não seja localizado vai aparecer uma mensagem “Nome não cadastrado”.

 

DENTRO DA LABEL EDITAR: Para editar os campos da agenda, primeiro efetuamos uma pesquisa para localizar os dados da pessoa, assim que for localizado modifique os dados necessários e clique no botão editar.

 

DENTRO DA LABEL APAGAR: Para apagar os dados de uma pessoa, caso eles estejam selecionados clique direto no botão apagar, caso contrário faça uma pesquisa para localizar o nome da pessoa e clique no botão apagar.

 

Veja como deve ficar a tela abaixo com a inserção dos textos de ajuda no formulário.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 016 ( Textos inseridos)

 

Concluída esta parte do tutorial, agora falta pouco para terminar a criação da agenda. Na próxima parte, que será a última, iremos fazer a codifição da agenda.

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial, mostrei como criar a interface gráfica do aplicativo, por quais objetos você deveria começar a inserir primeiro no formulário, dar nome as propriedades a cada objeto. Bom estudo e até a próxima parte.


livros e cursos sugeridos sobre excel e vba:
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI