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Objetivo:
O objetivo deste tutorial é desenvolver um aplicativo para informatizar uma biblioteca escolar, este aplicativo vai ser divididos em partes para uma melhor aprendizado, nesta parte vou explicar você a entender parte do funcionamento deste aplicativo e a criar a primeira interface gráfica.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.
Nota:
Vou ensinar a cria esta biblioteca de uma forma diferente de como ensinei a criar Agenda Telefônica, neste aplicativo vamos ir fazendo a análise e executando os procedimentos ao mesmo tempo e também na maioria das vezes vou apenas mostrar quais objetos devem ser inseridos e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.
Para começar a desenvolver um aplicativo para uma biblioteca escolar temos começar fazendo a análise, e qual a melhor forma de fazer esta análise? podemos fazer perguntas como,Quais campos a biblioteca vai ter?,Quais recursos vai ser disponibilizados? Quantos Formulários vai possuir? Por onde vamos começar a desenvolver? ,ou seja,uma serie de perguntas que nos leva a definir de que maneira será criado o aplicativo, foi assim que desenvolvi o aplicativo para a biblioteca, a qual vou ensinar você a criar. Pensei em desenvolver um aplicativo versátil, ou seja, que não disponibiliza-se apenas o cadastramento de livros mas também o cadastramento de alunos, professores,sendo assim, o aplicativo para biblioteca escolar vai disponibilizar os seguintes recursos:
Vamos aprender tudo passo a passo e ilustrado através de telas para que você possa compreender de uma forma bem fácil, este aplicativo também vai proporcionar que você desenvolva seu raciocínio lógico.
Antes de começar a criar a primeira interface gráfica temos que entende-la, ou seja, coma vai ser o seu funcionamento.O seu funcionamento vai ser bem simples a partir desta interface iremos acessar as demais, uma observação , toda a vez que eu estiver referindo-me a interface gráfica é a mesma coisa que eu estivesse referindo-me a formulários, então vamos definir quais objetos serão colocados e que nome vai receber cada objeto.
Objetos:
Com estes objetos definidos para a interface vamos ao seu desenvolvimento, mas antes você deve criar uma pasta dentro da pasta Meus Documentos com o nome de Biblioteca, dentro desta pasta vai ser onde vai criar o aplicativo, então vamos seguir da seguinte forma:
Vou mostrar quais objetos deve ser colocado primeiramente e quais as propriedades devem ser alteradas.
Insira um formulário e modifique as propriedades caption para Biblioteca Escolar,name para Principal,heigth para 337 e width para 409.
Insira as 02(Duas) label a primeira label você deve modificar a sua propriedade caption para BILIOTECA ESCOLAR , Font para verdana, Tamanho 20 Estilo negrito e itálico e Forecolor para azul.
A segunda para Escola Universitária,Font para verdana, Tamanho para 36 e Forecolor para azul o porque deste nome, digamos que este aplicativo que estamos criando é para uma universidade que possui este nome, ou seja, você pode ter este espaço para colocar o nome da escola que esta criando o aplicativo.Também modifique a propriedade ForeColor das duas label para Azul.
Insira o Moldura e modifique sua propriedade caption para Comandos.
Insira os 05 (cinco) commandbutton e modifique as propriedades name , caption e forecolor na seguinte ordem relacionada abaixo sendo que estes botões devem ser inseridos dentro da Moldura.
Primeiro commandbutton name para command_cadastrar, caption para Cadastrar e forecolor para azul.
Segundo commandbutton name para command_reservas, caption para Reservas e forecolor para azul.
Terceiro commandbutton name para Command_empréstimos , caption para Empréstimos e forecolor para azul.
Quarto commandbutton name para commandbutton_Devolucoes,caption para Devoluções e forecolor para azul.
Quinto commandbutton name para commandbutton_Ajuda, caption para Ajuda e forecolor para azul.
Sexto commandbutton name para commandbutton_fechar, caption para Fechar e forecolor para azul.
- Insira a objeto Imagem.
Acompanhe todos estes procedimentos passo a passo através das telas abaixo:
Tela 001 (Insira o formulário e modifique suas propriedades)
Tela 002( Formulário deve ficar desta maneira após você ter feito as alterações)
Tela 003 ( Insira as label e modifique suas propriedades e fazendo os ajustes de tamanho)
Tela 004( As duas label após alteração devem ficar como mostra a tela acima)
Tela 005 (Insira o frame(Moldura) e ajuste seu tamanho e modifique sua propriedade)
Tela 006 (Moldura com sua propriedades modificadas)
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Para todos os detalhes, acesse:
Tela 007 (Insira os botões de comando e modifique sua propriedades)
Tela 008 (Botões com suas propriedades modificadas)
Tela 009 (Insira o objeto imagem)
Por último você deve ajustar todos os objetos para que fiquem exatamente conforme a tela abaixo.
Tela 010 ( Interface gráfica inicial concluída)
Concluída a criação da nossa primeira interface gráfica, sendo que é uma interface amigável de fácil utilização, sempre temos que criar aplicativos que possibilite ao usuário final um fácil entendimento das funções que aplicativo deve fazer.
Nesta primeira parte do tutorial, mostrei a você a criação da interface gráfica amigável, a explicação de uma parte do funcionamento do aplicativo e análise mostrado através telas para facilitar sua compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de professores, alunos e dos livros.Bons estudos e até a próxima parte.
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