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Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar - Interface de Cadastros de Professores - Parte 2

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é desenvolver um aplicativo para informatizar uma biblioteca escolar, nesta parte vamos dar continuar o desenvolvimento da interface gráfica. Vamos criar a interface de cadastramento de professores, vou mostrar de forma simples e objetiva para sua melhor compreensão.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.

  

Nota:

 

Na maioria das vezes vou apenas mostrar quais objetos devem ser inseridos e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.Também vamos ir fazendo a análise juntamente com o desenvolvimento do aplicativo,sendo assim,ao longo do desenvolvimento posso modificar alguma parte do aplicativo,ou seja,por exemplo o nome de um objeto, entre outros.

 

Na nossa biblioteca vamos começar disponibilizando 3 tipos de cadastros serão eles: Cadastro de Professores,Alunos e o Cadastro de livros.

 

Vamos começar a desenvolver o cadastro de professores,para isso a vamos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, bem como definir suas propriedades, que utilizaremos para a criação desta interface.

 

Vamos Utilizar os seguintes objetos:

  • 01 Formulário
  • 11 Label
  • 01 Imagem
  • 08 Textbox
  • 03 Frame (Moldura)
  • 01 Msflexgrid(Grade)
  • 05 CommandButton

Estes serão os todos os objetos que utilizaremos para a criação do cadastro de professores,agora vamos definir suas propriedades:

 

FORMULÁRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:

  • Name para Cadastro_Professores
  • Caption para Cadastro Professores
  • Height para 356,25
  • Widht para 408  

LABEL: As 11 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:

  • Label 01 Caption para Cadastro de Professores
  • Font Verdana,Negrito Itálico,Tamanho 16
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 270
  • Label 02 Caption para Nome
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 30
  • Label 03 Caption para Endereço
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 04 Caption para Bairro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 05 Caption para Tel.Celular
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 66
  • Label 06 Caption para Codigo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 36
  • Label 07 Caption para Nro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24
  • Label 08 Caption para Cep
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24
  • Label 09 Caption para Tel.Residêncial
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 72
  • Label 10 Caption para Registros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 11 Caption Permanece o mesmo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48

IMAGEM: Este objeto iremos modificar suas propriedades.

  • Height para 42
  • Widht para 72

TEXTBOX: Vamos mudar as propriedades dos 08 Textbox:

  • TextBox 01 name para Text_nome
  • Height para 15,75
  • Widht para 114
  • Textbox 02 name para Text_endereco
  • height para 15,75
  • widht para 102
  • TextBox 03 name para Text_bairro
  • Height para 15,75
  • Widht para 102
  • TextBox 04 name para Text_celular
  • Height para 15,75
  • Widht para 84
  • TextBox 05 name para Text_codigo
  • Height para 15,75
  • Widht para 24

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  • TextBox 06 name para Text_Nro
  • Height para 15,75
  • Widht para 29,95
  • TextBox 07 name para Text_Cep
  • Height para 15,75
  • Widht para 60
  • TextBox 08 name para Text_residencia
  • Height para 15,75
  • Widht para 60

FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:

  • Frame 01 Caption para dados pessoais.
  • Forecolor para Azul
  • Height para 96
  • Widht para 384
  • Frame 02 Caption para Filtro nome
  • Forecolor para Azul
  • Height para 66
  • Widht para 222
  • Frame 03 Caption para Comandos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 48
  • Widht para 318

MSFLEXGRID: Este objeto iremos modificar sua propriedade.

  • Fixedcols de 1 para 0

COMMANDBUTTON: Vamos modificar as propriedades da seguinte forma:

  • CommandButton 01 Name para Command_Cadastrar
  • Caption para Cadastrar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 02 Name para Command_Pesquisar
  • Caption para Pesquisar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 03 Name para Editar
  • Caption para Editar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 04 Name para Command_Apagar
  • Caption para Apagar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 05 Name para Command_Voltar
  • Caption para Voltar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul

Definidas os nome e as propriedades dos objetos vamos começar a criar a interface gráfica do cadastro de professores,você deve criar este formulário dentro do projeto existente,ou seja, no mesmo projeto onde esta a interface gráfica principal da biblioteca.Vou apenas mostrar as telas com os objetos antes e depois de serem modificadas suas propriedades.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 001 (Formulário sem modificação de suas propriedades,o mesmo deve estar dentro do projeto existente)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 002 (Formulário após ter feito as modificações em suas propriedades)

 

Vamos inserir os Frame(Moldura).

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 003 (Frame inserido )

 

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Tela 004 (Frames após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Vamos inserir as 11 label:

 

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Tela 005 (Label inseridas)

 

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Tela 006 (Label devem ficar assim como é mostrado na tela acima após modificar suas propriedades)

 

Vamos inserir os 08 TextBox no formulário.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 007 (TextBox Inseridos sem ter alterados suas propriedades)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 008 (TextBox após ter modificado suas propriedades)

 

Vamos inserir o objeto Imagem.

 

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Tela 009 (Objeto imagem inserido)

 

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Tela 010 ( Imagem após ter modificado sua propriedade)

 

Vamos inserir agora a Msflegrid.

 

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Tela 011 (Msflexgrid inserida dentro do frame)

 

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Tela 012 (Msflexgrid depois de modificar suas propriedades)

 

Agora por ultimo vamos inserir os CommandButton no formulário.

 

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Tela 013 (CommandButton inseridos)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 014 (CommandButton após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Terminamos de criar a interface gráfica de cadastramento de professores, nas telas acima você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem igual a esta última tela(014). No tutorial parte1 falei que iria ensinar a criar esta tela de cadastramento de professores e mais a de alunos e livros,mas decidi ensinar uma por uma para que o estudo não fique prolongado,ou seja, vamos por parte para que tenhamos uma melhor compreensão do estudo.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial definimos quais os objetos que iríamos utilizar na criação da interface gráfica amigável do cadastramento de professores, bem como definimos e modificamos as propriedades dos objetos,também ensinei quais os objetos você deveria inserir primeiro,demonstrado através das telas para uma melhor sua compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de professores, alunos.Bons estudos e até a próxima parte.


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