NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosCriando Aplicativos VBA com Excel : Desenvolvbiblioteca001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Access – Desenvolvimento um Banco de Dados para a sua Biblioteca Pessoal - Etapas Iniciais - Parte 1

 

Objetivo:

O objetivo deste tutorial é de ensinar você a criar umbanco de dados para  biblioteca, que serade uso pessoal, para isso iremos utilizar o Access que é um programa para criar banco de dados, mas que nosposibilita a criar algumas outras funções como formulários, através do mesmopara a criação deste aplicativo iremos aprender a criar tabelas, fazerconsultas e criar formulários e muito mais, iremos começar a estudar as etapaspara se criar um banco de dados depois iremos criar tabelas e definir o nomesdos campos.

 

Pré-requisito:

Para você poder acompanhar o desenvolvimento destetutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básicode Informática”.

 

Para começar a desenvolver um banco de dados é preciso analisaralgumas etapas necessárias para que o mesmo possa ser criado e funcione deforma correta, as etapas são as seguintes:

 

- Identificação das tarefas;

- Fazer um fluxograma das tarefas;

- Identificação dos elementos dos dados;

- Organização de dados;

- Interface grafica;

- Elaboração aplicativo;

- Testar;

 

Vou apenas dar uma rapida explicação sobre cada uma dessasetapas para que você possa compreende-las, já que iremos seguir cada algumasdelas,tendo envista que o aplicativo que iremos desenvolver é bem simples,masde grande utilidade.

 

- Identificação das Tarefas:

 

Quase sempre quando vamos desenvolver um aplicativo temosuma idéia do que o mesmo faça, por exemplo, neste sistema de biblioteca, iremos criar um fomulário que vainos mostrar os nomes dos livros, este é um exemplo do que já estamos definindopara o aplicativo. Aqui sempre empregamos um tempo que iremos aproveitar de umaforma muito objetiva, e também definiremos as principais tarefas que nosso aplicativodesenvolva.

 

- Fazer um fluxograma das tarefas:

 

Aqui nesta parte devemos dividir as tarefas principais emgrupos principais e depois colocar dentro destes grupos as tarefas querealmente precisam ser realizadas.Com isso vai facilitar em muito o desenvolvimentodo banco de dados.

 

- Indentificação dos Elementos dos Dados:

 

Após desenvolvermos as listas das tarefas, esta pode serconsiderada uma das etapas mais importantes, onde nesta devemos relacionas osdados de cada tarefa e as modificações que irão ser realizadas nos dados.

 

- Organização dos Dados:

 

Depois que acabamos estas etapas anteriores, devemos organizaros dados quase sempre pelo assunto e distribuir os mesmos nas tabelas econsultas do banco de dados.

 

Interface Grafica:

 

Após definirmos as estruturas das tabelas necessáriaspodemos elaborar os formulários, ma começarmos ter uma idéia de como ira ficaroaplicativo visualmente.

 

-Eleboraçãodo Aplicativo:

 

Nesta parte começamos a elaboração do aplicativo paradesenvolver todas as tarefas definadas nas etapas anteriores, como elaborarmenus, botões entre outros:

 

- Testar:

 

Na medida em que vamos terminando o desenvolvimento dealguma parte do aplicatico começar a testar, para ver o seu funcionamento paratestarmos o fluxo do programa.

 

Agora vamos começar analisar o nosso aplicativo que vaiser uma biblioteca simples de uso pessoal, então, iremos definir o que esteaplicativo vai  posibilitar a realizar.

 

A principio o mesmo vai posibilitar duas funçõesprincipais, as quais serão: Cadastrar e Pesquisar  Livros, dentro desta duas funções iremosdividir o nosso aplicativo em subfunções, ou seja, começaremos a definir quais tabelas devem ser criadas e quaiscampos podemos utilizar em cada uma delas.

 

Vamos começar a pensar da seguinte forma, teremos quecriar uma tabela, na qual iremos dar o nome de “LIVROS”  para cadastrar os livros e definir os nomesdos campos.

 

Os nomes dos campos que utilizaremos  referente ao cadastro do livros serão osseguintes:

 

Codigo do Livro,  Titulodo livro, Nome do Autor, Nome da Editora, Data Lançamento, Assunto e Resumo

 

Mas, iremos preencher os campos assunto, autor e editorade forma relacionada, ou seja, vamos criar para cada um desses campos umatabela. Com isso vai facilitar a entrada de dados, da seguinte forma:

 

Sem a criação dessas tabelas toda a vez que divermos quedar entrada com registros, teriamos que preencher os digitar os registros.

 

Com a criação da tabelas utilizaremos uma função do accesschamada referência, sendo assim, iremos escrever apenas quando tivermos quecadastrar o assunto, autor e editora pela primeira vez, ou quando os nomesdestes campos não estiverem cadastrados nas tabelas, não se preocupe, quandocomeçarmos a desenvolver o aplicativo na prática você ira entender melhor esta parte.

 

Sendo assim, vamos criar as tabelas com os seguintesnomes:

 

Assunto;

Autor;

Editora;

Livros;

 

Agora vamos definir para cada tabela  os nomes dos campos:

 

TabelaAssunto:

Codigo assunto, assunto

 

TabelaAutor:

Codigo autor, nome

 


você conhece a universidade do vba?

Universidade do VBA - Curso Completo, com Certificado e com Atualizações Semanais

Domine, sem Dificuldades, a Programação VBA no Excel, Através da Criação de Sistemas Profissionais Completos - Com Exemplos Práticos e Explicações Detalhadas - Passo a Passo - Tela a Tela - Comando a Comando!

Aplica-se ao Excel 2019, 2016, 2013 e 2010!

Tudo Para Você Aprender, na Prática, VBA no Excel!

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/curso-vba-excel/


TabelaEditora:

Codigo autor, editora

 

TabelaLivros:

Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data,assunto, resumo.

 

Agora irei ensinar como criar cada uma dessas tabelas,primeiramente crie uma pasta com o nome biblioteca dentro da pasta meus documentosdo seu computador, depois abra o  accesse crie um novo banco de dados em branco e salve o mesmos com o nome de“biblioteca” .

 

Iremos criar as tabelas utilizando o modo estrutura, vamoscomeçar pela tabela assunto, para isso ao clicar  sobre o modo estrura vai aparecer uma janelaonde devemos inserir os nomes dos campos e definir as formtações dos mesmos,acompanhe os procedimentos través das telas baixos:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 001 (Clique sobre o modulo estrutura)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 002

 

Obs: Na tela acima você deve digitar os nomes dos campos etipos de campos conforme é mostrado na tela abaixo ,  depois  você deve clicar em salvar, dê o nome paraesta tabela assuntos, clique em ok, será perguntado se você deseja criar chavesprimarias clique em sim.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 003 (Insira o nome da tabela)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 004 (Clique em sim para criar a chave primaria)

 

Feito isso será criada a primeira tabela:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 005 (Foi criada a chave primaria)

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 006 (Tabela Criada)

 

Agora para a criação das demais tabelas pasta fazer omesmo procedimentos, irei mostrar como devem ficar cada um das tabelas quefaltam ser criadas:

 

Tabela Autor:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 007

 

Tabela Editora:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 008

 

TabelaLivros:

Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data,assunto, resumo.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 009

 

Conclusão

 

Ensinei sobre as etapas que devem ser seguidas para aelaboração de um banco de dados, e tambem como criar as tabelas e a definir osnomes dos campos para as mesmas,. Sendo que a primeira tabela assuntos ensineia criar passo a passo, e as demais mostrei através das tela como as mesmadeveriam ficar, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorialdaremos continuidade no desenvolvimento deste aplicativo. Bons estudos e até apróxima parte.


livros e cursos sugeridos sobre excel e vba:
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI