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Objetivo:
Objetivo deste tutorial é de ensinar você criar o formulário para cadastrar o nome das despesas que sempre acontecem em qualquer empresa, vamos utilizar o modo estrutura para criação.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática” Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4 deste tutorial.
Nota: Irei ensinar todo o sistema de forma direta e simples e algumas vezes passo a passo, para que você desenvolva este sistema basta ter noções básicas de informática e seguir todos os procedimentos e para facilitar o seu aprendizado, durante o desenvolvimento poderemos voltar a alguma parte anterior para fazer algumas modificações, o que é normal quando estamos desenvolvendo um sistema.
Abra o projeto, na janela de objetos clique em formulário e depois no modo estrutura.
Tela 001
Na janela que vai ser aberta iremos inserir um “rotulo” com o nome “cadastro de despesas”, você deve ajustar o tamanho do formulário para ter espaço suficiente para inseri os objetos. Para isso, na caixa de ferramentas clique no controle “Aa”, depois clique sobre o formulário, e escreva o título definido acima, também vamos definir o tamanho 16 para o título através da propriedade “Tamanho da Fonte”. Veja como deve ficar este procedimento na tela abaixo:
Tela 002
Vamos inserir os campos da tabela cadastro_despesas no formulário, para isso na caixa de ferramentas selecione o formulário, fazendo isso a janela ira mostrar todas as propriedades do mesmo.
Tela 003
Clique sobre aba dados e depois em “origem do registro”selecione a tabela cadastro_despesas, vai aparecer uma janela com os campos da tabela cadastro_despesas.
Tela 004
Vamos inserir um objeto moldura, na caixa de ferramentas clique, no quadrado ao lado das letras “ab|” clique dentro do fomulário, apague o rotulo com o nome “moldura1” e deixe o tamanho suficiente para inserir os nomes dos campos.
Tela 005
Agora selecione todos os campos da tabela , arraste para dentro do fomulário e ajuste a label e rotulo conforme a tela abaixo:
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Tela 006
Agora vamos inserir os botões para navegação e operação de registros, utilizaremos um objeto moldura para cada grupo de botões, para inserir o objeto moldura é mesmo procedimento que ensinei logo acima, apenas vou mostrar passo a passo como deve ser inserido os dois primeiros botões para navegação e operação com registros, os demais você deve seguir os mesmo procedimentos.
Os botões para navegação serão ao todo 04: “Ir para primeiro registro”, “Ir para próximo registro”,”Ir para registro anterior” e “Ir para ultimo registro” com a utilização deste ficarámais facil a manipulação de registros.
Após você ter inserido o objeto moldura, na caixa de ferramentas clique no “botão de comando” e depois dentro do objeto moldura, vai ser aberta a janela “Assitente de Botão de Comando” em categoria já vai estar slecionado “navegação de registros” e dentro de ações “Ir para o primeiro registro”.
Tela 007
Clique em no botão avançar e na próxima janela selecione a opção texto e clique em avançar.
Tela 008
Clique em avançar e depois em concluir, agora você deve seguir o mesmo procedimento para inserir os demais botões para navegação de registros.
Tela 009
Para inserir os botões de operação de registros,os quais serão: “Adicionar novo resgistro”, “Salvar registro” e “Excluir Registros”, os procedimentos são quase os mesmos, o que você deve fazer é na categoria selecionar “Operações de Registros” e suas ações.
Tela 010
Selecionamos o tipo texto e clicamos em avançar:
Tela 011
Na tela seguinte clique em concluir, repita estes procedimento para insere os demais botões, depois salve o formulário com o nome“cadastros_despesas”, sendo que seu formulário deverá ficar igual a tela abaixo:
Tela 012
Neste tutorial ensinei a criar o formulário para cadastrar o nome das despesas que a empresa tem, sempre de uma forma simples e objetiva, mostrado através de telas para que você tenha melhor compreensão, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste sistema. Bons estudos e até a próxima parte.
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