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Sistema para Oficina Mecânica - Interface de Cadastro de Peças - Parte 3

 

Objetivo:

 

O objetivo deste é dar continuidade ao desenvolvimento do sitema, neste tutorial irei ensinar vocêa  criar uma interface gráfica para cadastrar peças dos veículos, tudo de forma bem objetiva.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”. Parte 1 e Parte 2 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Vamos começar a definir os objetos  e  depois iremos ajustar  suas propriedades.

 

01 Formulário

02 Frame (Moldura)

10 Label

06 TextBox

02 Combox

05 Botões

 

Vamos  ajustar suas propriedades da seguinte maneira:

 

Formulário:

 

Name para CADASTRO_PECAS

Caption para CADASTRO DE PEÇAS

Height para 388

Width para 358

 

Frames

 

Frame 01

Caption para DADOS BASICOS

Height para 198

Widht para 330

 

Frame 02

Caption para COMANDOS

Height para 90

Widht para 264

 

Label:

 

Label01

Caption para CADASTRO DE PEÇAS

Height para 18

Widht para 174

 

Label02

Caption para COD

Height para 12

Widht para 30

 

Label03

Caption  para PEÇA

Height para 12

Widht para 42

 

Label04

Caption para VEICULO

Height para 12

Widht para 66

 

Label05

Caption  para ANO

Height para 12

Widht para 42

 

Label06

Caption para FORNECEDOR

Height para 12

Widht para 60

 

Label07

Caption para QTD

Height para 12

Widht para 42

 

Label8

Caption para VALOR

Height para 12

Widht para 30

 


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Label9

Caption para REGISTRO NO BANCO

Height para 12

Widht para 96

 

Label10

Name para LABEL_N

Caption para N

Height para 12

Widht para 24

 

Botões:

 

Botão Cadastrar

Name para COMMAND_CADASTRAR

Caption para CADASTRAR

Height para 20

Width para 60

 

Botão Pesquisar

Name para COMMAND_PESQUISAR

Caption para PESQUISAR

Height para 20

Width para 60

 

Botão Editar

Name para COMMAND_EDITAR

Caption para EDITAR

Height para 20

Width para  60

 

Botão Apagar

Name para COMMAND_APAGAR

Caption para APAGAR

Height para 20

Width para 60

 

Botão Fechar

Name para COMMAND_FECHAR

Caption para FECHAR

Height para 20

Width para 60

 

TextBox:

 

Textobox 01

Name para COD

Height para 16

Width para 72

 

Textobox 02

Name para PECA

Height para 16

Width para 156

 

Textobox 03

Name para ANO

Height para 16

Width para 156

 

Textobox 04

Name para TEXT_QTD

Height para 16

Width para 72

 

Textobox 05

Name para TEXT_VALOR

Height para 16

Width para 72

 

Textobox 06

Name para TEXT_CODF

Height para 16

Width para 36

Visible para FALSE

 

Combobox:

 

Combobox 01

Name para COMBOBOX_VEICULO

Height para 16

Width para 156

 

Combobox 02

Name para COMBOBOX_FORNECEDOR

Height para 16

Width para 78

 

Definido  as propriedades vamos inserir os objetos,  vou mostrar através das telas, primeiro insira o formulário e altere suas propriedades, conforme já definimos acima, devendo ficar conforme a tela abaixo:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 001 (Formulário com suas alterações definidas)

 

Vamos  inserir os frames, note que a inserção dos objetos deve seguir uma seqüência lógica.

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 002

 

Iremos inserir as label, as mesmas servem para identificarmos os nomes dos campos:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 003 (Label modificada)

 

Vamos inserir as caixas de texto e os combobox :

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 004

 

E por último vamos  inserir os botões:

 

Criando Aplicativos VBA no Excel - Júlio Battisti

Tela 005

 

Conclusão:

 

Neste tutorial  ensinei você a criar a interface gráfica para cadastrar as peças dos veículos,  ano, fornecedor entre outros , definindo os objetos, seus nomes e suas propriedades. Mostrei através das telas como deve ficar a interface pronta com cada objeto inserido, tudo de forma simples e objetiva,  na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenlvovimento do aplicativo. Bons estudos e até a próxima parte.

 


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