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Depois de configurado o CACIC no seu servidor Mandriva Linux ou na sua distribuição preferida. Vamos configurar o Gerente do CACIC. É, nele que iremos informar as configurações da nossa rede como:
» Endereço da rede
» Servidor de ftp e outras configurações.
1. Acesse o CACIC. Aqui na empresa acesso digitando no seu navegador http://172.16.220.196/cacic2 ou pelo nome http://cacic/cacic2 (tem que configurar esta url no seu servidor de dns.
2. Se logue no sistema com direitos administrativos. O login é o admin e a senha que criamos com o comando: echo "INSERT INTO usuarios (nm_usuario_acesso, te_senha, id_grupo_usuarios) VALUES ('admin', PASSWORD('@Paje283'),'2');" | mysql -u root -ppaje@98A -D cacic
3. Agora clique em Administração, depois Cadastros e finalmente em Redes.
Adicionando uma rede
Bem, neste momento se for na tua empresa faça o levantamento da rede que você vai cadastrar. Serão necessários:
» As configurações TCP/IP
» Servidor de FTP, login e senha para ftp para o gerente
» Servidor de FTP, login e senha para ftp para o agente
» O caminho do servidor de update para o FTP.
Criando a nossa primeira rede:
Bem. Vamos cadastrar a nossa rede.
1. Agora, clique no botão Incluir Nova Rede.
Aqui é importante que você entenda como é a configuração para do cacic para uma única Rede e para quem tem várias sub-redes ou filiais. Por exemplo, se você tem apenas uma única Rede? Nos campos Servidor de Banco de Dados: e Servidor de Updates (FTP):, você informa o IP do teu servidor Linux. Lembra que configuramos o servidor proftpd e testamos? Mas, no meu caso além de ter minha rede principal, eu tenho várias filiais (umas 90) e nelas funcionam servidores com Windows 2000 Server, quando eu for fazer o cadastro desta Rede, tenho que informar no campo Servidor de Updates (FTP): o IP do servidor de FTP desta filial.
Vamos fazer agora a configuração apenas para a nossa rede. Então, você deve preencher os campos de acordo com a configuração da sua rede. Veja uma ilustração:
2. Clique no botão Gravar Informações.
Será exibida a seguinte tela:
Testando a rede configurada
Vamos testar se está tudo funcionando:
1. Clique no IP da tua Rede. Veja uma ilustração:
2. Aqui, vou clicar no IP 172.16.0.0.
Observe a ilustração abaixo:
Observe que os dados não ficaram preenchidos. Bem, o que fazer? Sinceramente? Preencher novamente. O livro está correto e se você não fez todos os passos nada está errado. Então, informe os dados e grave as alterações.
Observe a ilustração, depois que eu preenchi os dados mais uma vez:
Pronto. Já estamos com a Rede funcionando. Vamos agora fazer a Manutenção, ou seja o envio dos arquivos que está no diretório repositório para o nosso ftp ou vários ftp se for o seu caso. Então, vamos ao nosso próximo passo.
Fazendo o Update dos arquivos
Vamos agora, enviar os dados que estão no diretório /var/www/html/cacic2/repositório para o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes.
1. Acesse o diretório /var/www/html/cacic2/repositório.
2. Digite pwd e depois ls.
Estes arquivos que estão no repositório, são os mesmos do arquivo agentes.tar.gz. Mas não será necessário usar o agentes.tar.gz, pois o sistema WEB do CACIC já fiz automaticamente. Veja a ilustração:
3. Agora, acesse o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes e digite pwd, depois ls.
Até agora está correto. Quando fizermos a manutenção, os arquivos do diretório do /var/www/html/cacic2/repositório será enviado para o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes. Então, os arquivos que estão no diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes é o que será usado para a instalação do agente nas estações Windows e computadores com o Linux.
Entendido como funciona? Então vamos a prática
1. Acesse a seção Manutenção e clique em Updates de SubRedes.
2. Clique no botão Marca /Desmarca todos os objetos. Pois iremos enviar todos para o nosso servidor de ftp da rede que você vai especificar mais abaixo.
3. Marque a rede para onde será enviado o conteúdo (os arquivos) do repositório.
Veja a ilustração:
4. Agora, clique no botão Executar Updates e confirme a transferência clicando no botão Ok.
Será feito o update e exibido uma página com os arquivos que foram transferidos. Observe no seu computador.
A transferência dos arquivos foi feita com sucesso. Agora, os arquivos já estão disponíveis no nosso servidor de ftp. Para nos certificar que está tudo correto, acesse o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes e digite ls. Veja a ilustração:
Pronto. Se você tiver mais outras sub-redes ou redes diferentes, faça os procedimentos e no momento de enviar os arquivos, selecione apenas a rede desejada.
Configurando o item Gerente
Vamos neste momento configurar uma Rede para que possamos instalar o CACIC Agente na rede configurada. Faça assim:
1. Acesse via browser o CACIC e depois clique em Administração, Configurar Gerente.
2. Preencha os dados de acordo com a sua empresa. Para exemplo, veja a ilustração abaixo:
Vamos agora a uma configuração importante que é sobre as notificações na alteração de hardware. Na minha experiência eu percebi que estava recebendo muita notificação por e-mail de alteração de hardware. Então, removi no campo Selecionadas: a opção Placa de som.
Ou seja, clique no campo Placa de Vídeo, depois clique no botão < (remover).
Ao final da página informe o servidor de Banco de dados e de Updates. Detalhe: estas opções só ficam disponíveis depois que você cria a primeira rede. Por isso eu fiz antes este processo. Veja a ilustração:
Clique no botão Gravar informações.
Pronto. É basicamente isto.
Configurando os Agentes no Gerente
Agora, vamos configurar como os agentes vão se comportar no Windows. Basicamente é:
» Se será exibido um ícone do CACIC no systray (ao lado do relógio do Windows).
» Erros serão exibidos para o usuário.
» A Senha para configurar e finalizar agentes.
» Como será a execução dos agentes.
» Intervalos da execução.
Vamos a prática.
Acesse a seção Administração, Configurar Agentes.
Estas configurações será uma decisão de cada administrador de redes. Geralmente configuro de acordo com a ilustração abaixo:
Um item aqui importante é da seção Intervalo de execução das ações. O que é isso? É o período que será enviado informações da estação (hardware e software) para o CACIC. Então, configure para somente a cada 10 horas, pois percebi certa lentidão nos micros. Então, é importante que seja feito alguns testes.
Ao final clique no botão Gravar informações.
Obs: as opções que tem Ação: COLETA..., não mencionei, pois podemos fazer isto em outro local que é na seção Módulos no próximo capítulo.
Aprendemos aqui a configurar vários itens do Gerente do CACIC. No próximo capítulo, daremos continuidade.
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