NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivroautocad2d › Capítulo 1 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 07 de 115 - Coordenadas no AutoCad

Aqui estudaremos:

Quando executamos um desenho, necessitamos especificar no AutoCad pontos no espaço. É necessário entender os sistemas de coordenadas que o AutoCad utiliza e como podemos indicar pontos concretos com o uso dos mesmos.

Em um sistema cartesiano formado por 3 eixos X, Y e Z, podemos entrar com as coordenadas de acordo com os 5 modos citados acima. Esses sistemas de coordenadas são importantes quando vamos executar montagens de objetos, para posicioná-los de maneira correta com relação aos demais objetos.

1 Coordenadas absolutas

Neste sistema de coordenadas, os pontos são indicados na área gráfica pelo mouse ou os pontos são fornecidos pelo teclado, digitando as coordenadas X e Y no prompt de comando, separadas por vírgula.
Para exemplificar, vamos desenhar uma linha começando nos pontos x=0 e y=1 e terminando em x=5 e y=10. Siga os passos:

1. Digitamos “l” no prompt de comando e clicamos no botão direito do mouse. O prompt aparece assim (figura 1):

Figura 1. Inserindo o 1° par de coordenadas absolutas.

2. Como podemos ver, aparece “LINE Specify first point:”. O AutoCad está pedindo para inserirmos a 1° par ordenado x,y. Digitamos 0,1 ® enter. Aparece no prompt (figura 2):

figura Inserindo o 2° par de coordenadas absolutas.

3. O AutoCad está solicitando a próxima coordenada x,y. Digitamos 5,10 ® enter, e novamente no prompt aparece “Specify next point or [undo]:”. Clicamos enter novamente para sair do comando. Podíamos continuar digitando pares ordenados, e continuaríamos desenhando linhas. O resultado da linha que desenhamos aparece abaixo (figura 3).

Figura 3. Linha de acordo com as coordenadas absolutas.

2 Coordenadas relativas

Quando utilizamos este tipo de coordenadas, indicamos os pontos por coordenadas relativas ao último ponto fornecido. Para fazermos isso, utilizamos o símbolo “@” seguido pelo par ordenado x, y. Para exemplificarmos este tipo de coordenada, vamos executar os passos abaixo:

1. Digitamos “l” ® enter. Inserimos o 1° par ordenado (-1,1). Agora digitamos no prompt: @6,3, conforme a figura 4, e novamente enter. Temos uma linha desenhada, sendo que o segundo ponto têm coordenadas relativas 6,3 (x,y) em relação ao segundo.

Figura 4. Inserindo um par de coordenadas relativas.

2. Para percebermos a diferença entre as coordenadas relativas e as coordenadas absolutas, vamos desenhar uma linha com os mesmos pontos, mas sem o “@” antes do segundo par ordenado, isto é, com coordenadas absolutas. Podemos ver o resultado na figura 5.

Figura 5. Diferenças entre coordenadas relativas e absolutas.

Como podemos ver, obtemos resultados diferentes usando diferentes sistemas de coordenadas. Note que o comprimento da linha é diferente nos dois casos. Com coordenadas relativas, o 2° ponto é distante 6,3 (x,y) do 1° ponto. Com coordenadas absolutas, o 2° ponto é distante 7,2 (x,y) do 1° ponto. Sendo assim, em x, temos: -1...6 = 7; em y, temos: 1...3 = 2.

3 Coordenadas (relativas) polares

São coordenadas (relativas ou não) onde especificamos um ângulo e uma distância do ponto ao qual queremos ir. Escrevemos “@5<30” se o ponto é relativo ou 5<30 se o ponto é absoluto. Vamos fazer um exemplo com coordenadas polares passo a passo:

1. Coordenadas (relativas) polares. Digitamos “l” ® enter. Inserimos o 1° par ordenado (0,0). Agora digitamos no prompt: @5<30, conforme a figura 6, e novamente enter.

Figura 6. Inserindo as coordenadas (relativas) polares.

Desenhamos, assim, uma linha com comprimento de 5 unidades e ângulo de 30° com relação à horizontal, relativa ao par ordenado (0,0), conforme vemos na figura 7.

Figura 7. Linha desenhada com coordenadas (relativas) polares.

2. Coordenadas polares. Digitamos novamente “l” ® enter. Agora digitamos no prompt: 5<30. Observamos que agora a linha começa com uma distância de 5 unidades da origem (0,0), e com um ângulo de 30° em relação à horizontal (figura 8).

Figura 8 Linha desenhada com coordenadas polares.

4 Coordenadas cilíndricas

Definimos as coordenadas cilíndricas por uma distância, um ângulo no plano XY e uma altura em relação ao eixo Z. Para exemplificar o uso de coordenadas cilíndricas, vamos executar os seguintes passos:

1. Digitamos “point” (comando para inserir um ponto na área gráfica) ® enter. Digitamos no prompt: 2<30, 1.5, conforme a figura 9. Assim, 2 é a distância do ponto com relação as coordenadas (0,0) do plano XY; 30 é o ângulo com relação ao plano XY; e 1.5 é a altura com relação ao eixo Z.

 Dica: Observe que utilizamos “.” em vez de “,” para inserir um número não inteiro (1.5). Caso contrário, o AutoCad não entenderia o comando que inserimos no prompt.

Figura 9. Inserindo um ponto com coordenadas cilíndricas.

Podemos ver o resultado do ponto que inserimos na área gráfica do AutoCad na figura 10.

Figura 10. Ponto inserido com coordenadas cilíndricas.

5 Coordenadas esféricas

Definimos as coordenadas esféricas por uma distância, um ângulo no plano XY e um ângulo medido em relação ao plano XY. Para exemplificar o uso de coordenadas esféricas, vamos executar os seguintes passos:

1. Digitamos “point” ® enter. Digitamos no prompt: 2<30<30, conforme a figura 11. Assim, 2 é a distância do ponto com relação as coordenadas (0,0) do plano XY; 30 é o ângulo medido no plano XY; e 30 é o angulo com relação ao plano XY.

figura 11. Inserindo um ponto com coordenadas esféricas.

Podemos ver o resultado do ponto inserido com coordenadas esféricas na figura 12.

figura 12. Ponto inserido com coordenadas esféricas.

 Dica: Quando inserimos ângulos no AutoCad, podemos colocar um sinal de menos na frente do valor do ângulo. Assim, o ângulo será medido em sentido horário em relação à origem. Como podemos observar nos exemplos anteriores (coordenadas relativas polares, figura 7), todos os ângulos foram inseridos com valor positivo.

 Dica: Para modificar o modo como visualizamos um ponto no AutoCad, vamos no menu suspenso Format ® Point Style.
 

6 Sistema de Coordenadas

O sistema de coordenadas do AutoCad (figura 13) é muito útil, pois serve como referência visual para mantermos a noção de espaço e de localização na área gráfica.

figura 13. Sistema de coordenadas do AutoCad.

Podemos controlar a visualização do ícone do sistema de coordenadas do AutoCad através do comando “ucsicon”. Também podemos acessar este comando através do menu suspenso View ® Display ® UCS Icon. Quando acessamos o comando ucsicon, temos as seguintes opções:

  • On/off: liga/desliga o ícone representativo do sistema de coordenadas (figura 13);
  • All: este comando faz com que as mudanças na UCS de uma janela sejam estendidas a todas as outras janelas de trabalho;
  • Noorigin: faz com o ícone sempre seja mostrado no canto inferior esquerdo da tela, independente do UCS corrente;
  • Origin: faz com o ícone do UCS seja mostrado no ponto de origem do UCS corrente.

Vejamos no prompt de comando as opções do comando ucsicon, conforme a figura 14.

figura 14. Comando ucsicon.

 Dica: Para acessar uma opção de qualquer comando no AutoCad, basta digitar as letras destacadas em maiúsculo. Por exemplo, para usarmos a opção “ORigin” no comando ucsicon, basta digitarmos “or”.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 226 páginas, comprando o seguinte e-book:

AUTOCAD 2005 - 2D

LIVROS INDICADOS DE AUTOCAD:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI