NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivroautocad2d › Capítulo 1 : 13
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 13 de 115 - Ferramentas auxiliares (de precisão) para desenho no AutoCad

Aqui, estudaremos:

  • Snap e Grid;
  • Polar Tracking;
  • Object Snap (Osnap);
  • Utilização da ferramenta Osnap.

As três ferramentas que citamos acima são utilizadas para nos auxiliar tanto na captura de lugares geométricos de objetos como para posicionamento dos objetos entre si. Senão, como saberíamos que uma linha começou exatamente no final de outra, ou que uma linha está perpendicular à outra ou que está tangente em relação a uma circunferência? Sendo assim, neste capitulo aprenderemos sobre estas ferramentas de precisão, muito úteis para construção de nossos desenhos.

5.1 Acesso às ferramentas de precisão

Podemos visualizar as ferramentas de precisão na parte inferior do AutoCad, conforme a figura 5.1. Para que estas ferramentas estejam funcionando, basta que seus botões estejam pressionados.

Figura 5.1. Ferramentas de precisão do AutoCad.

Para que possamos mexer nas configurações destas ferramentas, podemos acessá-las pelo menu Tools ® Drafting Settings, ou clicarmos com o botão direito do mouse sobre um dos botões, escolhendo a opção Settings (figura 5.2). Também podemos ligar ou desligar estas ferramentas, usando On ou Off.

Figura 5.2. Acessando as ferramentas de precisão.

5.2 Ferramentas Snap e Grid

Acessando as ferramentas de precisão, a caixa de diálogo abaixo é mostrada, conforme a figura 5.3.

Figura 5.3. Configurando a ferramenta Snap.

Snap.  Esta ferramenta força o cursor do mouse a se movimentar dentro de uma distância específica, com espaçamentos pré-determinados em relação aos eixos X e Y. Permite ao usuário fazer construções geométricas com precisão. Podemos ativar o modo Snap com a tecla F9, ou pressionando seu botão na parte inferior da área gráfica. Vejamos suas opções:

    1. Snap X spacing: Permite especificar a distância no eixo X;
    2. Snap Y spacing: Permite especificar a distância no eixo Y;
    3. Angle: permite ajustar o ângulo do cursor;
    4. X base e Y base: permite configurar o ponto base de rastreamento (onde começa a contagem dos pontos cartesianos). Quando estão configurados como 0 (zero),  a base coincide com a origem do sistema (UCS).

Grid (grade de tela).  Esta ferramenta mostra uma “grade” sobre o desenho. Pode ser ligada através da tecla F7 ou pelo botão na parte inferior da área gráfica. Também podemos configurar seus espaçamentos (figura 5.4), como na função Snap. Vamos ver as opções de configuração:

  • Grid X spacing: Permite especificar a distância no eixo X;
  • Grid Y spacing: Permite especificar a distância no eixo Y;
  • Na caixa Snap type & style, configuramos a grade do Snap em Rectangular snap (retangular) ou Isometric snap (isométrico), tendo a possibilidade de utilizarmos ângulos através da função Polar Snap.

Figura 5.4. Configurando a ferramenta Grid.

Dica: É interessante que usemos as ferramentas Snap e Grid com o mesmo espaçamento, pois estas são usadas em conjunto. Caso usemos espaçamentos diferentes em X e Y, podemos comprometer o posicionamento de nossos objetos dentro da área gráfica.

5.3 Ferramenta Polar Tracking

A função polar tracking permite o desenho de entidades geométricas através de coordenadas polares com ângulos pré-determinados (como vimos no tópico 2.3).  Suas configurações aparecem na figura 5.5.

Figura 5.5. Configurações da ferramenta Polar Tracking.

Podemos ligar a ferramenta Polar Tracking através do botão F10 ou na Barra de Status na parte inferior da interface do AutoCad. Temos por padrão vários ângulos disponíveis, mas podemos adicionar mais ângulos conforme a nossa necessidade. Podemos definir o ângulo pelo sistema de coordenadas do AutoCad (UCS), ou com relação ao último objeto que foi criado. Vamos ver as opções desta ferramenta:

  1. Increment angle: ângulo de incremento que estamos utilizando (0, 45, 90, 135° e assim por diante);
  2. Additional angles: selecionando esta opção, podemos adicionar ângulos, clicando no botão New;
  3. Track orthogonally only: opção de termos somente ângulos retos (perpendiculares);
  4. Track using all polar angle settings: opção para usarmos todos os ângulos disponíveis;
  5. Polar angle measurement: no modo Absolute, estamos especificando o ângulo com relação ao sistema de coordenadas UCS; no modo Relative to last segment, estamos especificando o ângulo com relação ao último objeto criado.

Dica: Quando utilizamos a opção Relative to last segment, podemos desenhar uma linha em ângulo, e desenhar uma segunda linha com um ângulo relativo a última linha desenhada. Para testar, desenhe duas linhas conectadas entre si com esta opção selecionada. Utilize um ângulo de 45° para facilitar a visualização desta opção.

5.4 Ferramenta Object Snap (Osnap)

Esta é uma das ferramentas de precisão mais utilizadas no AutoCad. É com esta ferramenta que buscamos pontos geométricos em objetos. Sendo assim, com o auxilio do Osnap que conseguimos com que a extremidade de uma linha esteja ligada exatamente na extremidade de outra linha, ou que uma linha seja tangente a um circulo, e assim por diante.

Para acionar a função Osnap, podemos pressionar F3 ou o botão na Barra de Status. Já a opção Object Snap tracking (OTRACK), permite localizar através do cursor outros pontos de precisão através de pontos já existentes. Vamos estudar estas ferramentas com mais detalhes através de exemplos posteriores. Na figura 5.6, temos a caixa Drafting Settings com a aba Osnap acionada.

Figura 5.6. Configurações da ferramenta Object Snap (Osnap).

Também podemos acessar as ferramentas de Osnap através de sua barra de ferramentas, conforme a figura 5.7. Agora vamos explicar algumas das ferramentas de precisão que utilizamos para desenho.

Figura 5.7. Barra de ferramentas Osnap.

1 Endpoint . Com esta ferramenta capturamos vértices de linhas, polylines e extremos de arcos. Exemplo (figura 5.8):

Figura 5.8. Ferramenta de Endpoint.

2 Midpoint . Com esta ferramenta capturamos a mediana de linhas e arcos. Exemplo (figura 5.9):

Figura 5.9. Ferramenta de Midpoint.

3 Intersection . Com esta ferramenta capturamos pontos de intersecção entre entidades geométricas. Exemplo (figura 5.10):

Figura 5.10. Ferramenta Intersection.

4 Apparent Intersection . Usamos esta ferramenta em modelagem 3D, onde dois objetos em uma vista parecem ter intersecção, mas quando estamos em outra vista, vemos que eles não se interceptam.

5 Extension . Usamos esta ferramenta para criar uma linha de extensão temporária. Exemplo (figura 5.11):

Figura 5.11. Ferramenta Extension.

6 Center . Usamos esta ferramenta para capturar centros de circunferências, elipses e arcos. Exemplo (figura 5.12):

Figura 5.12. Ferramenta Center.

7 Quadrant . Com esta ferramenta capturamos quadrantes de circunferências, elipses e arcos. Exemplo (figura 5.13):

Figura 5.13. Ferramenta Quadrant.

8 Tangent . Com esta ferramenta capturamos o ponto tangente entre uma linha e circunferências, elipses e arcos. Exemplo (figura 5.14):

Figura 5.14. Ferramenta Tangent.

9 Perpendicular . Com esta ferramenta capturamos o ponto perpendicular (90°) entre entidades geométricas. Exemplo (figura 5.15):

Figura 5.15. Ferramenta Perpendicular.

10 Parallel . Com esta ferramenta capturamos o paralelismo entre entidades geométricas. Exemplo (figura 5.16):

Figura 5.16. Ferramenta Parallel.

11 Node  . Com esta ferramenta capturamos pontos (que inserimos no desenho com a ferramenta point). Exemplo (figura 5.17):

Figura 5.17. Ferramenta Node.

12 Nearest  . Com esta ferramenta podemos capturar um lugar geométrico qualquer ao longo de uma entidade geométrica, como arcos, circunferências, linhas, etc. Exemplo (figura 5.18):

Figura 5.18. Ferramenta Nearest.

13 Osnap to none . Com esta ferramenta desabilitamos a captura de qualquer lugar geométrico, não sendo possível nenhum tipo de seleção quando estamos utilizando um comando de desenho.

14 Object snap settings . Este botão serve somente para acessarmos a caixa de dialogo Osnap, aquela mostrada na figura 5.6.

5.5 Utilizando uma Ferramenta Osnap

Para conseguir utilizar as ferramentas de precisão Osnap, basta que quando estivermos utilizando um comando, aproximemos a origem do cursor do ponto geométrico que queremos utilizar. Sendo assim, se quisermos utilizar os endpoints de uma entidade geométrica, aproximamos o cursor do final de seu segmento; se quisermos capturar os midpoints, aproximamos o cursor dos pontos médios dos segmentos, e assim por diante.

Quando estivermos utilizando um comando de edição qualquer, podemos definir qual ferramenta Osnap queremos utilizar, utilizando o menu de ferramentas que aparece quando pressionamos simultaneamente shift + botão direito do mouse, conforme mostrado na figura 5.19.

Figura 5.19. Acessando as ferramentas Osnap pelo menu flutuante.

Dica: Quando temos várias ferramentas de precisão selecionadas para uso (ver figura 5.6), o AutoCad seleciona automaticamente a ferramenta de precisão que corresponde ao lugar geométrico onde estamos posicionados com o cursor. Mas muitas vezes, não são as ferramentas que o AutoCad seleciona que queremos utilizar. Assim, quando selecionamos uma das ferramentas Osnap pelo menu flutuante (figura 5.19), estamos “filtrando” a ferramenta, ou seja, o AutoCad vai disponibilizar para seleção somente os lugares geométricos correspondentes a ferramenta que escolhemos, facilitando nosso trabalho.

Agora, vamos fazer um exemplo de uso da ferramenta Osnap, para entendermos melhor como esta funciona. Assim, estaremos aptos para utilizar qualquer ferramenta de precisão. Vamos executar os seguintes passos:

1. Desenhamos uma linha, e saímos do comando line;

2. Agora, queremos desenhar outra linha, que comece exatamente na mediana da linha anterior;

3. Novamente, utilizamos o comando line, e quando no prompt aparecer a mensagem “LINE Specify first point:”, vamos aproximando o cursor da mediana da linha anterior, conforme mostrado na figura 5.20. Assim, basta clicarmos com o botão esquerdo do mouse para capturar o ponto médio quando este aparecer e, desenharmos o restante da linha.

Figura 5.20. Utilizando o midpoint para desenhar linhas.

Dica: Tente utilizar o menu flutuante para selecionar o ponto médio do exemplo anterior. Com o passar do tempo, você perceberá que é muito mais fácil e rápido o uso desse menu.

Dica: Caso o ponto médio não seja selecionado, verifique se sua caixa de seleção está marcada na caixa de diálogo Osnap (veja a figura 5.6).

Dica: Utilizando as duas linhas do exemplo anterior, tente utilizar também outras ferramentas de precisão, para treinamento e para familiarização com o Osnap.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 226 páginas, comprando o seguinte e-book:

AUTOCAD 2005 - 2D

LIVROS INDICADOS DE AUTOCAD:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI