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AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 14 de 115 - Criando Entidades Geométricas - Parte 1

Neste capítulo, estudaremos:

  • A barra de ferramentas Draw;
  • Comandos para construção de entidades geométricas;

Neste capítulo que começaremos literalmente a utilizar o AutoCad para construção de desenhos e entidades geométricas. Serão mostradas as principais ferramentas para criação das mais variadas entidades geométricas. Desenhos complexos podem ser realizados no AutoCad pela combinação das ferramentas que serão aprendidas neste capitulo.

Também, a partir deste ponto, consideramos que o usuário já está familiarizado com os comandos de visualização da área gráfica, os comandos de seleção de objetos e as ferramentas de precisão (Osnap). Sem esse conhecimento prévio, o estudo deste capitulo pode se tornar um pouco mais árduo.

6.1 A barra de Ferramentas Draw

A barra de ferramentas draw tem os principais comandos para criação de entidades geométricas (figura 6.1). Também podemos acessar as ferramentas de desenho pelo menu draw (figura 6.2), na parte superior da interface do AutoCad.

Figura 6.1. Barra de ferramentas Draw.

Figura 6.2. Menu Draw (com todas as opções de desenho).

Agora vamos começar a ver os principais comandos para execução de desenhos 2D no AutoCad.

6.1.1 Line

O comando line é usado para criar segmentos de reta. Podemos fazer uma série de segmentos de reta interligados, mas cada segmento é um objeto que poderá ser editado de maneira independente. Podemos especificar o tamanho dos segmentos em conjunto com coordenadas (ver capitulo 2).
A criação de linhas já foi abordada anteriormente, mas vamos retomar através do exemplo a seguir:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® line;
  • Teclado: l + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Criamos uma série de linhas, sem sair do comando line. Se digitarmos u + enter dentro do comando, desfazemos o último segmento de reta. Se digitarmos c + enter podemos fechar um polígono. Vamos treinar:

  1. Desenhe 3 segmentos de reta, conforme a figura 6.3;

Figura 6.3. Desenho de segmentos de reta.

  1. No prompt temos a mensagem: “Specify next point or [Close/Undo]:”;
  2. Caso escolhermos a opção Undo + enter, o resultado é como o da figura 6.4, ou seja, ficamos com apenas os 2 primeiros segmentos;

Figura 6.4. Utilizando o comando Undo.

  1. Caso escolhermos a opção Close, o resultado é como o da figura 6.5, ou seja, fechamos um polígono;

Figura 6.5. Utilizando o comando Close.

6.1.2 Construction Line

O comando line é usado para criar linhas de construção (ou seja, linhas de referência). Estas linhas, quando desenhadas, se estendem por toda a área gráfica. Podemos usar as coordenadas do AutoCad para obter o ponto de inicio das linhas de construção.
A criação de linhas de construção pode ser demonstrada com os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® construction line;
  • Teclado: xline + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando construction line. No prompt aparecem as opções (figura 6.6):

Figura 6.6. Opções do comando construction line.

  • Hor: para desenhar linhas horizontais;
  • Ver: para desenhar linhas verticais;
  • Ang: para desenhar linhas com ângulo;
  • Bisect: para desenhar linhas em torno de um vértice (ponto) com um ângulo definido;
  • Offset: para desenhar linhas com uma distância definida entre elas ou com relação a um objeto qualquer.

a. Horizontal e vertical:

Caso selecionemos uma destas opções desenhamos apenas linhas verticais ou linhas horizontais, conforme vemos na figura 6.7. Após selecionar vertical (V) ou horizontal (H), aparece no prompt: “Specify through point:”. Assim, o AutoCad está nos pedindo para especificarmos pontos para as linhas de construção. Basta clicarmos com o botão esquerdo do mouse na área gráfica para inserirmos as linhas.


Figura 6.7. Construction line horizontais e verticais.

b. Ângulo:

Com esta opção podemos fazer linhas de construção com um ângulo de inclinação. Vamos fazer os seguintes passos:

  • Dentro do comando, selecionamos a opção Ang;
  • Aparece no prompt (figura 6.8):

Figura 6.8. Selecionando o ângulo da linha de construção.

  • Digitamos 45 ® enter. Aparece no prompt (figura 6.9):

Figura 6.9. Selecionando o ponto de referência.

  • Agora podemos especificar um ponto qualquer ou entrar com coordenadas. No nosso caso, vamos escolher a origem (0,0) ® enter. Assim nossa primeira “construction line” está pronta, com um ângulo de 45° em relação a horizontal;
  • Vamos desenhar algumas linhas paralelas à primeira, obtendo o resultado mostrado na figura 6.10.

Figura 6.10. Linhas de construção feitas com ângulo.

c. Bisect:

Com esta opção podemos fazer linhas de construção para desenhar linhas em torno de um vértice (ponto) com um ângulo definido em relação ao eixo X do AutoCad. Vamos executar os seguintes passos:

  • Dentro do comando construction line, selecionamos a opção Bisect;
  • Aparece no prompt (figura 6.11): “Specify angle vertex point:”, escolhemos 30°, sendo este o ângulo em relação à origem do sistema;

Figura 6.11. Selecionando o ângulo do vértice.

  • Agora aparece no prompt (figura 6.12): “Specify angle start point:”, escolhemos 45°;

Figura 6.12. Selecionando o ângulo inicial do ponto.

  • Aparece no prompt (figura 6.13): “Specify angle end point:”, agora podemos entrar com um valor (colocamos 45°) ou ir clicando com o botão esquerdo do mouse na área gráfica, para obter algumas linhas de construção, conforme vemos na figura 6.14. Podemos notar que é possível desenhar linhas com os ângulos que definimos na ferramenta de precisão Polar Tracking.

Figura 6.13. Selecionando o ângulo final do ponto.

Figura 6.14. Linhas de construção feitas com a opção Bisect.

d. Offset:

Com esta opção podemos fazer linhas de construção para desenhar linhas com uma distância definida entre elas ou com relação a um objeto qualquer. Assim, vamos fazer o exemplo a seguir:

  • Desenhamos uma linha de referência;
  • Dentro do comando construction line, selecionamos a opção Offset;
  • Aparece no prompt (figura 6.15): “Specify offset distance or [Through] <>:”; digitamos 0,5. Também podemos clicar com o botão esquerdo do mouse em 2 pontos (opção through) quaisquer da área de trabalho, sendo que a distância entre esses pontos será a distância do offset.

Figura 6.15. Selecionando a distância do offset.

  • Aparece no prompt “Select a line object:” (figura 6.16), então clicamos na linha de referência;

Figura 6.16. Selecionando uma linha de referência.

  • No prompt aparece “Specify side to offset”, agora é só clicarmos com o botão esquerdo do mouse para qualquer um dos lados da linha de referência, para obtermos linhas de construção que estão distantes 0,5 unidades da linha de referência, conforme vemos na figura 6.17. Podemos clicar em qualquer linha, para qualquer lado, para obter linhas paralelas e distantes 0,5 unidades da linha que escolhemos.

Figura 6.17. Desenhando linhas de construção com a opção Offset.

e. Specify a point:

Esta é a opção padrão do comando construction line. Para exemplificar, vamos fazer os passos abaixo:

  • Entramos no comando construction line. Aparece no prompt (figura 6.18): “Specify a point or:”. Escolhemos 0,0 ® enter.

Figura 6.18. Selecionando um ponto qualquer.

  • Assim, o ponto de referência das linhas de construção está localizada na origem. Agora aparece no prompt: “Specify through point”. Basta então movermos o cursor conforme nossas preferências e clicarmos com o botão esquerdo do mouse para obter linhas verticais, horizontais, em ângulo, etc. Na figura 6.19 temos o resultado da construção de algumas linhas com esta opção.

Figura 6.19. Desenhando linhas de construção a opção Specify a point.

6.1.3 Polyline

O comando polyline é usado para criar múltiplas linhas, que podem ser usadas na construção de perfis para utilização em desenhos 3D. A vantagem de desenharmos uma polyline é evidente quando precisamos mover ou selecionar objetos. Podemos selecionar múltiplas linhas clicando em apenas uma que faz parte da polyline.
Podemos criar polylines com os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® polyline;
  • Teclado: pline + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando polyline. No prompt aparece a mensagem: “Specify start point:”, conforme a figura 6.20. Clicamos em qualquer lugar dentro da área gráfica ou entramos com coordenadas. No nosso caso, vamos entrar com as coordenadas 0,0.

Figura 6.20. Escolhendo o ponto inicial.

3. Depois de selecionarmos o ponto inicial, aparecem algumas opções no prompt de comando, conforme vemos na figura 6.21.

Figura 6.21. Opções do comando polyline.

3. Agora vamos estudar cada uma destas opções:

a. Arc

Esta opção nos permite desenhar segmentos de arco interligados, formando uma única entidade geométrica. Para exemplificar o uso de polylines como arcos, vamos executar os passos a seguir:

  • Digitamos “a” no prompt para entrar no modo arco, conforme vemos na figura 6.22. Aparecem várias opções para desenho de arcos, que veremos quando estivermos estudando o comando de edição Arc. Apenas arraste o cursor para formar um segmento de arco e clique com o botão esquerdo em um ponto qualquer da área gráfica para definir o ponto final do arco;

Figura 6.22. Opções do comando Arc dentro da polyline.

  • Agora temos um arco desenhado com um raio qualquer, conforme vemos na figura 6.23;
  • Observe que ainda não saímos do comando polyline, nem da opção arc. Sendo assim, podemos continuar nossa polyline desenhando arcos, ou outras entidades geométricas, mas ligadas ao arco que desenhamos no item anterior, dependendo da opção que selecionarmos no prompt.

Figura 6.23. Desenhando um arco com polyline.

b. Halfwidth e Width

Estas opções são muito similares. Estes dois tipos de polylines são usados quando queremos construir linhas com determinada espessura. Ambas as opções permitem que seja definida a espessura inicial e final da polyline. A diferença entre elas é simples: na opção halfwidth, entramos com o valor de apenas metade da espessura, mas esta espessura é gerada em ambos os lados da polyline; porém, no width, entramos com a espessura total do segmento que queremos gerar. Vamos fazer um exemplo da utilização destas opções:

  • Comando Halfwidth
  • Acessamos o comando polyline. Entramos com as coordenadas 0,0 para definir o ponto inicial;
  • Selecionamos a opção halfwidth, conforme a figura 6.24;

Figura 6.24. Selecionando a opção halfwidth.

  • No prompt do AutoCad aparece a mensagem “Specify starting half-width <>:”, entramos com o valor 1 para a espessura inicial da polyline (figura 6.25);
  • Após, nos é solicitado o segundo valor de espessura (a espessura final do segmento), conforme a mensagem no prompt “Specify ending half-width <>:”, basta clicarmos enter para utilizar o mesmo valor da espessura inicial (valor 1), conforme a figura 6.25;

Figura 6.25. Especificando as espessuras da polyline.

  • Após especificarmos as espessuras, basta clicarmos com o botão esquerdo do mouse em um segundo ponto da área gráfica para obtermos uma polyline com a espessura desejada. Também podemos entrar em outra opção da polyline, conforme aparece no prompt de comando do AutoCad na figura 6.25. O resultado de alguns segmentos de polylines desenhadas com as opções anteriores aparece na figura 6.26.

Figura 6.26. Desenho de uma polyline com a opção halfwidth.

  • Comando Width

O comando width funciona de maneira similar ao comando halfwidth. Vamos executar os seguintes passos para obter uma polyline com a opção width:

  • Entramos no comando polyline. Inserimos as coordenadas 0,0 para definir o ponto inicial (origem do sistema);
  • Selecionamos a opção width, conforme a figura 6.27;

Figura 6.27. Selecionando a opção width.

  • No prompt do AutoCad aparece a mensagem “Specify starting width <2.000>:”. Observamos então que o valor do width já está por padrão como o dobro (valor 2) da espessura que definimos anteriormente para o halfwidth. Isso se deve ao fato do width especificar a espessura total do segmento, enquanto que no exemplo anterior especificamos apenas metade da espessura (ou seja, especificamos 1, mas a polyline ficou com 2 unidades de espessura). Vamos utilizar este valor padrão, então pressionamos apenas enter. Pressionamos enter novamente para definir o valor da espessura final como 2 também, conforme a figura 6.28;

Figura 6.28. Especificando as espessuras do width.

  • Agora podemos definir o próximo ponto com o botão esquerdo do mouse para obtermos a polyline desejada. Na figura 6.29 temos alguns segmentos desenhados com a opção width.

Figura 6.29. Polylines desenhadas com a opção width.

 Dica: Desenhe 2 polylines, respectivamente com as opções halfwidth e width para comprovar que estas são da mesma espessura quando definimos para a opção width o dobro do valor de espessura que utilizamos na opção halfwidth.

 Dica: Utilize valores diferentes para a espessura inicial e final, inclusive com o valor zero, para ver os tipos de polyline obtidas.

c. Length

Esta opção serve para definirmos o comprimento da polyline que queremos obter. O resultado da polyline desenhada será igual aquela opção que utilizamos no comando polyline pela última vez. Vamos fazer um exemplo com esta opção:

  • Acessamos o comando polyline. Inserimos as coordenadas 0,0 para definir o ponto inicial;
  • Selecionamos a opção length, conforme a figura 6.30;

Figura 6.30. Especificando o comprimento da polyline.

  • No prompt aparece “Specify length of line:”. Especificamos um comprimento de 7 unidades para o segmento (figura 6.30);
  • Observamos o resultado final na figura 6.31. Notamos que o tipo de polyline é o mesmo que definimos na última vez que utilizamos o comando, ou seja, a polyline do tipo width, com os mesmos valores de espessura definidos anteriormente;
  • Podemos continuar desenhando a polyline, utilizando qualquer uma das opções disponíveis (figura 6.30).

Figura 6.31. Polyline desenhada com a opção length.

d. Undo

Esta opção serve apenas para desfazermos uma operação ou um comando utilizado anteriormente no comando polyline.

6.1.4 Polygon

O comando polygon é usado para criar os mais variados tipos de polígonos (triângulos, pentágonos, etc). Estes polígonos podem ser usados como perfil para criação de sólidos 3D (por exemplo, podemos fazer um hexágono (sextavado), para criar posteriormente uma porca ou um parafuso) ou para criação de desenhos 2D.
A criação de polígonos pode ser demonstrada com os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® polygon;
  • Teclado: pol + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando polygon. No prompt de comando aparece “Enter number of sides <4>:” (figura 6.31), ou seja, o AutoCad está nos pedindo o número de lados que queremos para o polígono. Vamos construir um triângulo, entrando com o número 3 no prompt.

Figura 6.32. Selecionando o número de lados do polígono.

3. Agora no prompt aparece “Specify center of polygon or [Edge]:”. Vamos estudar cada uma destas opções em separado.

a. Center of polygon

Nesta opção vamos especificar as coordenadas do centro do polígono. Basta digitarmos no prompt as coordenadas 0,0, para ter o centro coincidente com a origem do sistema, conforme a figura 6.33.

Figura 6.33. Especificando as coordenadas do centro do polígono.

Agora no prompt aparecem duas opções: Inscribed ou Circumscribed (figura 6.34). Caso usemos a primeira opção, estaremos especificando um polígono que estará inscrito em um círculo com raio cujo valor será a distância do centro do círculo até seus vértices. Caso utilizemos a opção Circumscribed, estaremos especificando um polígono que estará circunscrito em volta de um circulo, cujo raio será a distância do centro do polígono até a mediana de um dos lados do polígono. Resumindo, na primeira opção, o polígono é desenhado como se estivesse dentro de um circulo e, na segunda, ele é desenhado como se estivesse por fora do circulo.

Figura 6.34. Especificando o tipo de polígono.

Após selecionarmos a opção “Inscribed”, digitando i + enter; aparece no prompt de comando “Specify radius of circle:”, colocamos o valor 3 para o raio e clicamos enter para fazer o triângulo. Observamos que o cursor, antes de entrarmos com o valor do raio, está mostrando a medida do raio como a distância do centro do círculo até o vértice, conforme a figura 6.35.

Figura 6.35. Utilizando a opção de polígono inscrito.

Por outro lado, podemos utilizar a opção “Circumscribed” para desenhar um polígono. Depois de repetir os passos citados anteriormente, apenas digitamos “c + enter” para entrar na opção de polígono circunscrito. Em “Specify radius of circle:”, também inserimos o valor 3 para o raio e digitamos enter. Observamos também que o cursor, antes de entrarmos com o valor do raio, está mostrando a medida do mesmo. Esse valor será a distância do centro do polígono até a mediana de um dos lados do polígono, conforme vemos na figura 6.36.

Figura 6.36. Utilizando a opção de polígono circunscrito.

Para que consigamos observar as diferenças entre os tipos de polígonos que desenhamos, observe a figura 6.37. Um circulo com raio 3 foi colocado entre os polígonos para realçar a diferença entre inscrito e circunscrito.

Figura 6.37. Polígonos desenhado com as opções circunscrito e inscrito.

b. Edge

Na opção edge, especificamos tanto o tamanho do lado do polígono quanto suas coordenadas no espaço. Para exemplificar o uso da opção edge no desenho de polígonos, vamos executar os passos abaixo:

  • Acessamos o comando polygon;
  • Para o número de lados colocamos o valor 3 (triângulo);
  • Quando aparecer no prompt “Specify center of polygon or [Edge]:”, selecionamos a opção edge, digitando “e” + enter, conforme a figura 6.38;

Figura 6.38. Selecionando a opção edge.

  • Agora no prompt aparece “Specify first endpoint of edge:”, ou seja, precisamos especificar o primeiro ponto do lado do polígono. Digitamos 0,0 (x,y) + enter, conforme a figura 6.39;
  • Em seguida aparece no prompt “Specify second endpoint of edge:”, ou seja, precisamos especificar o segundo ponto do lado do polígono. Digitamos as coordenadas 3,0 (x,y) + enter, conforme a figura 6.39.

Figura 6.39. Especificando as coordenadas do lado do polígono.

Depois de especificarmos as coordenadas da edge, o resultado do nosso polígono é como o mostrado na figura 6.40.

Figura 6.40. Polígono construído com a opção Edge.

6.1.5 Rectangle

O comando rectangle é usado na construção de retângulos. Podemos usar retângulos como perfil para criação de sólidos 3D ou para criação de desenhos 2D.
A criação de retângulos pode ser demonstrada com os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® rectangle;
  • Teclado: rec + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando rectangle. No prompt de comando aparece “Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:”. Vamos estudar as opções do comando rectangle.

a. Specify a point

Nesta opção podemos desenhar um retângulo simplesmente inserindo o valor de suas coordenadas no prompt de comando. Quando no AutoCad aparece “Specify corner point or [ ]:”, colocamos o primeiro par de coordenadas como 0,0. O segundo par de coordenadas será 5,3. Na figura 6.41 aparece o prompt de comando com as coordenadas do retângulo inseridas. Agora basta clicarmos enter para desenhar o retângulo.

Figura 6.41. Coordenadas do retângulo.

Podemos observar pelo prompt que quando o AutoCad nos pede o segundo ponto aparece a opção [Dimension]. Para utilizar esta opção, apenas digitamos d + enter. Assim, no prompt de comando aparece “Specify length for rectangles <>:”, digitamos o valor 3 + enter. Agora aparece “Specify width for rectangles <>:”, digitamos o valor 5 + enter. Por fim, aparece no prompt “Specify other corner point or [Dimensions]:”. Conforme movimentamos o cursor, observamos que o retângulo muda de posição na área gráfica, mas seus valores de altura e largura não se modificam (suas coordenadas x e y). Agora é só clicarmos em algum ponto da área gráfica para obter um retângulo. Na figura 6.42 temos a inserção das dimensões do retângulo.

Figura 6.42. Inserindo dimensões do retângulo.

Na figura 6.43 vemos o resultado do retângulo que desenhamos com as opções anteriores. Observamos que com a opção [Dimension], temos que posicionar o cursor no 1° quadrante para obtermos um retângulo semelhante aquele feito com a inserção de coordenadas. Caso contrário, apenas vamos obter um retângulo com as mesmas dimensões, mas não necessariamente na mesma posição no espaço de trabalho.

Figura 6.43. Retângulo desenhado com a opção Specify a point (coordenadas).

b. Chamfer

Com esta opção do comando rectangle, podemos construir retângulos com chanfros nos cantos, com valores definidos. Vamos seguir os passos abaixo para ver um exemplo de uso da opção chamfer:

  • Acessamos o comando rectangle. No prompt de comando aparece “Specify first corner point or [Chamfer/… /Width]:”. Digitamos c + enter (figura 6.44);

                            Figura 6.44. Utilizando a opção chamfer.

  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify first chamfer distance for rectangles <>:”, digitamos o valor 0.3 + enter (figura 6.44);
  • Em seguida, o AutoCad pede a segunda distância “Specify second chamfer distance for rectangles <>:”, também digitamos 0.3 + enter (figura 6.44);
  • Agora temos que inserir as coordenadas do retângulo. Quando aparecer a mensagem “Specify first corner point or [ ]:”, Digitamos as coordenadas 0,0, conforme figura 6.45;
  • Para o segundo conjunto de coordenadas, quando no prompt aparecer “Specify other corner point or [Dimensions]:”, inserimos as coordenadas 7,4 e clicamos enter, conforme a figura 6.45. Deste modo, terminamos nosso retângulo com chanfros.

Figura 6.45. Coordenadas do retângulo com chanfro.

Podemos ver na figura 6.46 o resultado do nosso retângulo chanfrado. Observe que, como inserimos o mesmo valor para ambos os lados do chanfro, este tem um ângulo de 45°.

Figura 6.46. Retângulo com chanfros.

c. Elevation

Esta opção de retângulo nos permite o desenho de um retângulo com uma elevação em relação ao eixo Z. Para exemplificar esta opção, vamos seguir os seguintes passos:

  • Acessamos o comando rectangle. No prompt de comando aparece “Specify first corner point or [Chamfer … Width]:”. Digitamos e + enter (figura 6.47);
  • No prompt aparece “Specify the elevation for rectangles <>:”. O AutoCad está nos pedindo o valor da elevação em relação ao eixo Z. Digitamos 1 + enter (figura 6.47).

                                                          
Figura 6.47. Utilizando a opção elevation.

  • Como nos exemplos anteriores, o AutoCad pede o valor dos pontos do retângulo (coordenadas). Vamos colocar o 1° ponto na origem (0,0) e o segundo ponto como sendo 6,4, conforme vemos na figura 6.48.


Figura 6.48. Coordenadas do retângulo com a opção elevation.

Podemos observar nosso retângulo na figura 6.49, em perspectiva isométrica para mostrar a elevação em relação ao eixo Z.

Figura 6.49. Retângulo desenhado utilizando Elevation.

 Dica: Caso o valor do chanfro não seja zerado, os retângulos desenhados após a utilização da opção chamfer têm seus cantos chanfrados.

 Dica: Para visualizar objetos em perspectiva, utilize a barra de ferramentas view, utilizando os ícones destacados na figura 6.50. Para voltar na vista que estamos desenhando, clique no ícone  (top view).

Figura 6.50. Barra de ferramentas View.

d. Fillet

Com esta opção do comando rectangle, podemos construir retângulos com cantos arredondados, com o valor de raio definido. Essa opção é semelhante ao chamfer. Vamos executar os passos abaixo para ver um exemplo de uso da opção fillet:

  • Acessamos o comando rectangle. No prompt aparece “Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:”. Digitamos f + enter (figura 6.51);
  • Quando aparecer a mensagem “Specify fillet radius for rectangles <>:”, digitamos para o raio o valor 0,3 + enter (figura 6.51);
  • No prompt aparece “Specify first corner point or [ ]:”, entramos com as coordenadas 0,0 + enter. Para o segundo conjunto de coordenadas, digitamos o par ordenado 5,2 (figura 6.51).

                                                          
Figura 6.51. Utilizando a opção Fillet.

O resultado do retângulo que desenhamos com os cantos arredondados nos passos anteriores é mostrado na figura 6.52.

Figura 6.52. Retângulo desenhado com a opção fillet.

e. Thickness

Com esta opção do comando rectangle, podemos construir retângulos como se fossem superfícies (a espessura de superfícies é considerada zero) 3D, sendo que o valor de thickness se refere à altura da parede do retângulo no eixo Z. Vamos executar os passos seguintes para ver um exemplo de uso da opção thickness:

  • Acessamos o comando rectangle. No prompt aparece “Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:”. Digitamos t + enter (figura 6.53);
  • Quando aparecer a mensagem “Specify thickness for rectangles<>:”, digitamos o valor 0,5 (figura 6.53);
  • Depois o AutoCad pede pra definirmos as coordenadas do retângulo. Vamos usar 0,0 como valores iniciais e 5,2 como valores finais (figura 6.53);

Figura 6.53. Utilizando a opção thickness.

Na perspectiva da figura 6.54 temos o resultado do retângulo que desenhamos com a opção thickness. Observe que estamos visualizando o objeto como se este fosse sólido. Para obter este tipo de visualização, basta irmos ao menu view ® shade ® gouraud shaded.

Figura 6.54. Retângulo desenhado com a opção thickness.

f. Width

Com esta opção do comando rectangle, podemos construir retângulos com espessura (lembra que já utilizamos a opção width no comando polyline), definindo esta espessura com o valor de width. Vamos executar os passos seguintes para ver um exemplo de uso da opção width:

  • Acessamos o comando rectangle. No prompt aparece “Specify first corner point or [Chamfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]:”. Digitamos w + enter (figura 6.55);
  • Quando aparecer a mensagem “Specify line width for rectangles<>:”, digitamos o valor 0,3 (figura 6.55);
  • Depois o AutoCad pede pra definirmos as coordenadas do retângulo. Vamos usar 0,0 como valores iniciais e 5,2 como valores finais (figura 6.55);

                                                        
Figura 6.55. Utilizando a opção width.

Podemos ver na figura 6.56 o retângulo desenhado com um valor de width de 0,3.

Figura 6.56. Retângulo desenhado com a opção width.

 Dica: Podemos utilizar as opções do comando rectangle combinadas. Por exemplo, podemos usar a opção fillet junto com a opção width. Como exercício, faça alguns retângulos com diferentes combinações de opções para ver os resultados obtidos.

6.1.6 Arc

O comando arc é utilizado na construção de arcos. No menu draw vemos que o AutoCad fornece ao usuário muitas opções de construção para os arcos, sendo que exploraremos as mais utilizadas. Podemos usar arcos como perfil para criação de superfícies e sólidos 3D ou na criação de desenhos 2D.
A criação de arcos pode ser demonstrada com os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® arc;
  • Teclado: a + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando arc. No prompt de comando aparece “Specify start point of arc or [Center]:”. Vamos explorar estas 2 opções do comando arc.

a. Specify start point

Com esta opção podemos entrar com coordenadas para definir as posições do raio no espaço. Vamos realizar os passos abaixo para utilizar esta opção:

  • No prompt aparece “Specify start point of arc or [Center]:”, vamos definir o 1° ponto como sendo 0,0 (figura 6.57);
  • Agora temos “Specify second point of arc or [Center/End]:”, vamos definir o 2° ponto como sendo 3,0 (x,y). Caso preferirmos, podemos definir o 2° ponto como sendo o centro do arco (digitando c + enter quando o prompt pedir o segundo ponto e; posteriormente o valor das coordenadas) ou como sendo o ponto final do arco (digitando e + enter, ou seja, utilizando a opção End);
  • No prompt aparece “Specify end point of arc:”, entramos com as coordenadas 4,1.

Figura 6.57. Especificando um arco com coordenadas.

Podemos observar na figura 6.58 o resultado do arco que desenhamos com as coordenadas anteriores. Devemos ficar atentos para o fato de que as coordenadas para os pontos devem ser coerentes com o ponto que está sendo definido, ou seja, não podemos colocar valores de coordenadas discrepantes para definir os pontos.

Figura 6.58. Resultado do arco definido com coordenadas.

b. Center

Utilizando a opção center para desenhar arcos, primeiro definimos onde será o centro do arco, e depois seus pontos inicial e final. Para exemplificar esta opção de uso do comando arc, vamos fazer os seguintes passos:

  • No prompt aparece “Specify start point of arc or [Center]:”, digitamos c + enter (figura 6.59);
  • Agora temos “Specify center point of arc:”, vamos definir o centro do arco na origem do sistema, ou seja, 0,0;
  • No prompt aparece “Specify start point of arc:”, vamos definir o 1° ponto como sendo -2,0 (figura 6.59);
  • Agora temos “Specify end point of arc or [Angle/chord Length]:”, vamos definir o 2° ponto como 2,0 (figura 6.59).  A opção Angle nos permite entrar com um ângulo para o segundo ponto, ou seja, o comprimento do arco será definido em graus a partir do primeiro ponto especificado. A opção chord Length nos permite especificar o comprimento do arco, a partir do 1° ponto, que queremos desenhar. A convenção horário/anti-horário do AutoCad se aplica também para os arcos.

Figura 6.59. Especificando um arco com a opção center.

Na figura 6.60 temos o arco que construímos com as coordenadas escolhidas anteriormente. Observamos que temos um semicírculo (180°); obtemos o mesmo arco caso escolhermos a opção Angle para o segundo ponto com o valor de 180°.

Figura 6.60. Desenhando um arco com a opção Center.

3. Vamos explicar algumas opções do menu draw disponíveis para o comando Arc, conforme a figura 6.61:

Figura 6.61. Opções do comando Arc.

  • 3 Points: desenhamos o arco especificando três pontos (coordenadas);
  • Start, Center, End: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto central e o ponto final;
  • Start, Center, Angle: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto central e o ângulo (horário ou anti-horário);
  • Start, Center, Length: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto central e o comprimento de arco;
  • Start, End, Angle: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto final e o ângulo;
  • Start, End, Direction: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto final e a direção da linha auxiliar tangente ao ponto inicial do arco;
  • Start, End, Radius: desenhamos o arco especificando o ponto inicial, o ponto final e o valor do raio;
  • Center, Start, End: desenhamos o arco especificando o ponto central, o ponto inicial e o ponto final;
  • Center, Start, Angle: desenhamos o arco especificando o ponto central, o ponto inicial e o ângulo;
  • Center, Start, Length: desenhamos o arco especificando o ponto central, o ponto inicial e o comprimento do arco;

Como podemos ver, temos uma infinidade de opções para o comando Arc. Estas possibilidades de escolha nos são muito úteis, pois atendem às nossas mais variadas necessidades quando estamos elaborando um desenho no AutoCad.

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