NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivroautocad2d › Capítulo 1 : 15
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 15 de 115 - Criando Entidades Geométricas - Parte 2

6.1.7 Circle

O comando circle é usado na construção de círculos. No menu draw temos inúmeras opções para a construção de círculos, onde vamos explorar as mais utilizadas. Podemos usar círculos como perfil para criação de superfícies e sólidos 3D e na criação de desenhos 2D.
A criação de arcos pode ser demonstrada com os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® circle;
  • Teclado: c + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando circle. No prompt de comando aparece “Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]:”. Vamos explorar as opções do comando circle.

a. Specify center point for circle

Com esta opção podemos entrar com coordenadas para definir a posição do centro do circulo na área de trabalho. Vamos realizar os passos abaixo para utilizar esta opção:

  • No prompt aparece “Specify center point for circle or [...]:”, vamos definir o centro do circulo como sendo 0,0 (figura 6.62);
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify radius of circle or [Diameter]:”, digitamos o valor do raio como 2 + enter. Caso tivéssemos escolhido a opção Diameter (d + enter no prompt), teríamos especificado o valor do diâmetro, bastando inserir um número que fosse o dobro do raio para obter o mesmo resultado (figura 6.62).

Figura 6.62. Especificando os valores para o círculo.

Na figura 6.63 temos o resultado do circulo que desenhamos com os parâmetros que escolhemos anteriormente.

Figura 6.63. Circulo desenhado com a opção center point.

b. 3P

Com a opção 3P (3 pontos) podemos especificar coordenadas para definir a posição do centro do circulo, e dos seu pontos iniciais e finais na área gráfica. Vamos seguir os passos abaixo para utilizar esta opção:

  • No prompt aparece “Specify center point for circle or [3P/.../Ttr]:”, digitamos 3P + enter (figura 6.64);
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify first point on circle:”, digitamos as coordenadas -2,0 + enter;
  • Agora no prompt aparece a mensagem “Specify second point on circle:”, digitamos as coordenadas 2,0 + enter. Observamos que quando movemos o cursor, o circulo varia de tamanho, mas a circunferência constantemente tangencia as coordenadas especificadas no 1° e 2° pontos;
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify third point on circle:”, digitamos as coordenadas 0,-2 + enter. Observamos que o centro do circulo coincide com a origem do sistema de coordenadas, pois os três pontos do circulo nada mais são que três quadrantes. Observe que quando especificamos o terceiro ponto, a origem do cursor coincide com o quadrante inferior do circulo, sendo justamente este o 3° ponto que especificamos.


Figura 6.64. Trabalhando com a opção 3P.

Na figura 6.65 temos o circulo que desenhamos com a opção 3P. Observamos também que aparecem marcados os três pontos que especificamos, que coincidem com três quadrantes da circunferência. Vemos também que o diâmetro do circulo é de 4 unidades, pois no eixo X especificamos os pontos extremos como -2 e 2.

Figura 6.65. Circulo desenhado com a opção 3P.

c. 2P

Com a opção 2P (2 pontos) podemos especificar as coordenadas de dois quadrantes do circulo (em 0 e 180°), ou seja, os pontos extremos que vão determinar o diâmetro do circulo e sua posição na área gráfica. A posição do centro do circulo será automaticamente definida pelo AutoCad como sendo a mediana entre os 2 pontos extremos. Vamos seguir os passos abaixo para utilizar esta opção:

  • No prompt aparece “Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr]:”, digitamos 2P + enter (figura 6.66);
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify first end point of circle’s diameter:”, ou seja, devemos especificar o 1° ponto extremo do diâmetro. Colocamos as coordenadas -1,0 + enter;
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify second end point of circle’s diameter:”, ou seja, devemos especificar o 2° ponto extremo do diâmetro. Colocamos as coordenadas 3,0 + enter.

Figura 6.66. Utilizando a opção 2P para desenhar círculos.

Observamos que o centro do nosso circulo, que aparece na figura 6.67, coincide com o eixo Y. Isso se deve ao fato de termos especificado somente o valor 0 para as coordenadas nesse eixo cartesiano. Também devemos atentar novamente para o valor do diâmetro, que é de 4 unidades (de -1 até 3 no eixo cartesiano X).

Figura 6.67. Circulo desenhado com a opção 2P.

d. Ttr (tangent, tangent radius)

Com a opção Ttr (tangente, tangente e raio) podemos especificar o circulo tangente a duas linhas distintas, ou seja, a circunferência terá 2 pontos tocando estas linhas, e o ponto de intersecção dependerá do valor que especificarmos para o raio. Vamos seguir os passos abaixo para utilizar esta opção:

  • Devemos desenhar 2 linhas quaisquer na área gráfica, conforme a figura 6.68;

Figura 6.68. Linhas tangentes para o circulo.

  • Entramos no comando circle (c + enter);
  • No prompt aparece “Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr]:”, digitamos ttr + enter (figura 6.69);
  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify point on object for first tangent of circle:”, ou seja, devemos especificar o 1° ponto de tangencia do nosso circulo. Aproximamos o cursor de uma linha qualquer que desenhamos e clicamos com o botão esquerdo do mouse em um ponto qualquer ao longo da mesma (importante: a ferramenta de precisão tangent deve estar acionada, veja o tópico 5.4);

                                                        
Figura 6.69. Desenhando um circulo com a opção Ttr.

  • Agora temos no prompt a mensagem “Specify point on object for second tangent of circle:”, ou seja, devemos especificar o 2° ponto de tangencia do nosso circulo. Aproximamos o cursor da outra linha e clicamos novamente com o botão esquerdo do mouse em um ponto qualquer ao longo da mesma (figura 6.69);
  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify radius of circle:”, digitamos o valor 0,5 e clicamos enter (figura 6.69).

O resultado do circulo que acabamos de desenhar é mostrado na figura 6.70. Observamos que o circulo tangencia dois pontos ao longo das linhas selecionadas, onde o ponto de intersecção foi definido de acordo com o valor do raio.

Figura 6.70. Circulo desenhado com a opção Ttr.

6.1.8 Spline

O comando spline é usado na construção de linhas à mão livre. As splines podem ser desenhadas abertas ou fechadas. Podemos usar splines como perfil para criação de superfícies (quando abertas) e sólidos 3D (quando fechadas) e na criação de desenhos 2D.
A criação de splines pode ser demonstrada com os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® spline;
  • Teclado: spl + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando spline. No prompt de comando aparece “Specify first point or [Object]:”. Digitamos as coordenadas 0,0 ® enter, conforme a figura 6.71;

3. No prompt de comando aparece “Specify next point:”, ou seja, devemos especificar o próximo ponto. Basta clicar com o botão esquerdo do mouse na área gráfica para especificar um ponto qualquer;

4. Agora no prompt temos a seguinte mensagem “Specify next point or [Close/Fit tolerance] <start tangent>:”, conforme a figura 6.71. Vamos estudar estas opções do comando spline.

 

Figura 6.71. Utilizando o comando spline.

a. Close

Com esta opção podemos construir uma spline fechada, que pode ser utilizar posteriormente para construção de objetos sólidos. Para utilizar esta opção, vamos seguir os passos abaixo:

  • Clicamos com o botão esquerdo do mouse em mais alguns pontos da área gráfica para construir uma spline maior, parecida com um circulo, a partir do da mensagem de prompt exibida no item 4;
  • A mensagem do item 4 se repete enquanto clicarmos em pontos da área gráfica. Quando tivermos obtido um semicírculo (figura 6.72) basta clicarmos c ® enter a partir do prompt do item 4 para fechar a spline. Clicando novamente enter, saímos do comando spline.

Figura 6.72. Criando uma spline parecida com um circulo.

Depois de fecharmos a spline com a opção close, obtemos um formato de spline parecido com o da figura 6.73. A spline pode variar sua forma, dependendo dos pontos aleatórios que clicamos com o botão esquerdo do mouse no espaço de trabalho.

Figura 6.73. Desenho de uma spline com a opção Close.

a. Fit tolerance

Com esta opção podemos construir splines fechadas ou abertas, que podem ser utilizadas posteriormente na construção de objetos sólidos ou superfícies. Para utilizar esta opção, vamos seguir os passos abaixo:

  • Depois de especificar o próximo ponto da spline (item 3), temos as opções do prompt no item 4;
  • Clicamos f ® enter. No prompt aparece “Specify fit tolerance <0.0000>:”, digitamos o valor 1 ® enter. Agora podemos desenhar uma spline semelhante a da figura 6.74, e saímos do comando spline;
  • Agora, novamente entramos no comando spline, mas desenhamos uma linha com o valor de Fit tolerance de 2 (figura 6.74).

Notamos que esta opção serve apenas para controlar a curvatura da spline. Quanto maior o valor deste parâmetro, maior a curvatura da spline. Na figura 6.74, podemos comparar as splines desenhadas com os valores de fit tolerance anteriores. A spline maior foi desenhada com o valor 2 de curvatura.

Figura 6.74. Desenho de splines com valores diferentes de curvatura.

6.1.9 Ellipse

O comando ellipse é usado na construção de elipses. Podemos usar elipses como perfil para criação de superfícies e sólidos 3D e na criação de desenhos 2D.
A criação de elipses pode ser aprendida com os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® elipse;
  • Teclado: el + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando ellipse. No prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]:”. Vamos estudar cada uma das opções do comando ellipse com maiores detalhes.

a. Specify axis endpoint of ellipse

Nesta opção do comando, criamos a elipse de acordo com as coordenadas que fornecemos no prompt de comando do AutoCad. Para utilizar este comando, vamos fazer os seguintes passos:

  • Quando no prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]:”, digitamos 0,0 para o primeiro endpoint da elipse, conforme a figura 6.75;
  • Agora temos no prompt “Specify other endpoint of axis:”, digitamos 0.5,0 para o segundo endpoint da elipse (figura 6.75). Estes 2 pontos especificados estão no eixo X;
  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify distance to other axis or [Rotation]:”, ou seja, o AutoCad está nos pedindo para especificar uma distância no eixo Y. Digitamos 0.25,0.10 para especificar a outra distância da elipse. A opção rotation será explorada a seguir.

Figura 6.75. Desenhando uma elipse com coordenadas.

O resultado da nossa elipse pode ser observado na figura 6.76. Veja que na figura temos especificado as distâncias que definimos anteriormente, para maior clareza das coordenadas utilizadas na especificação da elipse.

Figura 6.76. Elipse desenhada com coordenadas.

  • Rotation

Podemos utilizar a opção rotation para desenhar uma elipse a partir de um ângulo de rotação pré-determinado. Assim, obtemos uma elipse como se fosse um segmento de arco, ou seja, uma elipse aberta. Vamos fazer os seguintes passos para desenhar uma elipse com a opção rotation:

  • Quando no prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]:”, digitamos 0,0 para o primeiro endpoint da elipse, conforme a figura 6.77;
  • Agora temos no prompt “Specify other endpoint of axis:”, digitamos 3,0 para o segundo endpoint da elipse (figura 6.77);
  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify distance to other axis or [Rotation]:”, digitamos r ® enter para escolher a opção rotation, conforme a figura 6.77;

Figura 6.77. Utilizando a opção rotation.

  • Notamos agora que conforme movemos o cursor entre os ângulos de 0° e 90° (no 1° quadrante) a elipse se aproxima de um circulo ou de uma elipse com altura mínima no eixo Y, respectivamente. Observe a figura 6.78, onde especificamos um ângulo de 45° para a elipse.

Figura 6.78. Especificando um ângulo de rotação para a elipse.

Na figura 6.79 temos o resultado da elipse que desenhamos com a opção rotation. Observamos também que podemos fornecer o valor do ângulo de rotação da elipse pelo prompt de comando, caso queiramos.

Figura 6.79. Elipse desenhada com a opção rotation.

b. Arc

Nesta opção do comando, criamos a elipse como se fosse um segmento de arco, isto é, um arco elíptico. Para utilizar esta opção de comando, vamos desenvolver os seguintes passos:

  • Quando no prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]:”, digitamos a ® enter, de acordo com a figura 6.80;
  • No prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of elliptical arc or [Center]:”, digitamos o valor 0, 0, que especifica o inicio do nosso arco (figura 6.80);
  • Depois temos a mensagem “Specify other endpoint of axis:”, digitamos 3, 0 para o segundo ponto do arco elíptico. Como no exemplo anterior, esses dois pontos especificam o tamanho da elipse no eixo x (figura 6.80);
  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify distance to other axis or [Rotation]:”, digitamos o par de coordenadas 1.5, 0.5, conforme a figura 6.80

Figura 6.80. Utilizando a opção Arc na elipse.

  • Agora aparece a mensagem “Specify start angle or [Parameter]:”, digitamos o valor de 0 para o ângulo inicial (figura 6.80). Observamos então que conforme movemos o cursor o comprimento do arco aumenta ou diminui;
  • Agora o AutoCad pede o ângulo final do arco, “Specify end angle or [Parameter/Included angle]:”, digitamos 270 ® enter.

Na figura 6.81 temos o resultado do desenho de nosso arco elíptico com as configurações escolhidas anteriormente. Observamos que aparecem duas outras opções dentro da opção Arc. A função Parameter, apenas pede dois ângulos que são os parâmetros, ou seja, caso especifiquemos os mesmo valores de ângulo utilizados anteriormente como parâmetros, vamos obter o mesmo resultado final. A opção Include angle funciona de maneira similar, isto é, pede um ângulo final para o arco. Caso digitarmos 270 nesta opção vamos chegar no resultado mostrado na figura 6.81.

Figura 6.81. Desenho de um arco elíptico.

c. Center

Nesta opção do comando, criamos a elipse especificando o centro da mesma e, a partir do centro, os outros parâmetros. Para utilizar esta opção de comando, vamos seguir os seguintes passos:

  • Quando no prompt de comando aparece “Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]:”, digitamos c ® enter, conforme a figura 6.82;
  • No prompt aparece “Specify center of ellipse:”, digitamos o valor 0,0 + enter para o centro da elipse (figura 6.82);
  • Agora aparece no prompt “Specify end point of axis:”, entramos com o valor 2.5,0 ® enter;
  • No prompt de comando aparece a mensagem “Specify distance to other axis or [Rotation]:”, digitamos o par de coordenadas 0, 1 conforme a figura 6.82.

Figura 6.82. Utilizando a opção Center.

Na figura 6.83 temos o resultado da elipse que desenhamos com a opção center. Observamos que o centro da elipse coincide com a origem do sistema, já que especificamos o par de coordenadas 0,0 anteriormente. Também devemos atentar para o fato de que o valor de 2.5 corresponde a metade da elipse, sendo que seu comprimento total no eixo X é de 5 unidades. A mesma coisa é valida para o eixo Y, onde especificamos 1, mas o comprimento final da elipse é de duas unidades.

Figura 6.83. Elipse desenhada com a opção Center.

6.1.10 Hatch

O comando hatch é utilizado para preenchermos espaços dentro de objetos com hachuras, que são freqüentemente usadas em desenho técnico para mostrar seções de peças.
A criação de hachuras pode ser feita a partir dos passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® hatch;
  • Teclado: h + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando hatch. A caixa de diálogo abaixo (figura 6.84) aparece:

Figura 6.84. Caixa de dialogo Hatch.

Vamos explorar algumas opções do comando hatch:

  1. Type.  Neste campo escolhemos o tipo de padrão que queremos utilizar para a hachura;
  2. Pattern. Escolhemos o padrão de hachura com a qual queremos preencher o espaço do objeto. O campo swatch apenas mostra um preview do padrão de hachura. Quando clicamos no botão  , uma caixa de diálogo aparece para escolhermos o padrão que queremos usar, conforme vemos na figura 6.85;

Figura 6.85. Padrões de hachura disponíveis.

  1. Angle. Neste campo escolhemos a inclinação da nossa hachura. Devemos observar que algumas hachuras já têm uma inclinação pré-definida;
  2. Scale. Neste campo escolhemos a escala da nossa hachura. Quanto maior o desenho, maior a escala que temos que utilizar;
  3. Pick points. Quando clicamos neste botão, escolhemos a área que queremos aplicar a hachura. Esta área deve ser fechada;
  4. Select objects. Este botão serve para escolhermos os objetos onde desejamos aplicar a hachura;
  5. Composition. Neste campo temos a opção de escolhermos se a hachura vai ser associada ou não ao objeto no qual está inserida;
  6. Preview. Este botão serve para termos uma pré-visualização da hachura que aplicamos no objeto. Sendo assim, podemos visualizar a hachura e, caso seja necessário, alterar seus parâmetros.

As guias Advanced e Gradient oferecem outras opções ao usuário, mas que não são utilizadas neste curso. Caso o usuário deseje, pode explorar estas guias, pois o uso das opções contidas nestas é de simples entendimento.
Para exemplificar este comando, vamos utilizar a elipse que desenhamos anteriormente, e executar os seguintes passos:

  • Na caixa de dialogo Hatch, clicamos no botão Pick point ;
  • Clicamos com o botão esquerdo do cursor dentro da elipse e, em seguida, com o botão direito;
  • No campo pattern, alteramos o tipo de hachura para Ansi32;
  • No campo scale, alteramos o valor para 1.5;
  • Clicamos no botão preview para visualizar como está ficando o preenchimento da nossa elipse. Clicamos novamente no botão direito para voltar ao comando hatch e clicamos no botão OK.

Na figura 6.86 temos o resultado na hachura que aplicamos em nossa elipse. Podemos modificar as configurações da hachura para ver como o resultado final é modificado.

Figura 6.86. Elipse com hachura aplicada.

 Dica: Tente utilizar outras opções no comando hatch com diferentes entidades geométricas. Também explore as outras guias com outras opções.

6.1.11 Multiline Text

O comando text é usado para a manipulação de textos no AutoCad, que são freqüentemente usados para inserir anotações em nossos desenhos.
A criação de textos pode ser feita  utilizando os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® text Þ multiline text;
  • Teclado: mt + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando multiline text. No prompt de comando aparece “Specify first corner:”, clicamos então em um ponto qualquer da área de trabalho;

3. No prompt de comando temos a mensagem “Specify opposite corner or [Height/Justify/Line spacing/Rotation/Style/Width]:”, clicamos em outro ponto do espaço de trabalho, formando um retângulo;

4. Aparece na área gráfica um espaço de edição para o texto, junto com uma caixa de diálogo com as opções do comando text (figura 6.87). Todas as opções que aparecem no prompt podem ser editadas na caixa de dialogo (tamanho, cor, estilo de texto, etc);

Figura 6.87. Utilizando o comando multiline text.

5. Vamos estudar as opções do comando multiline text:

  1. Escolhemos nesta caixa o tipo de texto;
  2. Neste campo escolhemos a fonte que será utilizada;
  3. Campo de edição da altura do texto;
  4. Opções de itálico, negrito e sublinhado;
  5. Opções para desfazer ou refazer ações;
  6. Botão para escrever no modo fracionário (só pode ser utilizado com um numero fracionário selecionado);
  7. Campo para escolha da cor do texto.

6. Vamos escrever um texto no campo de edição, seguindo os passos abaixo, conforme a figura 6.88:

  • Escolhemos o tipo de texto Standard;
  • Usamos a fonte times new roman;
  • Utilizamos uma altura de texto de 0.3;
  • Clicamos no botão negrito (B – bold);
  • Escolhemos como cor para o texto o azul;
  • Agora escrevemos no espaço de edição um texto qualquer, e clicamos no botão OK.

Figura 6.88. Escrevendo um texto com a opção multiline.

O resultado do texto que escrevemos aparece na figura 6.89. Observe que podemos escrever textos no AutoCad com as mesmas opções que encontramos nos editores de texto, mas de maneira mais simplificada.

Figura 6.89. Resultado do texto que escrevemos.

6.1.12 Single Line Text

O comando text é usado para a manipulação de textos no AutoCad, que são freqüentemente usados para inserir anotações em nossos desenhos.
A criação de textos pode ser feita  utilizando os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu draw ® text Þ single line text;
  • Teclado: text + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Acessamos o comando text. No prompt de comando aparece “Specify start point of text or [Justify/Style]:”, digitamos 0,0 ® enter (figura 6.90). A opção justify serve para escolhermos se queremos o texto centralizado, justificado, etc. A opção Standard permite escolhermos o tipo de texto;

3. No prompt aparece “Specify height <0.3000>:”, digitamos o valor de 0.25 ® enter (figura 6.90);

4. Agora temos no prompt “Specify rotation angle of text <0>:”, apenas clicamos enter (figura 6.90);

Figura 6.90. Utilizando o comando single line text.

5. Por fim, quando no prompt aparece “Enter text:”, podemos digitar nosso texto na área gráfica. Observamos que conforme vamos digitando o texto no prompt de comando, o mesmo já é inserido na área de trabalho. Para passar para a linha de baixo, clicamos enter. Depois de digitar o que queremos, basta clicarmos enter 2 vezes para sair do comando. Na figura 6.91 temos o resultado do texto que digitamos. Observamos que cada linha de texto agora se comporta como uma entidade geométrica independente.

Figura 6.91. Inserindo um single text

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 226 páginas, comprando o seguinte e-book:

AUTOCAD 2005 - 2D

LIVROS INDICADOS DE AUTOCAD:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI