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AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 16 de 115 - Modificando Entidades Geométricas - Parte 1

Aqui, estudaremos:

  • A barra de ferramentas Modify;
  • Comandos para modificação de entidades geométricas;

Neste capítulo aprenderemos como modificar entidades geométricas. Serão mostradas as principais ferramentas para modificação das mais variadas entidades geométricas.

Para um bom aproveitamento do conteúdo apresentando neste capítulo, o leitor deve ter estudado todos os capítulos anteriores e assimilado o conteúdo apresentado.

7.1 A barra de Ferramentas Modify

A barra de ferramentas modify tem os principais comandos para modificação de entidades geométricas (figura 7.1). Também podemos acessar as ferramentas de desenho pelo menu modify (figura 7.2), na parte superior da interface do AutoCad.

Figura 7.1. Barra de ferramentas Modify.

Figura 7.2. Menu Modify mostrando todas as opções de comando.

Nos próximos tópicos veremos os principais comandos para modificação e/ou edição de entidades geométricas.

7.1.1 Erase

O comando erase é usado para apagar entidades geométricas. Com este comando podemos apagar múltiplos objetos ao mesmo tempo, bem como objetos isolados. Para utilizar o comando erase, vamos fazer o exemplo a seguir:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® erase;
  • Teclado: e + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Vamos criar uma série de linhas, conforme mostrado na figura 7.3.

Figura 7.3. Criando e selecionando linhas.

3. Agora acessamos o comando erase. No prompt de comando aparece a mensagem: “Select objects:”. Podemos selecionar objetos um a um (opção a da figura 7.3) ou grupos de objetos (opção b e c da figura 7.3). Caso não se recorde de como selecionar objetos, leia novamente o capitulo 4.

4. Caso queiramos excluir a última seleção executada, basta digitarmos no prompt de comando u (undo) + enter. Assim, a última linha que selecionamos não estará mais selecionada. Para apagar as linhas selecionadas, basta clicar enter novamente.

7.1.2 Copy  

O comando copy é usado para copiar entidades geométricas. Com este comando podemos copiar tanto objetos isolados como vários objetos simultaneamente. Também podemos entrar com coordenadas para mover os objetos especificando distâncias. Outra opção é utilizar as ferramentas de precisão vistas anteriormente. Para utilizar o comando copy, vamos seguir os passos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® copy;
  • Teclado: co + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Vamos utilizar as mesmas linhas desenhadas anteriormente (figura 7.3).

3. Acessamos o comando copy. No prompt aparece: “Select objects:” (figura 7.4). Selecionamos todas as linhas. Clicamos enter. No prompt aparece: “Specify base point or displacement:” (figura 7.4). Agora podemos escolher um ponto qualquer, clicar com o botão esquerdo do mouse, e em seguida mover o mesmo em qualquer direção. Clicando novamente com o botão esquerdo num local qualquer da área gráfica os objetos são copiados (figura 7.5).

Figura 7.4. Utilizando o comando copy.

Notamos que depois de copiar os objetos pela primeira vez, os mesmos permanecem selecionados caso queiramos copiá-los para outro lugar novamente. Este recurso do AutoCad está disponível somente a partir da versão 2004. Para copiar os objetos novamente, basta clicar com o botão esquerdo do mouse outra vez em qualquer lugar no espaço de trabalho. Para sair do comando copy, basta clicar enter.

Figura 7.5. Copiando as linhas selecionadas.

4. Podemos continuar copiando as linhas selecionadas quantas vezes desejarmos. Temos três opções: copiar o grupo de linhas somente com o mouse (como foi feito anteriormente), com valores (também coordenadas) utilizados em conjunto com o cursor ou com as ferramentas de precisão. Vamos explorar estas opções:

a. Com valores ou coordenadas + cursor

Podemos copiar as linhas com coordenadas nas direções x e y. Vamos continuar no comando copy anterior, somente entrando com valores de coordenadas no prompt de comando. Para isso, vamos seguir os passos abaixo:

  • Entre com os valores (10,5) como par de coordenadas, clicando enter em seguida. Observe que o ponto base para copiar o grupo de linhas corresponde a este par ordenado;
  • Agora clique em um ponto qualquer, e as linhas serão copiadas a partir deste par de coordenadas. Para sair do comando, clique enter.

Outra maneira de utilizar valores com distâncias específicas, é selecionar os objetos, escolher um ponto base qualquer, e depois somente entrar com um valor usando o cursor para definir a direção. Vamos exemplificar este modo de copiar objetos:

  • Entramos no comando e selecionamos novamente as linhas, clicando enter;
  • Quando o AutoCad nos pede para especificar o ponto base, selecionamos um ponto qualquer próximo as linhas (figura 7.6), clicando com o botão esquerdo do mouse.
  • A partir deste ponto base, podemos entrar com valores de coordenadas. Entramos com um valor no prompt, sendo que a direção é definida pela posição do cursor, portanto, o AutoCad moverá os objetos no espaço de trabalho na direção em que o cursor estiver (figura 7.6).

Figura 7.6. Copiando as entidades com distância e direção especificadas pelo usuário.

  • Digite 50 no prompt e enter. Observe que os objetos foram copiados numa distância de 50 unidades do ponto base na direção vertical (direção do cursor). Digite novamente enter para sair do comando copy. Esses recursos do AutoCad são particularmente importantes em desenhos que exijam exatidão nas medidas.
  • Também podíamos ter escolhido outra direção qualquer para o cursor. Faça um teste para ver o resultado obtido.

Na figura 7.7 temos o resultado dos objetos que copiamos.

Figura 7.7. Resultado do comando copy utilizando coordenadas.

b. Com ferramentas de precisão

Podemos copiar o grupo de linhas utilizando as ferramentas de precisão estudadas. Para isso, vamos seguir os passos abaixo:

  • Acessamos o comando copy e selecionamos as linhas;
  • Quando no prompt de comando tiver a mensagem “Specify base point or displacement:”, aproximamos o cursor do inicio da linha. Quando um endpoint aparecer, clicamos no botão esquerdo do mouse para capturar esse ponto de precisão (figura 7.8).

Figura 7.8. Utilizando o comando copy com ferramentas de precisão.

  • Agora, podemos copiar as linhas da maneira que quisermos (como vimos anteriormente), utilizando até mesmo outros pontos de precisão em outras linhas.

Na figura 7.9 temos o resultado da utilização das ferramentas de precisão para copiar as linhas selecionadas. Observamos que as linhas foram copiadas utilizando um endpoint de outra linha.

Figura 7.9. Resultado do comando copy utilizando as ferramentas de precisão do AutoCad.

7.1.3 Mirror

O comando mirror é usado para “espelhar” entidades geométricas, de acordo com um eixo de simetria. Com este comando podemos espelhar tanto objetos isolados como vários objetos simultaneamente. Como eixo de simetria, podemos utilizar um ponto ou eixo de referência qualquer. Neste comando também podemos usar as ferramentas de precisão. Para utilizar o comando mirror, vamos seguir os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® mirror;
  • Teclado: mi + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Utilizamos as linhas desenhadas no exemplo anterior (figura 7.3).

3. Acessamos o comando mirror. No prompt aparece: “Select objects:” (figura 7.10). Selecionamos as linhas.


Figura 7.10. Especificando a linha de simetria.

4. Temos no prompt a mensagem “Specify first point of mirror line:” (figura 7.10). O AutoCad está nos solicitando o primeiro ponto de referência do eixo de simetria. Clicamos então no mesmo endpoint que utilizamos anteriormente para copiar as linhas.

5. Agora, arrastamos o cursor na posição vertical, conforme a figura 7.11, e especificamos o segundo ponto do eixo de simetria, um pouco acima do ponto onde marcamos o primeiro, clicando com o botão esquerdo do mouse novamente quando no prompt de comando aparece “Specify second point of mirror line:” (figura 7.10).

Figura 7.11. Espelhamento das linhas pelo eixo especificado.

6. Agora, basta clicarmos enter para que as linhas sejam espelhadas pro lado oposto das linhas originais (como um espelho). O resultado é mostrado na figura 7.12.

Figura 7.12. Linhas “espelhadas”.

 Dica: Quando estamos especificando o segundo ponto do eixo de simetria, podemos especificar qualquer ponto ao longo dos 360° de uma circunferência. Assim, teremos resultados de mirror diferentes, dependendo do ponto especificado.

 Dica: Quando estamos desenhando peças mecânicas que possuem eixo de simetria, o comando mirror é extremamente útil. Podemos apenas desenhar metade da peça, sendo que a outra metade é gerada com o comando mirror, aumentado o rendimento do trabalho executado.

7.1.4 Offset

O comando offset é usado para copiar entidades geométricas com uma distância previamente especificada. Para utilizar o comando offset, vamos seguir os seguintes passos:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® offset;
  • Teclado: o + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Vamos utilizar as linhas desenhadas do exemplo anterior (figura 7.3).

3. Acessamos o comando offset. No prompt aparece (figura 7.13): “Specify offset distance or [Through] <Through>:” (figura 7.10). Digitamos o valor 10. Na opção Through, primeiro selecionamos o objeto, para depois especificar uma distância. O objeto será copiado para o lado em que o cursor estiver posicionado, caso digitemos o valor via teclado; ou ser copiado com uma distância qualquer, caso utilizemos o mouse.

Figura 7.13. Utilizando o comando offset.

4. No prompt temos: “Select object to offset or <exit>:”. Agora, devemos selecionar as linhas que queremos dar um “offset.” Então basta clicar nas linhas com o botão esquerdo do mouse, direcionar o cursor para o lado que queremos realizar o offset, e clicar novamente no botão esquerdo.

O resultado da utilização do comando offset pode ser visto na figura 7.14. Observamos que com este comando de edição, conseguimos copiar objetos apenas paralelos aos objetos originais. Outro ponto interessante é que podemos realizar offset quantas vezes acharmos necessário, e não somente nos objetos originais, mas em todos os outros objetos que foram gerados dentro do comando.

Figura 7.14. Resultado do offset (linhas azuis).

7.1.5 Array

O comando array é usado para reproduzir entidades geométricas, nas direções X e Y, ou em torno de um ponto central (especificando um raio), com distâncias e raio previamente especificado, respectivamente. Também podemos utilizar este comando para objetos sólidos (3D), tema este que não é abordado neste curso. Para aprender com maiores detalhes esse comando, vamos executar os passos a seguir:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® array;
  • Teclado: ar + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Para utilizar este comando, vamos desenhar um quadrado com um lado de 5 unidades (utilizando o comando rec), com o canto inferior esquerdo localizado na origem do AutoCad (0,0), conforme a figura 7.15.

Figura 7.15. Quadrado para utilizar com o comando array.

3. Acessamos o comando array. Aparece a caixa de diálogo mostrada na figura 7.16. Nesta caixa temos 2 opções principais: Rectangular array (1) e Polar array (2). Vamos estudar cada uma destas opções em separado.

a. Rectangular Array. Esta opção de array nos permite reproduzir objetos nas direções X e Y.
Para utilizar o modo retangular do comando array, vamos seguir os passos abaixo, acompanhando os campos preenchidos na figura 7.17:

  1. Select objects: clicando neste botão podemos selecionar os objetos na área gráfica. Clicamos neste botão e selecionamos o retângulo na área gráfica. Clicamos enter (ou botão direito do mouse) para voltar a caixa de array.
  1. Campo Rows: digite o número 4 (4 objetos).
  1. Campo Columns: digite o número 4.
  1. Campo Row offset: indica a distância entre objetos na direção X, que será de 7 unidades.
  1. Campo Columns offset: indica a distância entre objetos na direção Y, que será também 7 unidades.
  1. Campo Angle of array: indica o ângulo de inclinação com relação a horizontal no sentido anti-horário. O valor do ângulo será 0°.
  1. As opções assinaladas aqui indicam que quando clicamos em seus respectivos botões, podemos selecionar espaçamento de linhas, colunas e ângulo de inclinação a partir de coordenadas na área gráfica, ou utilizando o próprio objeto que está sendo reproduzido. O botão maior permite selecionar espaçamento de linhas e colunas ao mesmo tempo (direções X e Y), os botões do lado permitem selecionar o espaçamento individualmente para cada direção, e o botão de baixo serve para escolhermos um ângulo de inclinação.
  1. Neste espaço temos uma pré-visualização de como os objetos ficarão dispostos no espaço de trabalho de acordo com os valores que especificamos em cada campo anterior. Clicando no botão Preview, podemos visualizar os objetos na área gráfica. Aparece também uma caixa com três opções e, caso seja o resultado esperado, clicamos em “accept”.

Figura 7.16. Caixa de diálogo do comando array.

Figura 7.17. Comando array retangular.

Após especificar cada opção, o resultado do nosso array retangular é mostrado na figura 7.18. Tente modificar alguns parâmetros para ver os resultados obtidos. Observe que os objetos foram reproduzidos na direção positiva dos eixos X e Y. Caso tivéssemos especificado -7 nos dois campos, os objetos seriam reproduzidos para o lado oposto em ambas as direções. Observamos também que o espaçamento efetivo entre objetos é igual ao espaçamento de offset menos o tamanho do objeto na direção X ou Y.

Figura 7.18. Resultado do array retangular.

b. Polar Array. Esta opção de array nos permite reproduzir objetos em torno de um ponto central especificando um raio, sendo que podemos reproduzir objetos 3D também.

Antes de utilizar o comando array polar, vamos desenhar um circulo com o centro nas coordenadas (10,0), e com raio de valor 2.5, conforme a figura 7.19.

Figura 7.19. Circulo para utilizar no polar array.

Para utilizar o modo polar (2) do comando array, vamos seguir os passos abaixo, acompanhando os campos preenchidos na figura 7.20:

Figura 7.20. Comando array polar.

  1. Select objects: clicando neste botão selecionamos os objetos na área gráfica. Clicamos neste botão e selecionamos o circulo no espaço de trabalho.
  1. Center point: especificamos o centro do array (0,0). O raio do array fica definido a partir do momento em que definimos o centro de rotação dos objetos. Como o centro do nosso circulo é 10,0 e o nosso ponto de rotação é 0,0, temos um raio de 10 unidades.
  1. As opções assinaladas aqui indicam que quando clicamos em seus respectivos botões, podemos selecionar o centro dos objetos, bem como ângulo de preenchimento e ângulo entre objetos a partir de coordenadas na área gráfica, ou utilizando o próprio objeto que está sendo reproduzido. O uso de cada botão está associado com o campo ao qual o mesmo está ligado.
  1. Campo Method: indica o método de array. Temos três tipos, conforme a figura 7.21:

Figura 7.21. Métodos de array.

    • Número total de itens e ângulo de preenchimento (usado no exemplo);
    • Numero total de itens e ângulo entre itens;
    • Ângulo de preenchimento e ângulo entre itens.

Observe que ambos os campos mudam seu valor dependendo dos valores dos outros dois campos, independente do método selecionado. Use os outros dois métodos para ver como o array é alterado.

  1. Campo Total number of items: 6 círculos.
  1. Angle to fill: ângulo de preenchimento (distribuição do objeto).
  1. Angle between items: 60° (resultado de 360 /6, ver item 4).
  1. Rotate items as copied: marcando esta caixa de seleção, o circulo é rotacionado e copiado, caso contrario, o mesmo somente é reproduzido em torno da coordenada 0,0; mas sem rotação. Desmarque esta caixa de seleção e visualize o preview para entender a diferença. 
  1. Neste espaço temos uma pré-visualização de como os objetos ficarão dispostos no espaço de trabalho de acordo com os campos especificados anteriormente. Clicando no botão Preview, podemos visualizar os objetos na área gráfica. Também aparece uma caixa com três opções e, caso seja o resultado esperado, clicamos em “accept”.

Na figura 7.22 temos o resultado do comando array polar com as especificações que utilizamos anteriormente. A opção 8 ficaria mais visível caso tivéssemos utilizado o retângulo anterior para executar o array polar. Faça um array polar com o retângulo como exercício.

Figura 7.22. Resultado do comando polar array.

7.1.6 Move

O comando move é usado para mover entidades geométricas, nas direções X ou Y ou ambas, sendo que podemos especificar a distância movendo o mouse ou digitando o valor no prompt, e a direção com o cursor. Também podemos utilizar este comando para mover objetos 3D. Para aprender esse comando, vamos executar os passos a seguir:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® move;
  • Teclado: m + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Para utilizar o comando move, vamos utilizar o circulo do exercício anterior, que tem coordenadas 10,0 (centro do circulo) e vamos movê-lo para o par ordenado 0,0.

3. Acessamos o comando move. Aparece no prompt de comando: “Select objects:”. Clicamos com o botão esquerdo do mouse no circulo, e após com o botão direito.

4. Aparece no prompt de comando: “Specify base point or displacement:”. Podemos selecionar o ponto pelo qual iremos mover o objeto via teclado, digitando as coordenadas, ou com o auxilio das ferramentas de precisão (ver capitulo 5). Vamos utilizar uma ferramenta de precisão. Aproximamos o mouse do centro do circulo até que a ferramenta de precisão center apareça, e clicamos com o botão esquerdo do mouse para capturar esse ponto (figura 7.23).

Figura 7.23. Movendo um círculo.

5. Agora temos no prompt: “Specify second point of displacement or <use first point as displacement>:”. Digitamos as coordenadas 0,0 e pressionamos enter. O circulo é então movido para a origem do sistema.

Observe que podemos usar tanto o mouse com as ferramentas de precisão quanto o prompt de comando para inserir coordenadas manualmente para mover um objeto, caso conheçamos o posicionamento do mesmo em nosso espaço de trabalho. Podemos mover os objetos também sem valor especifico nenhum, ou seja, para qualquer local da área gráfica.
Também podemos mover mais de um objeto ou um grupo de objetos, utilizando os modos de seleção vistos no capitulo 4, com os mesmos passos usados para mover o circulo neste exercício. Na figura 7.24, temos o circulo movido das coordenadas 10,0 para as coordenadas 0,0 (centro do sistema).

Figura 7.24. Circulo movido com o comando move.

7.1.7 Rotate

O comando rotate é usado para rotacionar entidades geométricas em qualquer direção, sendo que podemos especificar ângulos movendo o mouse ou digitando o valor no prompt de comando. Também podemos utilizar este comando para rotacionar objetos 3D, sendo que não abordamos o rotate 3D neste curso. Para aprender o comando rotate, vamos executar os passos a seguir:

1. Modos de acesso

  • Menu modify ® rotate;
  • Teclado: ro + enter;
  • Barra de ferramentas .

2. Para utilizar o comando rotate, vamos utilizar um retângulo com coordenadas (0,0) e (4,7), conforme a figura 7.25.

Figura 7.25. Retângulo utilizado para o comando rotate.

3. Acessamos o comando rotate. Aparece no prompt de comando: “Select objects:” (figura 7.26). Clicamos com o botão esquerdo do mouse no retângulo, e após com o botão direito. Podemos também selecionar múltiplos objetos para rotacionar.

Figura 7.26. Parâmetros do comando rotate.

4. Aparece no prompt de comando: “Specify base point:”. Podemos selecionar o ponto pelo qual iremos mover o objeto via teclado, digitando as coordenadas, ou com o auxilio das ferramentas de precisão (ver capitulo 5). Vamos utilizar coordenadas. Digitamos 0,0 e enter (figura 7.26).

5. Agora temos no prompt: “Specify rotation angle or [Reference]:”. Digitamos 90 para o valor do ângulo e enter, conforme a figura 7.26. Então o objeto é rotacionado 90° no sentido anti-horário (padrão do AutoCad). Caso queiramos que o objeto rotacione no sentido inverso, basta inserir o valor -90 no prompt. Na figura 7.27 temos o retângulo rotacionado.

Figura 7.27. Resultado do comando rotate utilizado.

O sub-comando “Reference”, caso queiramos utilizá-lo, serve para que especifiquemos um ângulo de referência inicial no objeto, ou seja, caso utilizemos um ângulo de referência de 30°, o valor do ângulo de rotação do objeto vai ser aquele especificado pelo usuário menos o ângulo de referência. Exemplo: ângulo de referência: 30°; ângulo especificado: 90°; ângulo total de rotação: 60°. Na figura 7.28 temos o mesmo retângulo rotacionado com um ângulo de 90° e com um ângulo de referência de 30°. Faça este teste no AutoCad para entender como o parâmetro “Reference” funciona.

Figura 7.28. Utilizando o comando rotate com ângulo de referência.

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