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AutoCad 2005 -2D Autor: Silvio Rodrigo de Lima |
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Lição 17 de 115 - Modificando Entidades Geométricas - Parte 2 | |||
O comando scale serve para aumento ou diminuição do tamanho das entidades geométricas, sem a necessidade de editarmos partes isoladas das mesmas, o que seria mais trabalhoso. Também podemos utilizar este comando em objetos 3D, não sendo abordado neste curso. Para aprender o comando scale, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Para utilizar o comando scale, vamos utilizar o retângulo do exercício anterior. 3. Acessamos o comando scale. Aparece no prompt de comando: “Select objects:” (figura 7.29). Clicamos com o botão esquerdo do mouse no retângulo, e após no botão direito. Podemos também selecionar múltiplos objetos para aplicar um fator de escala. Figura 7.29. Parâmetros do comando scale. 4. Aparece no prompt de comando: “Specify base point:”. Vamos selecionar o ponto pelo qual iremos aplicar uma escala no objeto via teclado, digitando as coordenadas 0,0 (origem do sistema) conforme a figura 7.29. 5. Agora temos no prompt: “Specify scale factor or [Reference]:”. Digitamos 2 para o fator de escala e enter, conforme a figura 7.29. Então o objeto sofre um aumento de 2 vezes no tamanho, em ambas as direções. Caso o valor especificado seja menor que 1 (por exemplo, 0.5) o objeto fica com metade do tamanho original, em vez de sofrer um aumento de 2 vezes. Observamos que antes tínhamos um retângulo de 4 x 7 unidades, sendo que depois do uso do comando scale com um fator de 2x, o retângulo passou a ter dimensões 8 x 14, conforme mostrado na figura 7.30. Faça um exercício com o comando scale utilizando fatores de escala menores que 1 pra ver os resultados obtidos. Figura 7.30. Resultado do comando scale com um fator de 2x. O sub-comando “Reference” do comando Scale aplica uma escala aos objetos selecionados baseado em um comprimento de referência e em um novo comprimento especificado. Se o novo comprimento for mais longo que o comprimento de referência, o objeto é ampliado. Figura 7.31. Utilizando o sub-comando reference. Observe na figura 7.32 o retângulo original ampliado. Como tínhamos um comprimento de referência de 1.5, e um novo comprimento de 3, o objeto é aumentado 2 vezes, pois 3 é exatamente o dobro do comprimento padrão (1.5). O AutoCad então se baseia no comprimento de referência na hora de especificar um novo comprimento de escala para o objeto. Figura 7.32. Retângulo ampliado com a opção reference. O comando stretch serve para alongar ou diminuir as bordas das entidades geométricas com valores exatos ou não (com o uso do prompt ou mouse respectivamente), possibilitando a edição de partes isoladas das mesmas. Também podemos utilizar este comando em objetos 3D. Para aprender o comando stretch, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Para utilizar o comando stretch, vamos desenhar um retângulo com 5 unidades na direção X e 3 unidades na direção Y, sendo o ponto inicial a origem, conforme a figura 7.33. Figura 7.33. Retângulo para o comando stretch. 3. Acessamos o comando stretch. Aparece no prompt de comando: “Select objects:”. Observe que no prompt de comando aparece a mensagem especificando que devemos utilizar um dos seguintes métodos de seleção: crossing-window ou crossing-polygon (figura 7.34). Isso significa que devemos abrir um retângulo de seleção no objeto. Caso você tenha dúvidas sobre modos de seleção consulte o capitulo 4. Figura 7.34. Modos de seleção no comando stretch. Na hora de selecionar o objeto, procedemos como na figura 7.35, selecionado a borda direita do retângulo. Novamente aparece a mensagem “Select objects” no prompt, caso quisermos selecionar outro objeto. Após selecionar a borda, clicamos com o botão direito do mouse. Figura 7.35. Fazendo o retângulo de seleção. 4. Aparece no prompt de comando: “Specify base point or displacement:”. Vamos selecionar o ponto pelo qual iremos aplicar a elongação no objeto através da ferramenta de precisão endpoint clicando com o botão esquerdo do mouse no canto superior direito do retângulo, conforme a figura 7.36. Figura 7.36. Selecionando o ponto de elongação. 5. Agora temos no prompt: “Specify second point of displacement or <use first point as displacement>:”. Observamos que o mouse fica solto, sendo que podemos especificar o segundo ponto de elongação em qualquer local no espaço de trabalho. Movimentamos o cursor na horizontal para a direita, especificamos um valor de 3 unidades e clicamos enter. O objeto sofre um aumento no eixo X de 3 unidades, ficando com um comprimento total de 8 unidades. Podemos também diminuir o objeto, sendo que para isso bastava que movêssemos o cursor para a esquerda. Neste último caso, o comprimento final ficaria em 2 unidades (5 – 3). O resultado do retângulo alterado é mostrado na figura 7.37. Figura 7.37. Resultado do comando stretch. O comando trim tem como finalidade “cortar” partes de entidades geométricas que formam intersecções com outras entidades. Como exemplo, podemos ter 2 linhas que se cruzam, ou uma linha e um círculo. Para aprender sobre o comando trim, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Para utilizar o comando trim, vamos desenhar um retângulo com 7 unidades na direção X e 3 unidades na direção Y, sendo o ponto inicial a origem. Também vamos desenhar 2 círculos, ambos com 1 unidade de raio, com centros nas coordenadas (1.5, 3) e coordenadas (5.5, 3). O desenho é mostrado na figura 7.38. Figura 7.38. Objetos para uso do comando trim. 3. Acessamos o comando trim. Aparece no prompt de comando: “Select objects:”. Clicamos com o botão esquerdo do mouse nos três objetos para selecioná-los e, a seguir, com o botão direito. 4. Aparece no prompt de comando: “Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/Undo]:”. Agora vamos selecionar as partes dos objetos que queremos cortar. Clicamos com o botão esquerdo do mouse nos pontos indicados na figura 7.39, na ordem em que estão marcados (tente chegar ao mesmo resultado da figura 7.40 cortando os objetos em outras seqüências). Para sair do comando trim, basta pressionar enter. Observamos que os objetos vão sendo cortados na intersecção com o outro objeto. Também poderíamos ter cortado o lado oposto dos círculos, ou seja, sua parte inferior. Outra coisa que é possível fazer é cortar mais de uma vez a mesma entidade, caso esta esteja interceptando mais de um objeto ao mesmo tempo. Figura 7.39. Ordem de trim dos objetos. Na figura 7.40 temos o resultado da aplicação do comando trim nos dois círculos e no retângulo. Figura 7.40. Resultado da aplicação do comando trim. O comando extend, ao contrário do comando trim, tem como finalidade “estender” as extremidades das entidades geométricas até a intersecção com outras entidades. Vamos utilizar o desenho do exercício anterior (figura 7.40) para exemplificar o uso deste comando. Para aprender como utilizar o comando extend, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Acessamos o comando extend. Aparece no prompt de comando: “Select objects:”. Clicamos com o botão esquerdo do mouse nos 2 segmentos de arco (círculos anteriormente) para selecioná-los, sendo que estes 2 objetos vão ser os “limitadores” da linha entre eles, que será estendida. Em seguida clicamos no botão direito do mouse. 3. Aparece no prompt de comando: “Select object to extend or shift-select to trim or [Project/Edge/Undo]:”. Agora vamos clicar com o botão esquerdo do mouse nas extremidades da linha central, conforme a figura 7.41. Figura 7.41. Seqüência do comando extend. Na figura 7.42, temos o resultado final da aplicação do comando extend. Como no comando trim, podemos estender o mesmo objeto mais de uma vez, com a condição de que o mesmo tenha uma região de intersecção com outro objeto quando novamente “estendido”. Figura 7.42. Resultado do comando extend. A linha em azul é o resultado da ação deste comando. O comando chamfer, como o próprio nome sugere, é usado para “chanfrar” cantos em 90° nos objetos, mas pode ser usado também para chanfrar o cruzamento de 2 linhas perpendiculares. Para aprender como utilizar o comando chamfer, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Acessamos o comando chamfer. Aparece no prompt de comando: “Select first line or [Polyline/Distance/Angle/Trim/Method/mUltiple]:”. Vamos analisar as opções (figura 7.43): Figura 7.43. Opções do comando chamfer.
Figura 7.44. Usando o chamfer com a opção trim.
Para selecionarmos as opções, como explicado anteriormente, basta digitarmos a letra em maiúsculo da opção e enter. Clique esc para sair do comando chamfer. 3. Vamos desenhar um retângulo com os pares ordenados (0,0) e (7,3). 4. Acessamos o comando chamfer. Aparece no prompt de comando: “Select first line or [Polyline/Distance/Angle/Trim/Method/mUltiple]:”. Digite D + enter (figura 7.45). O default do AutoCad (padrão) é a distância com um valor 0. Figura 7.45. Definindo as distâncias de chanfro. 5. No prompt aparece (figura 7.45): “Specify first chamfer distance <0.0000>:”, então digitamos o valor 1 e enter. Então temos que definir a segunda distância: “Specify second chamfer distance <0.0000>:”. Digitamos 1 novamente e enter. Com esses valores, estamos especificando um ângulo de 45°. 6. Agora temos no prompt de comando (figura 7.45): “Select first line or [Polyline/.../mUltiple]:”. Clique nas linhas do retângulo desenhado anteriormente indicadas na figura 7.46 com o botão esquerdo do mouse. No segundo clique, o AutoCad sai automaticamente do comando chamfer (exceto na opção multiple). Figura 7.46. Escolhendo os lados do retângulo para chanfrar. Na figura 7.47 temos o resultado da aplicação do comando chamfer no retângulo. Como teste, aplique chanfros nos 3 cantos restantes do retângulo explorando as outras opções explicadas anteriormente. Figura 7.47. Resultado do comando chamfer. O comando fillet é usado para arredondar os cantos dos objetos. Para aprender como utilizar o comando fillet, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Acessamos o comando fillet. Aparece no prompt de comando: “Select first object or [Polyline/Radius/Trim/mUltiple]:”. Vamos analisar as opções (figura 7.48): Figura 7.48. Opções do comando fillet. Polyline. Quando queremos utilizar este comando para arredondar polylines (retângulos, polígonos, etc). Todos os cantos são arredondados ao mesmo tempo nesta opção. Radius. Esta opção serve para escolhermos a dimensão do raio de arredondamento. O padrão do AutoCad para esta opção é o valor 0, mostrado no prompt (cantos com 90°). Trim. Na opção trim, arredondamos e cortamos os objetos ao mesmo tempo, como no comando chamfer. Caso tenhamos um valor de fillet 0, ficaremos com um canto vivo na intersecção (canto 90°). Na figura 7.49 temos um exemplo de uso desta opção com valor 0. Figura 7.49. Usando o fillet com a opção trim. Multiple. Esta opção serve para aplicarmos fillet em vários objetos ao mesmo tempo, como no comando chamfer. 3. Vamos utilizar o retângulo do exercício anterior para usar o comando fillet. Digitamos r + enter para editar o valor de raio do fillet. No prompt aparece: “Specify fillet radius <0.0000>:”, entramos com o valor 1 e clicamos enter novamente, conforme a figura 7.50. Figura 7.50. Especificando um valor de raio para o fillet. 4. Aparece novamente no prompt de comando: “Select first object or [Polyline/.../mUltiple]:”. Clicamos então com o botão esquerdo do mouse nos locais indicados na figura 7.51. No segundo clique, o canto do retângulo é arredondado e automaticamente saímos do comando fillet. Figura 7.51. Usando o comando fillet. Na figura 7.52 aparece o resultado do comando fillet aplicado no retângulo. Notamos também que no canto inferior direito temos o chanfro criado no exercício anterior. Figura 7.52. Comando fillet aplicado ao retângulo. Vamos explorar mais uma opção do comando fillet: polyline. Os mesmos passos executados aqui podem ser usados no comando chamfer visto anteriormente. Vamos treinar esta opção então: Primeiro vamos desenhar outro retângulo [coordenadas - (0,0) e (8,4)]; Figura 7.53. Utilizando a opção polyline.
Na figura 7.54 aparece o resultado do comando fillet usado com a opção polyline aplicado ao retângulo. Figura 7.54. Resultado do comando fillet usado com a opção polyline.
O comando explode é usado para “explodir” os objetos, isto é, separá-los em entidades unitárias (por exemplo, um retângulo em 4 linhas) para editar cada parte individualmente. Para aprender como utilizar o comando explode, vamos executar os passos abaixo: 1. Modos de acesso
2. Acessamos o comando explode. Aparece no prompt de comando: “Select objects:”. Vamos utilizar o retângulo que usamos no último exemplo do comando fillet. Clique no retângulo com o botão esquerdo do mouse. Note que o cursor ainda está na forma de seleção de objetos, caso quiséssemos selecionar outros objetos. 3. Como não temos outros objetos para selecionar, clicamos no botão direito do mouse para explodir os objetos. Depois do enter, o AutoCad sai do comando explode. Agora com o cursor vamos clicando nos objetos com o botão esquerdo do mouse e vemos que o retângulo se dividiu em 4 linhas e 4 arcos, ou seja, está dividido em partes unitárias. Na figura 7.55 temos o retângulo com todas as entidades geométricas separadas, sendo que as mesmas aparecem em pontilhado por estarem selecionadas. Observamos também os pontos de precisão dos objetos marcados em azul. Figura 7.55. Aplicação do comando explode. |
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