NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivroautocad2d › Capítulo 1 : 18
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 18 de 115 - Layers no AutoCad

Neste capítulo, estudaremos:

  • Tipos de Layers;
  • Criando e Modificando Layers;
  • Usando Layers.

No presente capítulo abordaremos o uso de layers, que nada mais são do que camadas que utilizamos para organizar os elementos dos nossos desenhos no AutoCad. Com as layers, podemos definir o tipo, a cor e a espessura das linhas que vamos utilizar no desenvolvimento de nossos projetos. As layers também desempenham um importante papel na hora da impressão de nossos desenhos, pois definem o resultado final da impressão das camadas que utilizamos na área gráfica do AutoCad.

8.1 Tipos de Layers

Antes de executarmos um desenho qualquer no AutoCad, é interessante que seja definido o tipo de layer que será utilizado para cada elemento gráfico do conjunto. Geralmente, as empresas de engenharia já têm um modelo bem definido dos tipos de layers que são utilizados pelos projetistas. Como exemplo, podemos ter layers para linhas de centro, linhas de contornos de peças, linhas de paredes, etc.
Na figura 8.1 temos exemplos de alguns tipos de layers utilizadas em desenho mecânico.

Figura 8.1. Alguns tipos de layers.

8.2 Criando e Modificando Layers

O processo de criação de layers no AutoCad é extremamente simples. Podemos definir uma infinidade de tipos de layers, conforme nossas necessidades. Antes de criarmos algumas camadas, vamos explorar a barra de ferramentas layers (figura 8.2), e o gerenciador de propriedades de layers, mostrado na figura 8.3.

Figura 8.2. Barra de ferramentas layers.

Vamos descrever cada um dos elementos da barra de ferramentas layers:

  1. Layer Properties Manager. Gerenciador das propriedades do layer. Clicando neste botão abre a caixa de diálogo mostrada na figura 8.3. Nesta caixa de diálogo que gerenciamos as propriedades dos layers, ou seja, executamos as modificações necessárias.
  2. Menu de seleção de Layers. Neste menu podemos visualizar as layers que estão disponíveis para uso. A layer que aparece (layer 0) é a layer que está atualmente selecionada para uso na área gráfica. A layer 0 é padrão do AutoCad.
  3. Make Object’s Layer Current. Quando pressionamos este botão, o AutoCad nos pede para selecionar um elemento e torna o layer deste elemento o layer corrente (atual).
  4. Layer Previous. Esse comando desfaz as últimas configurações de layer, mas não alteram no desenho as mudanças feitas na layer. Ou seja, altera somente as configurações.

Agora vamos criar algumas layers, usando o Layer Properties Manager. Para carregar a caixa de diálogo do gerenciador de layers, clique no ícone (1) da figura 8.2. O gerenciador de layers aparece abaixo, na figura 8.3.
Vamos estudar os elementos do gerenciador de layers:

  1. New Layer. Cria uma nova layer.
  2. Delete Layer. Exclui a layer selecionada.
  3. Set Current. Torna a layer selecionada disponível para uso.
  4. Status. Mostra a layer corrente.
  5. Name. Mostra os nomes das layers.
  6. On. Coluna que mostra se as layers estão ligadas ou desligadas. Caso a “lâmpada” esteja apagada, todos os elementos da área gráfica feitos com a layer em questão são “apagados” do espaço de trabalho, mas não excluídos.
  7. Freeze. Os objetos contidos em camadas “freeze” não são mostrados, regenerados, ou impressos.
  8. Lock. As entidades geométricas que estão na condição “Lock” ficam travadas, não sendo possível editar ou alterar suas propriedades.
  9. Color. Nesta coluna definimos as cores dos nossos layers.
  10. Linetype. Neste campo definimos o tipo de linha da layer (tracejada, centro, continua, etc).
  11. Lineweight. Neste campo definimos a espessura da layer.
  12. Plot Style. Nesta coluna definimos o estilo de impressão da layer.
  13. Plot. Objetos desmarcados na camada plot não serão impressos.
  14. Description. Campo para inserir uma descrição da camada.
  15. Current layer. Neste campo aparece a layer que está sendo usada na área gráfica.


Figura 8.3. Gerenciador das propriedades de layer.

Agora que estamos familiarizados com as funções do gerenciador de layers, vamos criar uma layer para exemplificar o processos de criação destas. Para construir uma nova layer, vamos seguir os passos abaixo:

1. Clicamos no botão New layer .

2. Na caixa do gerenciador aparece uma nova layer, conforme mostrado na figura 8.4. Vamos nomear a layer como “centro”.

 
Figura 8.4. Criando uma layer.

3. Agora vamos trocar a cor da layer. Clicamos no campo color  correspondente a layer centro. A caixa de diálogo Select Color (figura 8.5) é mostrada. Escolhemos a cor vermelha (no campo index color, a cor n° 1) e clicamos no botão OK, voltando ao gerenciador de propriedades. Observamos que o campo color da layer centro muda de white para red, indicando que a cor selecionada foi aplicada a layer.

4. Agora vamos trocar o tipo da layer (campo linetype). Clicamos no campo linetype  correspondente a layer centro. A caixa de diálogo Select Linetype (figura 8.6) aparece. Como temos somente linhas do tipo contínuo, precisamos carregar o tipo de linha correspondente a linhas de centro. Para isso, clicamos no botão Load..., na parte inferior da caixa de diálogo. Uma nova caixa de diálogo, denominada Load or Reload Linetypes, aparece, conforme a figura 8.7. Nesta caixa, clicamos na coluna linetype em um tipo qualquer de linha, e apertamos a tecla C. A primeira opção que aparece é o tipo de linha center. Basta então clicarmos OK nesta caixa, e essa linha será carregada na caixa Select Linetype. Após isso, selecionamos o tipo de linha center e clicamos novamente no botão OK, para carregar o tipo de linha center para a layer que estamos definindo (figura 8.8).

 


Figura 8.5. Modificando a cor do layer.

        
Figura 8.6. Modificando a tipo de linha do layer.

Figura 8.8. Carregando o tipo de linha center.

5. O próximo passo consiste em modificar a espessura da linha de centro, pois a mesma, conforme norma de desenho técnico deve ser mais fina que as linhas de contorno do desenho. Para isso, clicamos no campo Lineweight (figura 8.9). Selecionamos a espessura de 0.15 mm e clicamos no botão OK. Assim, nossa layer centro terá uma espessura pequena.

                                                          
Figura 8.9. Alterando a espessura da layer.

6. Por fim, clicamos no botão Set Current  para tornar nossa layer centro a layer que está atualmente selecionada para uso na área gráfica.

Na figura 8.10 temos uma visão geral de como deve ter ficado a layer centro depois de todas as configurações terem sido efetuadas.


Figura 8.10. Layer centro com as modificações.

Como exercício, crie mais algumas layers, conforme a figura 8.11. Certifique-se que os campos On, Freeze e Lock estejam todos conforme a layer centro criada anteriormente. Usaremos as layers criadas no desenho de uma peça, que será um tutorial abordado no último capitulo desta apostila.

                                      Figura 8.11. Layers criadas.

8.3 Usando Layers

As layers podem ser usadas a qualquer momento na criação de nossos desenhos no AutoCad (a layer deve estar destravada e ligada). Quando modificamos uma determinada layer, todos os objetos que pertencem a esta camada são atualizados com as modificações que foram executadas na layer.
Podemos selecionar layers para objetos através da barra Layer. Também podemos selecionar o objeto, e depois a layer a qual o mesmo pertence. Vamos estudar como fazer esse processo:

1. Na barra layer, verificamos que a layer atual é a chamada “centro”. Vamos trocar a layer corrente para a layer 0, padrão do AutoCad. Para isso, basta acessar através do menu flutuante a layer 0, conforme a figura 8.12.

Figura 8.12. Selecionando a layer 0 como corrente.

2. Agora, vamos desenhar uma linha na área gráfica, com as coordenadas 0,0 e 200,0. Depois de desenhada a linha, se clicarmos na mesma com o cursor, veremos que a mesma está contida no layer 0. Agora, com a linha selecionada, abrimos novamente o menu flutuante na barra layer, e escolhemos a layer centro. Observamos então que a cor e o tipo de traço da linha se modificam, de acordo com as propriedades do layer selecionado (só podemos observar as diferenças de espessura depois da impressão do desenho). O resultado da alteração da layer pode ser visto na figura 8.13. Como vimos, o método para usar layers ou trocar a layer de um objeto é muito simples.


Figura 8.13. Usando layers.

3. Vamos explorar a barra Properties, conforme a figura 8.14. As opções desta barra permitem que selecionemos um objeto e alteremos as propriedades da layer do mesmo. No entanto, não alteramos a layer original, apenas o objeto atualmente selecionado. Isto é muito útil quando precisamos efetuar pequenas modificações no layer, não havendo assim a necessidade de criar um novo layer apenas devido à modificação de um parâmetro. Entretanto, quando esta modificação for usada em vários objetos, já é aconselhável a criação de uma nova layer, a fim de evitar trabalhos de reparo no desenho.

Figura 8.14. Alterando parâmetros do layer nos objetos.

Como treino, desenhe alguns objetos com as layers que você criou, modifique alguns parâmetros através da barra Properties, e depois confira as layers originais no gerenciador de propriedades. Observe que a layer original não é modificada, apenas o parâmetro da layer no objeto selecionado.

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 226 páginas, comprando o seguinte e-book:

AUTOCAD 2005 - 2D

LIVROS INDICADOS DE AUTOCAD:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI