NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivroautocad2d › Capítulo 1 : 20
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
AutoCad 2005 -2D
Autor: Silvio Rodrigo de Lima
Lição 20 de 115 - Plotando um Desenho no AutoCad

Neste capítulo, estudaremos:

  • Como configurar a plotter (impressora);
  • Adicionando uma plotter;
  • Editando os arquivos de configuração da plotter;
  • Criando estilos de plotagem.

Neste capitulo estudaremos como a impressão de um desenho é realizada no AutoCad. Veremos que imprimir no AutoCad não é uma tarefa tão simples como em outros softwares que estamos acostumados a utilizar.
Também veremos como adicionar uma plotter, bem como editar suas configurações para atender as nossas necessidades específicas.
Por fim, criaremos estilos de plotagem para “personalizar” nossas impressões no AutoCad.

A impressão de desenhos não será realizada neste capitulo. Faremos a impressão de um desenho após o término do capitulo 11, onde vamos fazer um tutorial passo a passo de criação de uma peça no AutoCad, a fim de englobar todos os conhecimentos apresentados até o momento.

10.1 Como configurar a plotter (Impressora)

No AutoCad 2005 podemos ter configurados vários plotters e impressoras simultaneamente. A saída dos arquivos de impressão pode ter vários formatos, que podem ser utilizados tanto para exportação para outros programas como para publicação na Web.
Até o AutoCad 2000, eram utilizados drivers ADI (Autodesk Device Interface). A partir do AutoCad 2002, passou-se a utilizar drivers HDI (Heidi Device Interface). Os drivers HDI servem como uma interface que possibilita o uso de periféricos (como impressoras) para trabalhar com o AutoCad e outros produtos da Autodesk.
Com o driver HDI, podemos usar a plotter ou impressora que temos configurado no Windows. Sendo assim, podemos utilizar qualquer dispositivo de impressão suportado pelo mesmo. Podemos utilizar a interface HDI para escolher padrões de impressão para o AutoCad que são diferentes daqueles que utilizamos em outros aplicativos Windows.
Se você utiliza mais do que uma impressora, você pode selecionar qual vai ser usada para o AutoCad.
Para obter bons resultados, devemos utilizar a impressora de sistema do Windows e os drivers de plotter do AutoCad do seguinte modo:

  • Usar o driver HDI Autodesk apropriado para sua impressora em vez da impressora de sistema do Windows, a menos que você tenha uma impressora HP DesignJet. A HP fornece um driver de impressora para as DesignJets que é otimizado para uso com o AutoCad.
  • Use a impressora de sistema do Windows para dispositivos de saída sem penas (as penas definem a espessura das linhas de impressão, veja o capitulo 8 sobre Layers), tais como impressoras laser.

A configuração de uma impressora de sistema do Windows para o AutoCad consiste de 2 etapas:

  • Configurando a impressora de sistema no Windows (veja a documentação da Microsoft para seu sistema operacional);
  • Configurando a impressora de sistema como uma plotter do AutoCad usando o “Add-a-Plotter wizard”.

Este tópico serviu apenas para dar uma visão geral de como funciona o sistema de impressão no AutoCad, bem como as possíveis maneiras de se configurar uma impressora para uso com o mesmo. Para configurar uma plotter, primeiro vamos ver como adicionar a mesma para utilizar no AutoCad. Este será o assunto do próximo tópico.

10.2 Adicionando uma Plotter

Agora que aprendemos um pouco sobre as configurações de impressão do AutoCad, vamos ver como criar e configurar uma plotter para usar com o AutoCad. Para exemplificar o uso de criação e configuração de uma impressora de sistema, vamos executar os passos descritos abaixo:

1. Modos de acesso

  • Menu Tools > Wizards > Add Plotter;
  • Menu File > Plotter Manager > Add-A-Plotter Wizard;
  • Teclado: plottermanager > Add-A-Plotter Wizard.

2. A caixa de diálogo Add Plotter (figura 10.1) aparece:


Figura 10.1. Adicionando uma plotter.

Clique em Avançar >. A caixa de diálogo da figura 10.2 aparece. Observe que temos 3 opções de plotter que serão apresentadas:

  • My Computer: os parâmetros do plotter são configurados pelo driver HDI e o controle do plotter será feito pelo computador;
  • Network Plotter Server: os parâmetros do plotter são configurados pelo driver HDI, e o mesmo será controlado por um servidor de rede;
  • System Printer: esta opção utiliza uma das impressoras do sistema configuradas no Windows, sendo que podemos especificar parâmetros default diferentes para impressão com o AutoCad


Figura 10.2. Opções de plotter.

3. Vamos utilizar a opção “System Printer”, deste modo, utilizaremos a impressora do sistema configurada para o Windows. Clicamos novamente em Avançar >. A janela da figura 10.3 aparece.

Dica 1: Se caso o fabricante de sua impressora não estiver na lista que aparece, você precisará buscar um driver HDI no site do mesmo. Assim, após ter o driver HDI, retorne ao wizard para adicionar uma plotter e, quando chegar na janela da figura 10.3, clique no botão “Have Disk”. Assim, o AutoCad abre uma nova janela para você buscar o driver HDI no diretório onde você tem o mesmo salvo.
Caso o fabricante esteja na lista, basta selecioná-lo na caixa à esquerda, e na caixa da direita selecionar o modelo de sua impressora.

4. No exemplo, a impressora que utilizaremos é o modelo jato de tinta da Epson “Stylus C60 Series”. Clicamos novamente no botão Avançar >.

5. Na janela da figura 10.4, o AutoCad nos pede se queremos importar um arquivo de estilo de plotagem (extensão *.PCP ou *.PC2) para a nova plotter que estamos definindo para uso em nossas impressões. Os arquivos de estilo de plotagem são aqueles em que temos definidos parâmetros como tamanho de papel, penas (que definem as espessuras), otimizações para a plotter, portas que estão sendo usadas para a impressora, etc.
         Vamos clicar no botão Avançar >, sem importar nenhum arquivo de estilo de impressão. Configuraremos nosso estilo de plotagem mais tarde.

OBS: a extensão do arquivo de configuração da plotter que estamos criando é *.PC3. Para visualizar os arquivos das plotters criadas pelo AutoCad, devemos ir ao menu File > Plotter Manager. Assim, o diretório contendo os arquivos *.PC3 é aberto com o Windows Explorer.


Figura 10.3. Escolhendo o modelo da impressora de sistema.


Figura 10.4. Opção de importação de arquivo *.PCP ou *.PC2.

6. No próximo passo, temos apenas que definir o nome da nossa plotter. Para nosso exemplo, o nome será “EPSON Stylus C60”, conforme mostrado na figura 10.5. Clicamos no botão Avançar >.


Figura 10.5. Atribuindo um nome para a plotter.

7. Na janela da figura 10.6, somos avisados que a plotter foi instalada com a configuração default. Para modificarmos os padrões de configuração clicamos no botão Edit Plotter Configuration (1). Uma janela conforme a mostrada na figura 10.7 aparece possibilitando a alteração das configurações da plotter instalada.


Figura 10.6. Finalizando o processo de criação da plotter.

Figura 10.7. Editando as configurações da plotter.

Opcionalmente, também podemos executar um teste de calibração na plotter. Para isso, basta clicarmos no botão Calibrate plotter (2). A janela da figura 10.8 é mostrada com as opções de calibração.
Devemos atentar para o fato de que todas as modificações feitas nas opções (1) e (2) afetam diretamente as configurações da plotter instalada.

O tipo de configuração utilizada depende muito das aplicações e do tipo de impressora que cada um está utilizando, portanto, fica a cargo de cada usuário definir seus próprios parâmetros de configuração.
Ademais, caso não queiramos alterar as configurações da plotter, clicamos no botão Concluir. Assim, terminamos de configurar uma plotter para utilizar com o AutoCad.

Se quisermos editar parâmetros da nossa plotter, podemos abrir o gerenciador de plotters, clicando no menu File > Plotter Manager. Então basta dar um duplo clique sobre o nome da plotter, e editar as configurações que se fizerem necessárias.


Figura 10.8. Opções de calibração da plotter.

10.3 Editando os Arquivos de Configuração da Plotter

O Plotter Configuration Editor (figura 10.7) apresenta três abas:

  • General: contém informações básicas sobre o plotter - nome, modelo, informações de driver, localização do arquivo de calibração PMP, entre outros;
  • Ports: contém informações sobre a comunicação entre o plotter e o computador. Através desta aba podemos alterar a porta de comunicação usada ou redirecionar a impressão para outro computador da rede onde a plotter esteja fisicamente conectada;
  • Device and Document Settings: contém opções que dependem do tipo de impressora conectada. Essa aba apresenta as diferentes configurações da plotter que podemos editar. As configurações disponíveis para a plotter que foi instalada são listadas abaixo:
    • Media: especifica o tamanho do papel, fonte, tipo e destino;
    • Graphics: especifica a configuração para a impressão vetorial, tipo raster e de fontes True Type;
    • Custom Properties: mostra as configurações customizadas do driver da impressora instalado;
    • User-Defined Paper Sizes & Calibration: podemos personalizar o tamanho do papel, bem como adicionar, excluir ou alterar seu tamanho, calibrar o plotter, e associar um arquivo PMP ao arquivo PC3 da plotter.

Deste modo, podemos otimizar vários aspectos de configuração da nossa plotter, a fim de atender às nossas necessidades especificas de trabalho.

10.4 Criando Estilos de Plotagem

Até a versão 14 do AutoCad, as definições de penas e as cores dos objetos eram combinados para determinar o peso dos traços, os tipos de linhas e as cores de um desenho quando impresso. Esses parâmetros podiam ser ajustados durante o processo de impressão.
A partir do AutoCad 2002, foi criada uma tabela de estilos de plotagem, a qual controla os parâmetros de impressão do desenho. Foi criada também uma nova propriedade para os objetos, chamada PlotStyle (estilo de plotagem), que é atribuída aos objetos do desenho por camada (ByLayer) ou por objeto. Além disso, foi criada a propriedade LineWeight, indicando a espessura do traço impresso, podendo ser definida por objeto ou por layer. Os parâmetros definidos na tabela de estilos se sobrepõem às propriedades dos objetos no desenho. As tabelas de estilos de plotagem são independentes do plotter.
Existem dois tipos de tabelas de estilos de plotagem que podem ser definidas no AutoCAD 2005:

  • Tabelas de estilos nomeados (*.STB): Não dependem da cor dos objetos, mas da propriedade PlotStyle para determinar como os objetos serão impressos;
  • Tabelas dependentes de cor (*.CTB): Determinam como os objetos do desenho serão impressos baseando-se na cor destes. Desenhos que utilizam estilos de plotagem dependente de cor apresentam a propriedade PlotStyle desabilitada.

A definição de qual estilo de plotagem (nomeado ou dependente de cor) será usada no desenho é feita pelo menu Options > aba “Plot and Publish” > botão Plot Style Table Settings, localizado no canto inferior direito. O campo onde podemos definir o estilo de plotagem no AutoCad é mostrado na figura 10.9.
Vamos estudar estes tipos de tabelas de estilos de plotagem nos próximos tópicos.

Figura 10.9. Definindo o estilo de plotagem.

10.4.1 Tabelas de Estilos Nomeados

As tabelas de estilos de plotagem nomeados são armazenadas em arquivos com extensão STB. Em todas as tabelas STB existe um estilo fixo, pré-definido, chamado NORMAL. Esse estilo é automaticamente utilizado durante a impressão se o objeto apontar para um estilo de plotagem que não existe.
Podemos adicionar e remover estilos (menos o estilo NORMAL), utilizando os botões Add Style e Delete Style (que não estão disponíveis nas tabelas CTB, ou seja, dependentes de cor).
Vamos criar agora uma tabela de estilos nomeados. Vamos executar os passos a seguir:

1. Clicamos no menu Tools > Wizards > Add Plot Style Table. A janela da figura 10.10 aparece. Clicamos então no botão Avançar >.

2. Escolhemos a opção Start from scratch. Clicamos novamente no botão Avançar >.

3. Agora na janela da figura 10.11 temos a opção de escolher o tipo de estilo que queremos utilizar. Selecionamos então a opção “Named Plot Style Table”. Clicamos no botão Avançar >.

 


Figura 10.10. Adicionando uma nova tabela de estilos.


Figura 10.11. Escolhendo o tipo de estilo nomeado.

4. A janela da figura 10.12 aparece. Agora devemos entrar com um nome para nosso novo estilo de plotagem. Vamos utilizar o nome “Teste”. Clicamos em Avançar > novamente.


Figura 10.12. Escolhendo o nome da tabela de estilos.

5. A janela da figura 10.13 aparece. Podemos clicar no botão Concluir para terminar de criar a tabela, que será baseada no estilo NORMAL, ou clicar no botão Plot Style Table Editor... Clicando neste botão a janela da figura 10.14 aparece para editarmos a tabela de acordo com nossas preferências.


Figura 10.13. Finalizando a criação da tabela de estilos.


Figura 10.14. Adicionando estilos a tabela Teste.

6. Vamos adicionar um novo estilo a tabela de estilos Teste que criamos. Observe que antes o botão “Delete Style” estava desabilitado. Isto acontece porque não podemos excluir o estilo NORMAL. Clicamos no botão Add Style. A caixa de diálogo da figura 10.15 aparece. Clique OK.


Figura 10.15. Criando um novo estilo.

Observamos agora que o campo Properties está habilitado para editarmos as opções do Style 1. Podemos editar as configurações do estilo, como cor, pena (espessura), tipo de linha e outras. Notamos que nos campos temos a opção “Use object ...”.

Deixando nesta opção, podemos definir as configurações do objeto através das layers (camadas), e quando plotarmos nossos desenhos, as configurações do estilo que estamos utilizando estarão de acordo com nossas layers. Caso tenha dúvidas na utilização de layers, consulte o capitulo 8.

10.4.2 Tabelas de Estilos Dependentes de Cor

As tabelas de estilos de plotagem dependentes de cor são armazenadas em arquivos com extensão CTB. Em todas as tabelas CTB existe um estilo fixo, pré-definido, chamado NORMAL. Esse estilo é automaticamente utilizado durante a impressão se o objeto apontar para um estilo de plotagem que não existe.
Vamos criar agora uma tabela de estilos dependentes de cor. Vamos executar os passos a seguir:

1. Conforme exemplo anterior. Clicamos então no botão Avançar >.

2. Conforme exemplo anterior. Clicamos novamente no botão Avançar >.

3. Agora na janela da figura 10.16 temos a opção de escolher o tipo de estilo que queremos utilizar. Selecionamos então a opção “Color-Dependent Plot Style Table”. Clicamos no botão Avançar >.


Figura 10.16. Criando uma tabela de estilos dependente de cor.

4. A janela da figura 10.17 aparece. Agora devemos entrar com um nome para nosso novo estilo de plotagem. Vamos utilizar o nome “Teste01”. Clicamos em Avançar > novamente.


Figura 10.17. Escolhendo o nome da tabela de estilos.

5. A janela da figura 10.18 aparece. Vamos clicar novamente no botão Plot Style Table Editor... para editarmos a tabela de estilos de acordo com nossas preferências. A figura 10.19 aparece.


Figura 10.18. Editando um estilo dependente de cor.

Observamos agora que os botões Add Style e Delete Style não estão habilitados. Isso se deve ao fato de que agora podemos definir configurações de impressão a partir das cores, que vão de 1 a 255, ou seja, um estilo para cada cor. Para cada cor podemos alterar os campos de edição, conforme fizemos no exemplo anterior.

Notamos que nos campos de edição temos a opção “Use object ...” também. Deixando nesta opção, podemos definir as configurações do objeto através das layers (camadas), e quando plotarmos nossos desenhos, as configurações do estilo que estamos utilizando estarão de acordo com nossas layers. Caso tenha dúvidas na utilização de layers, consulte o capitulo 8.

As tabelas de estilos de plotagem dependentes de cor apresentam três painéis:

  • General: apresenta o nome da tabela de estilos, descrição, quantidade de estilos, número da versão, diretório e tipo de tabela.
  • Table View: apresenta os estilos contidos na tabela de estilos numa forma de tabela.
  • Form View: apresenta os mesmos estilos num formato tipo formulário. Ambos os painéis contêm os mesmos campos.

10.4.3 Editando as Tabelas de Estilos de Plotagem

Para modificar os estilos de plotagem de uma tabela já existente, podemos abrir o diretório com a tabela de estilos através do menu File > Plot Style Manager. Uma janela como a da figura 10.19 aparece. Basta escolhermos o estilo que queremos editar e dar um duplo clique sobre o arquivo para abri-lo para edição, na mesma janela de configuração que aparece nas figuras 10.14 e 10.18.
Se alterarmos um estilo de impressão associado a um layout ou a modelo de um desenho, todos os objetos que utilizem esse estilo serão afetados.


Figura 10.19. Estilos de impressão.

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 226 páginas, comprando o seguinte e-book:

AUTOCAD 2005 - 2D

LIVROS INDICADOS DE AUTOCAD:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI