NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrocriacaovideo › Capítulo 1 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Criação de Vídeo - Básico
Autor: Fabiano Delite
Lição 04 de 39 - Extensão dos vídeos mais populares

4.1. MPG e MPGE

Moving Picture Experts Group ou simplesmente MPGE é um formato de compressão de áudio e vídeo mantido pela International Organization for Standardization. O formato de música digital MP3 é baseado em uma das especificações do MPEG. O formato é muito popular para a troca de vídeos na Internet. Como o avi, pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado.

4.2. AVI

Dependendo do codec usado para gerar o vídeo, o arquivo será ou não compactado. Se não for, ocupará um grande espaço no disco. Pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado no computador que vai o reproduzir.

4.3. RM, RA e RMVB.

É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia on-line. É muito usado para transmissão de áudio por streaming.

O que é RMVB?
É um novo formato de vídeo, cuja sigla significa Real Media Variable Bitrate. Usando um Bitrate variável, esse tipo de filme consegue boa qualidade com um tamanho de arquivo menor do que o do Divx.
Estes vídeos necessitam do "CODEC" do Real Alternative.

Para fazer o download do Real Player basta acessar o site
www.real.com

4.4. MOV

Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows. Pode ser utilizado para transmissões em streaming.

Para fazer o download do Quicktime basta acessar o site www.apple.com/quicktime/download/

4.5. DIVX

O DivX é um formato que permite diminuir o espaço em disco de um vídeo sem que este tenha perda significativa de qualidade. Com isso, um vídeo de um DVD (que tem em média 4,6 GB de tamanho) pode ser compactado em DivX para caber em um CD de 650/700 MB. Esse formato também permite que a qualidade do áudio seja mantida ou permaneça em um estado satisfatório.

Como funciona o DivX
Você deve ter se perguntado como o formato DivX consegue compactar tanto um vídeo mantendo o mínimo de qualidade. Isso é feito graças a um algoritmo que identifica as partes movimentadas da imagem e as partes estáticas. As partes movimentadas recebem maior taxa de atualização do que as partes paradas. Os trechos movimentados são então posicionados de forma que só aquela parte receba atualização alta, enquanto o restante da imagem permanece com essa taxa em baixo valor. No vídeo original, toda a imagem, independente de ser estática ou não, recebe atualização, aumentando consideravelmente seu tamanho.

No caso do áudio, este é tratado separadamente para que também seja compactado e pode ter partes inaudíveis aos ouvidos humanos (como ocorre no formato MP3) retiradas. Além disso, o áudio também pode ser priorizado apenas nas cenas mais movimentadas. O DivX então sincroniza o vídeo e o áudio resultante e, no final, tem-se um vídeo compactado. Mais informações sobre o Divx no site www.divx.com.

Formato semelhante:
XviD: o formato XviD é muito parecido com o DivX (você ter imaginado isso pelo nome), porém se diferencia deste por se tratar de um projeto de software livre (o DivX contém recursos proprietários). Seu algoritmo de compressão é diferente do usado pelo DivX e pode ter qualidade igual ou melhor que este, dependendo do vídeo. Hoje em dia é recomendável ter codecs instalados para os dois formatos. Mais informações sobre o XviD no site oficial: www.xvid.org.

4.6. VOB

VOB são os arquivos de Áudio e Vídeo do DVD. Em um DVD
de Filme normalmente é um arquivo com cerca de 1 GB vem escrito desta maneira VTS_0_1.VOB.

4.7. VCD

Vídeo Compact Disc, é um formato que permite reproduzir vídeos a partir de um CD. No VCD os arquivos são gravados de uma maneira padrão para assim garantir a leitura e reprodução em outros aparelhos capazes de ler VCD. A maioria dos DVD Players existentes no mercado reproduz VCD, assim como alguns vídeos games.

4.8. WMV

Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos. Também é utilizado para streaming.
Para fazer o download do Windows Media Player 10 basta acessar o site: www.microsoft.com/windows/windowsmedia/players.aspx

4.9. ASF

Abreviação para Active Streaming Format. Um formato de arquivo da Microsoft para executar vídeo digital via Internet (streaming).

Estes são alguns dos vários formatos de vídeos existentes no mercado, cada um deles tem sua função própria, ou seja, são fundamentais hoje em dia, imagine como seria se não existisse o formato de áudio MP3, que compacta a musica em certos casos de até 80%, com o surgimento do Divx e da MP3 trabalhar com áudio e vídeo ficou bem mais fácil.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 116 páginas, comprando o seguinte e-book:

CRIAÇÃO DE VÍDEO - BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE VÍDEO:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI