NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 1 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 08 de 29 - Object Inspector (Propriedades e Eventos)

A janela Object Inspector é outra funcionalidade muito importante da IDE do Delphi. Nesta janela é possível descobrir informações sobre todos os componentes usados no formulário e até sobre o próprio formulário, afinal o Form também é um objeto, além de poder alterar qualquer informação sobre os mesmos.

O Object Inspector é uma ferramenta composta de duas páginas (ou guias): Properties e Events (Propriedades e Eventos). Através do Object Inspector podemos manipular, em tempo de projeto, as propriedades e eventos dos componentes.

Para um melhor entendimento, é importante aprendermos alguns conceitos. O Delphi é uma ferramenta de desenvolvimento que possui a característica de Orientação a Objetos. Isto quer dizer que você sempre estará interagindo com um objeto definindo suas características e programando suas ações. As características são chamadas de propriedades e as ações de métodos. Em um exemplo bem prático, imagine um carro (automóvel) que possui as propriedades (características): cor, modelo e fabricante e os seguintes métodos (ações) ligar, acelerar e freiar. Para um completo funcionamento do carro, devemos especificar suas propriedades e métodos, ou seja, definir qual a cor, o modelo e fabricante e a forma como ele vai ligar, acelerar e freiar.

O Delphi também trabalha com eventos. Ainda utilizando o exemplo do carro, o método ligar já existe, no entanto ele somente será executado quando alguém o acioná-lo e a esse acionamento do método damos o nome de evento.


Object Inspector

A página Properties do Object Inspector permite que você defina as propriedades de formulários e demais objetos. Essas propriedades, como mencionado anteriormente, especificam os valores iniciais de características como, por exemplo: o nome, o tamanho e a cor de um objeto.

Na página Events, podemos verificar todos os eventos do objeto e programar o método do evento desejado. Para ilustração, podemos programar a ação (método) a ser executada quando alguém clica em um botão (evento OnClick). Desta maneira, sempre que alguém clicar no botão serão executadas as instruções previamente programadas.

         Para alterar o valor de uma propriedade de um componente:

  1. Selecione o objeto, clicando sobre o mesmo ou através do seletor de objetos do Object Inspector ou ainda por meio do Object TreeView;
  2. Selecione a página Properties do Object Inspector caso ela já não esteja selecionada;
  3. Clique no campo à direita da propriedade a ser alterada e defina o novo valor da mesma.

Quando se altera a propriedade de um componente usando o Object Inspector, dizemos que essa propriedade está sendo alterada em tempo de projeto. Quando essa alteração for feita através de uma linha de código, dizemos que ela foi alterada em tempo de execução.

Propriedade em tempo de projeto

Propriedade em tempo de execução

         Você pode programar um método (ação) associado a um evento de um objeto da seguinte maneira:

  1. Selecione o objeto, clicando sobre o mesmo ou através do seletor de objetos do Object Inspector ou ainda por meio do Object TreeView;

  2. Selecione a página Events do Object Inspector caso ela já não esteja selecionada;

  3. Dê um clique duplo no espaço em branco exibido à direita do nome do evento cujo procedimento deverá ser programado. Será exibida a janela do Editor de Código, com o cursor situado no ponto em que deve ser inserido o código associado àquele evento.
  4. Digite o código a ser executado quando o evento ocorrer.

É importante observar que o cabeçalho e o corpo principal do procedimento são gerados automaticamente. Qualquer código a ser executado em resposta a este evento deverá ser escrito entre as palavras begin e end. Além de criar a estrutura do método a ser executado, o editor também faz a declaração do procedimento no local apropriado.

Método a ser executado em resposta ao clique do botão (evento OnClick)
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI