NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 1 : 10
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 10 de 29 - Salvando, Fechando e Abrindo um Projeto

Para salvar o projeto que acabamos de criar, clique em File > Save Project As...


Salvando o projeto

E então será exibida a caixa de diálogo Save Unit As, para que você defina o nome e o local onde deseja salvar o arquivo de código (.pas). Salve esta Unit com um nome que seja fácil de lembrar o seu conteúdo (por exemplo Unit_Mensagem) e dentro da pasta criada anteriormente.


Salvando a Unit

Sempre que você salvar as alterações do projeto, será solicitado que você defina o nome de todas as units que foram criadas desde a última vez que o projeto foi salvo, e que ainda não foram renomeadas, ou seja, ainda estão com o nome default gerado pelo Delphi. Aconselhamos a salvar as alterações sempre que uma nova Unit for adicionada ao projeto, desta forma você saberá exatamente que Unit está salvando. Isto é particularmente interessante, pois após inserir várias Unit’s ficará muito difícil lembrar qual é a Unit2, Unit3, Unit4... e salvando logo após inserir uma nova Unit você terá facilidade em renomeá-la de acordo com sua função no Projeto.

Após definir um nome para a primeira Unit e clicar em Salvar, será exibida a caixa de diálogo Save Project As para que você defina o nome e o local onde deseja salvar o arquivo do projeto (.dpr). Procure salvar o projeto também com um nome fácil de entender, mas que seja diferente do nome atribuído a uma Unit, pois, o Delphi não permite que o projeto tenha o mesmo nome que uma Unit.


Salvando o projeto

Após o Projeto ter sido salvo, podemos compilar novamente o projeto para gerar um arquivo executável no mesmo diretório em que o projeto foi salvo. Você pode compilar o projeto através do botão Run localizado na SpeedBar ou pressionando F9 no teclado.

Quando você compila um projeto que já foi salvo, o Delphi cria um arquivo executável com o mesmo nome do projeto e na mesma pasta que o projeto foi salvo.


Executável

Além do executável e dos arquivos que você salvou (“.pas” para as units e “.dpr” para o projeto), o Delphi produz vários tipos de arquivos para o projeto. Abaixo segue alguns deles:

  • .CFG – Arquivo de configurações com opções do projeto. Assim como o arquivo .DOF, este arquivo só é requerido se as opções especiais do compilador forem configuradas.
  • .DOF – Delphi Option File (Arquivo de Opções do Delphi): um arquivo de texto com as configurações atuais das opções de projeto. Semelhante aos arquivos .CFG.
  • .DPR – Arquivo Delphi Project (Arquivo de Projeto Delphi).
  • .RES – Arquivo binário associado ao projeto que em geral contém seu ícone.
  • .DCU – Delphi Compiled Unit (Unidade compilada do Delphi): o resultado da compilação de um arquivo pascal.
  • .DFM – Delphi Form File (Arquivo de formulário do Delphi): um arquivo binário com a descrição das propriedades de um formulário e dos componentes que ele contém.
  • .PAS – Arquivo Pascal que é o código-fonte de uma Unit relacionada a um formulário ou a uma Unit independente.

Embora o Delphi crie diversos arquivos, os mais importantes (aqueles que você não pode perder de maneira alguma) são os arquivos “.DPR”, “.PAS” e “.DFM” que contém o projeto, o código da unit e os dados do formulário respectivamente.

Ao terminar de executar seu trabalho, você deve fechar o ambiente de desenvolvimento do Delphi. Antes disso, você deve salvar as alterações realizadas no projeto. Para isso, clique em File > Save All. Caso esta opção esteja desabilitada, é porque todas as alterações já foram salvas.


Salvando todas as alterações

Para fechar o projeto, basta clicar em File > Close All. E para fechar o Delphi: File > Exit.


Fechando o projeto

Quando você quiser abrir o seu projeto, abra o Delphi e em seguida clique em File > Open Project. Localize o arquivo “.DPR” do seu projeto pois, como já vimos, neste arquivo estão as referências para todos os outros arquivos.


Abrindo um Projeto

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI