NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 2 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 16 de 29 - Functions e Procedures

Para construirmos grandes programas, necessitamos fazer uso da técnica de modularização. Esta técnica faz com que dividamos um grande programa em pequenos trechos de código, onde cada qual tem uma função bem definida.  Assim, além da facilidade em lidar com trechos menores, ainda podemos fazer uso da reutilização de código, já que estes trechos devem ser bem independentes. Estes trechos de códigos são implementados através de functions (funções) e procedures (procedimentos).

A única diferença real entre as duas, é que as functions têm um valor de retorno, enquanto as procedures não.

Normalmente, as procedures são usadas para dividir um programa em blocos menores de código e para armazenar trechos de código utilizados diversas vezes no programa (em vez de digitar o mesmo trecho de código em cada ponto do programa no qual a sua presença se faz necessária, basta que se inclua uma chamada a procedure).

Para criar uma procedure ou uma function, você deve declará-la na seção Public (para poder utilizá-la em outras Unit’s) ou Private (para que outras Unit’s não tenham acesso a ela). Em seguida pressione a combinação de teclas Shift+Crtl+C. Este comando irá criar automaticamente a estrutura da procedure. Como exemplo, vamos criar uma procedure para emitir uma mensagem de boas vindas:


Declaração da procedure


Estrutura da procedure

Agora basta digitar o código a ser executado sempre que esta procedure for chamada:
ShowMessage(‘Seja bem vindo ao Delphi’);

Para chamar a procedure que acabamos de criar, bastar digitar o seu nome. Por exemplo, vamos chamar a procedure no Evento OnClick de um botão qualquer.


Chamando uma procedure

A partir de agora, sempre que precisarmos exibir esta mensagem de boas vindas não precisaremos digitar o comando: showmessage(‘Seja bem vindo ao Delphi’); bastando apenas chamar a procedure que criamos para fazer isto.

Na linguagem do Delphi, as functions funcionam semelhantemente as procedures, com a diferença de que a chamada a uma função deve retornar um valor como resultado, e este pode ser atribuído a uma variável. Como exemplo, vamos criar uma function que transforme um texto qualquer em letras maiúsculas.


Declaração da function


Código da function

Vamos agora verificar a utilização desta function. Como exemplo, vamos chamar a function passando um texto qualquer como parâmetro e vamos atribuir o valor retornado a uma variável. Em seguida vamos exibir esta variável para certificarmos que a function está funcionando corretamente. Faremos isto no evento OnClick de um botão qualquer:


Utilizando a function criada

Neste exemplo criamos uma function que transforma um texto passado como parâmetro em letras maiúsculas. Quando quiser fazer isto novamente, basta chamar a function e passar o texto desejado.

Obviamente, estes foram apenas exemplos bem simples do que podemos fazer através de procedures e functions. O mais importante aqui é entender que a modularização do código é uma técnica muito importante que facilita e organiza a programação aumentando a produtividade, pois não precisamos escrever várias vezes o mesmo código. Basta criarmos uma procedure ou uma function para o procedimento que será executado mais de uma vez e  o utilizarmos sempre que necessário.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI