NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 4 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 22 de 29 - Montando a interface do Editor de Texto

No projeto “Editor de Texto”, podemos perceber claramente como o Delphi deixa a vida do programador mais fácil. Neste módulo iremos utilizar diversos diálogos do Windows (abrir, salvar, formatar fonte) que não precisaremos escrever uma só linha de código para implementar tal funcionalidade.

Além dos objetos de diálogos, iremos conhecer o objeto Memo utilizado para entrada de textos grandes, o objeto Toolbar para criação de uma barra de atalhos e o objeto Imagelist destinado a armazenar imagens para utilização em menus e barras de acesso rápido.

Neste exemplo iremos criar um protótipo de editor de texto bem simples:


Tela do Editor de texto

Crie um novo projeto e o salve com o nome Projeto_Editor para o projeto e Unit_Editor para a unit. Renomeie o Form1 para Form_editor. Em seguida insira os seguintes objetos no formulário:

1 Memo
1 Mainmenu
1 StatusBar
1 ImageList
1 ToolBar
1 OpenDialog
1 SaveDialog
1 ColorDialog
1 FontDialog

Após inserir todos os objetos ao formulário, iremos alinhar o objeto Memo ao formulário de modo que ao formulário ser maximizado ou redimensionado o mesmo se alinhe a ele.

Clique no memo, altere a propriedade Align para AlClient. Vá até a propriedade Lines, clique no botão “...”, delete o que estiver lá deixando esta propriedade totalmente vazia.

Dê um clique duplo no objeto MainMenu, a janela de menus será aberta. Nela monte o Menu da seguinte forma:


Montando o menu do editor de texto

Observe que no menu Formatar > Fundo, existe uma setinha que indica um sebmenu. Para criá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Create Submenu. Após montar o menu, fecha a tela de edição do mainmenu.

Agora vamos criar uma barra de atalhos para os menus que acabamos de criar. Clique com o botão direito sobre o objeto Toolbar e clique na opção New Button. Crie 8 botões.


Criando botões na toolBar

Após criar os botões vamos inserir uma imagem para cada um deles, antes vamos criar uma lista de imagens com o objeto ImageList.

Dê dois cliques no objeto Imagelist, clique no botão Add e vá até o diretório: C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\Images\Buttons (dependendo de onde você instalou o Delphi no seu computador), escolha a figura FileNew e clique em Abrir. Aparecerá uma mensagem informando que a imagem é maior que a dimensão do ImageList, e pergunta se você deseja dividi-la em duas. Clique em sim. O Delphi então irá criar duas figuras, delete a que estiver mais apagada e mantenha a outra.


Montando o ImageList

Repita todo o processo para as outras 7 figuras abaixo:

FLDROPEN.BMP
FILESAVE.BMP
COPY.BMP
CUT.BMP
PASTE.BMP
DOORSHUT.BMP
HELP.BMP

Agora vamos relacionar cada figura a um menu e seu correspondente atalho (botão da toolbar). Selecione o objeto Mainmenu e altere sua propriedade Images para Imagelist1.


Associando o MainMenu ao Imagelist

Em seguida, dê um clique duplo no MainMenu, selecione o menu “Novo” e selecione a figura 0 na propriedade ImageIndex:


Especificando a imagem do item “novo” do MainMenu

Faça o mesmo para os outros itens do menu:

 


Imagens do menu do editor de Texto

Faremos a mesma coisa agora para o objeto Toolbar. Clique na ToolBar e vá até a propriedade images e selecione a opção ImageList1. Agora é só clicar em cada botão e selecionar na propriedade MenuItem o nome do item de menu desejado, por exemplo vamos associar o primeiro botão da toolbar ao item Novo1 do MainMenu:


Associando um botão da toolbar a um ítem do Mainmenu

Repita o procedimento para os outros botões.

Além disso, é interessante criarmos uma legenda para cada botão informando para que cada um serve. Esta legenda aparecerá quando o usuário colocar o mouse sobre o botão. Dê um clique duplo no MainMenu, selecione o item Novo e altere sua propriedade Hint digitando “Novo”. Desta forma, toda vez que o mouse passar em cima desse botão aparecerá o texto “Novo”.

Para habilitar esta propriedade, clique no botão correspondente na toolBar e alltere sua propriedade ShowHint para True.

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI