NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 5 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 25 de 29 - Criando Tabelas

O assunto banco de dados está diretamente relacionado ao assunto desenvolvimento de sistemas. É praticamente impossível imaginar um sistema que não tenha a necessidade de armazenar informações para posterior consulta, análise ou tomada de decisões. Neste módulo falamos conceitualmente sobre banco e dados e partimos para a prática no Microsoft Access.

Você vai aprender como criar uma tabela no Access, definir uma chave primária e como se conectar através do Delphi. Neste momento são apresentados os objetos da tecnologia ADO de acesso a dados e em seguida os objetos do Delphi para manipulação de dados.

Concluindo este módulo e conseqüentemente o livro, mostramos como criar um relatório utilizando o RaveReports e como preparar seu programa para rodar em outras máquinas.

Neste capítulo vamos criar uma agenda eletrônica e para isso, vamos utilizar como banco de dados o Microsoft Access, mas antes de criarmos tabelas, vamos conhecer alguns conceitos de banco de dados:

  • Banco de Dados: é um conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a um sistema.
  • Tabela: é um objeto que contém informações relacionadas a um determinando assunto. Uma tabela é composta por campos (colunas) e registros (linhas).
  • Campos (ou colunas): são a menor unidade de informação que uma tabela pode armazenar.
  • Campos

     Registros (ou linhas): são formados por um conjunto de campos. São os dados propriamente ditos.

Registros

 

Código

Nome

Idade

1

João

23

2

Maria

35

  • Chave Primária: toda tabela deve ter uma chave primária. Uma chave primária é um índice que usamos para garantir a unicidade de um dado, ou seja, impedir a duplicação de valores. Ela pode ser composta por um ou mais campos.

Abra o Access e selecione opção “banco de dados vazio”. Dê o nome de agenda e salve-o num diretório próprio. A seguinte tela será exibida:


Tela principal do Microsoft Access

É nesta tela que administramos nosso banco de dados. Temos opção de criar tabelas, consultas, formulários e etc.

Nosso objetivo é criar uma tabela, portanto selecione a opção “Criar tabela no modo estrutura”. Será aberta uma nova janela onde iremos definir todos os campos de nossa tabela. Todo campo é composto por um nome e um tipo. O tipo especifica que tipo de dado este campo vai armazenar: numérico, texto, data etc.

Os tipos de campos são bem parecidos com os tipos de variáveis no Delphi, por exemplo, o tipo string no Delphi é correspondente ao tipo Texto do Access, o tipo número (inteiro) do Access é igual ao integer do Delphi e o tipo número (decimal) é correspondente ao Real.

Para criar a tabela de contatos insira os seguintes campos com os respectivos tipos de dados:


Campos da tabela

Assim com as variáveis do Delphi, os campos de um banco de dados não devem possuir espaços, acentos ou caracteres especiais. Estes campos serão utilizados para armazenar os dados de contatos de nossa agenda eletrônica. Veja que para cada campo selecionado são mostradas suas propriedades, as quais variam de acordo com o tipo.

Precisamos garantir que não existam dois contatos com o mesmo código, e até mesmo distinguir contatos que possuam o mesmo nome. Para isso iremos criar uma chave primária. Utilizamos o campo código que foi definido como “AutoNumeração” (este tipo de campo é numérico e gera automaticamente um número quando um novo registro é inserido na tabela). Clique com o botão direito do mouse sobre o campo e escolha a opção “Chave Primária”.


Definindo chave primária

Uma chave aparecerá no campo indicando que este campo é chave primária.

Além de especificar o tipo de dado de cada coluna, também devemos especificar o tamanho de cada uma. Por exemplo, para o campo nome vamos especificar um tamanho de 40, isto quer dizer que somente serão permitidos nomes que possuam até 40 caracteres. Para especificar o tamanho de uma coluna no Access, selecione a coluna e altere a propriedade Tamanho do campo para o tamanho desejado.


Alterando o tamanho do campo

No Access somente para os tipos de campos Texto e Número é que podemos especificar um tamanho, os outros tipos (Data/Hora, Moeda, Memorando e etc) já possuem um tamanho pré-determinando. Os campos do tipo Texto têm o seu tamanho determinado em quantidade de caracteres e os campos do tipo Número têm o seu tamanho definido de acordo com a sua configuração. Por exemplo, o campo Número configurado com o tamanho Byte armazena números de 0 a 255 enquanto a configuração Inteiro armazena números de –32.768 a 32.767. Para saber mais sobre o tamanho de cada tipo de dado pesquise na Ajuda do Microsoft Access.

Especifique o tamanho de cada coluna da tabela conforme mostrado abaixo:

Campo

Tipo de dado

Tamanho

Codigo

AutoNumeração

Inteiro longo

Nome

Texto

40

Endereco

Texto

50

Telefone

Texto

14

Email

Texto

30

Após configurar todos os campos, clique em salvar. Salve a tabela com o nome contatos, pois é exatamente isto que ela vai armazenar. Pronto, a tabela de contatos já está criada e agora podemos gravar dados nela usando o programa Delphi que iremos construir.


Tabela contatos

Feche o Microsoft Access e abra o Delphi.

Crie um novo projeto através da opção File > New Application. Insira um objeto MainMenu e dois objetos Label ao Form. Altere suas propriedades de forma a ficar com a seguinte interface:


Tela principal da Agenda

Esta tela servirá apenas como menu de nossa agenda. Inicialmente, temos apenas a opção “Contatos”, mas num segundo momento poderemos criar outras opções como “Aniversários”, “Compromissos”, “Anotações” e etc..

Altere o nome do formulário para Form_menu e o salve como “Unit_menu”. Salve o projeto como: “Agenda”.

Vamos então criar o formulário para inserção, exclusão e alteração de contatos. Insira um novo formulário. Renomeie-o para “Form_contatos” e salve-o como Unit_contatos. Insira um objeto button, altere a propriedade Name para “btn_fechar” e a propriedade Caption para “Fechar”.

Digite o seguinte código em seu evento OnClick para fechar o formulário e voltar para o Form anterior:

  close;

Selecione o Form_menu e acesse o evento OnClick do item “Contatos” do MainMenu.


OnClick de “Contatos”

Quando este menu for clicado deve chamar o formulário Form_contatos, para isto digite o código:

form_contatos.showmodal;

Se executarmos o projeto já conseguiremos ir para a tela de contatos e depois voltar para a tela principal da agenda.


Indo de um formulário para o outro

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI