NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 5 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 26 de 29 - Conectando o Delphi com o Banco de Dados

Existem diversas formas de se conectar a um banco de dados utilizando Delphi. Iremos utilizar o mecanismo mais simples e fácil de utilizar: ADO (Activex Data Objects). A tecnologia ADO de acesso a dados é nativa da Microsoft e, portanto, não é necessário instalar nenhum componente no Cliente (a não ser o driver de banco de dados quando utilizamos banco de dados de grande porte como SQL Server e Oracle). No caso do Access, nem o driver precisamos instalar, pois a tecnologia ADO já está disponível nos sistemas operacionais Windows.

Iremos utilizar a guia ADO existente na paleta de componentes do Delphi.


Guia ADO da paleta de componentes

Nesta guia estão os objetos que utilizaremos para se conectar ao banco de dados Access: “agenda.mdb” que criamos anteriormente. Além da guia ADO, também utilizaremos as Guias: Data Access e Data Controls.


Guia Data Access da paleta de componentes

A paleta Data Access contém o objeto DataSource que é o responsável por fazer o intercâmbio entre os objetos ADO e os objetos DataControls (controles de dados).


Guia Data Controls da paleta de componentes

Na paleta Data Controls estão os objetos que utilizamos para manipular os dados como o dbEdit, dbGrid e dbNavigator.

Vamos então criar a conexão com o banco de dados access “agenda.mdb”. Insira um objeto ADOConnection (guia ADO) no formulário Form_contatos. Altere sua propriedade name para “ADOCon”. Acesse a propriedade ConnectionString e clique no botão “...”. Será exibida a tela ConnectionString:


ConnectionString

É no ConnectionString que configuramos nossa conexão com um banco de dados. Para isso, clique em Build. Uma nova janela será exibida:


Selecionando o Provider

Nesta tela, existem vários providers. Os providers são os provedores que usamos para acessar um banco de dados. Para o Microsoft Access utilizamos o provedor “Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider”, selecione este provider e clique em “Avançar >>” para ir para a guia conexão. Na opção 1 procure seu banco Access (agenda.mdb). Na opção 2 você pode especificar um usuário e senha para seu banco de dados. Deixe esta opção como está !


Selecionando o banco agenda.mdb

Finalmente teste a conexão clicando em “Testar conexão”. Se tudo estiver certo, será exibida a mensagem de êxito. Clique em ok e feche as janelas do ConnetionString. Agora vá até a propriedade “Login Prompt” e altere-a para false. Isto deve ser feito para que não seja exibida uma tela pedindo usuário e senha quando executarmos o projeto.

Pronto, já configuramos nossa conexão com o Access.

Agora insira um objeto ADOTable (guia ADO) no formulário. Este objeto será utilizado para manipularmos a tabela “contatos” que criamos em nosso banco de dados. Altere sua propriedade Name para “tbl_contatos”, em Connection selecione “ADOCon”. Na propriedade TableName selecione “contatos”.


Configurando o ADOTable

Insira também um objeto DataSource (guia Data Access) ao formulário.


Objeto DataSource

Este objeto, como dito anteriormente, fará a ligação entre os objetos de controle de dados (DataControls) e o tbl_contatos (ADOTable).
Altere a propriedade name para “ds_contatos” e a propriedade DataSet para tbl_contatos.


Configurando o DataSource

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI