NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 5 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 27 de 29 - Usando Controles de Dados

Neste momento iremos então inserir os objetos de controle de dados que farão a interação com o usuário. Insira 5 dbEdit’s (guia DataControls) ao formulário.


Objeto DbEdit

Cada dbEdit será ligado a um determinando campo da tabela contatos, portanto altere a propriedade name deles e organize-os conforme a figura abaixo:


Organizando os dbEdit’s

Insira também 5 objetos Label e altere suas propriedade caption para Código, Nome, Endereço, Telefone e Email respectivamente. Organize-os lado-a-lado aos objetos DbEdit’s semelhante a figura acima.

Selecione o objeto dbedt_codigo. Altere a propriedade DataSource para ds_contatos e a propriedade DataField para código. Com isto estamos ligando o dbedt_codigo ao campo código da tabela de contatos.


Configurando o objeto dbedt_codigo

Faça o mesmo para os outros dbedit’s ligando-os aos seus respectivos campos:

Objeto

Campo da Tabela

dbedt_codigo

codigo

dbedt_nome

nome

dbedt_endereco

endereco

dbedt_telefone

telefone

dbedt_email

email

O campo codigo da tabela contatos foi definido com o tipo de dado AutoNumeração que gera automaticamente um número quando um registro é incluído e, portanto, não será necessário o usuário informar este valor. Para então impedir que o usuário digite alguma coisa neste campo, altere a propriedade Enabled do objeto dbedt_codigo para False. Esta propriedade especifica se um objeto ficará ou não ativo durante a execução do programa. Como definimos False (falso), este objeto ficará inativo para digitação quando o programa estiver rodando.

Após configurar os objetos DbEdit’s, insira um objeto dbNavigator e um objeto dbGrid (guia Data Controls) no formulário.


Objeto DBGrid e DBNavigator

O Objeto DBGrid é uma ferramenta de visualização dos registros existentes em uma tabela e o objeto DBNavigator serve para inserirmos, excluirmos, alterarmos e ir de um registro para o outro. Altere a propriedade DataSource deles para ds_contatos.

Redimensione o formulário e o organize-o conforme exibido abaixo:


Formulário com DbNavigator e DBGrid

Você deve ter observado que o objeto DBNavigator é um conjunto de pequenos botões. Cada botão tem uma funcionalidade a ser executada na tabela a qual ele estiver ligado através da propriedade DataSource. Em nosso caso, ele está ligado ao objeto ds_contatos que por sua vez está ligado ao objeto tbl_contatos que é a nossa tabela contatos que foi criada em nosso banco Access.

Confira a funcionalidade de cada botão do DBNavigator:


Botões do objeto DBNavigator

Para o usuário talvez não fique muito claro para que serve cada botão do DBNavigator, por isso, vamos configurar a propriedade Hints deste objeto. Esta propriedade exibe uma legenda quando o usuário posiciona o mouse sobre o objeto. Acesse a propriedade Hints do DBNavigator clicando no botão “...” ao lado do nome da propriedade no Object Inspector.


Propriedade Hints do DBNavigator

Após acessar a propriedade, altere os textos conforme exibido a seguir:


Hints dos botões do DBNavigator

Além de configurar a propriedade Hints, você deve colocar True na propriedade ShowHint do DBNavigator para que sejam exibidas as legendas que acabamos de programar.

Antes de executarmos o projeto, altere a propriedade Connected do ADOConnnection (ADOCon) para False. Esta propriedade geralmente fica como True durante a edição do projeto. Obviamente, o ADOCon deve estar conectado ao banco de dados para conseguirmos manipular os registros da tabela, mas nós iremos estabelecer a conexão em tempo de execução quando o formulário for exibido (evento OnShow) e a encerraremos quando o formulário for fechado (evento OnClose).


Eventos do Form_contatos

Além de estabelecer a conexão, também devemos abrir a tabela quando o formulário for exibido e fechá-la quando o formulário for fechado.

Para isso, acesse o evento OnShow do formulário Form_contatos e digite o seguinte código:


Evento OnShow do Form_contatos

E digite o seguinte código no evento OnClose do Form_contatos:


Evento OnClose do Form_contatos

Pronto, agora já podemos executar o projeto e inserir alguns registros para testar.

Programa Agenda em execução
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI