NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLucasfurtado : Cenarios_windows_aik_1
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cenários para utilização do Windows AIK - Parte 1

Olá!

No post anterior havia começado uma série de artigos sobre a ferramenta Windows AIK. Hoje vamos iniciar os cenários de utilização dessa grandiosa ferramenta! Apenas apresentarei os fundamentos e conceitos necessários para a prática! Não se preocupem estarei mostrando a configuração na prática.

Antes de iniciarmos, precisamos conhecer algumas linguagens que fazem parte do aprendizado desse produto. São eles:

Computador do técnico
O computador no qual você instala o Kit de Instalação Automatizada do Windows (Windows AIK) e cria arquivos de resposta.

Arquivo de Resposta
Um arquivo XML definido e configurado para ser aplicado a uma imagem do Windows durante a instalação.

Conjunto de configurações
Estrutura de arquivos e pastas que contém os arquivos necessários para controlar o processo de pré-instalação e definir as informações personalizadas dos fabricantes.

Catálogo do Windows
Um arquivo de catálogo fornece uma lista de todas as configurações e pacotes na imagem do Windows.

Computador de destino
O computador no qual você irá instalar o Windows.

Temos o seguinte cenário:

Por que usar um arquivo de resposta? O que ele faz?
Para que uma imagem (formatação), fique customizada, ou seja, personalizada de acordo com a preferência da empresa, de maneira AUTOMÁTICA, é necessário utilizar esse recurso.

A instalação do Windows 7 já é muito rápida, com o arquivos de respostas esse tempo cai ainda mais!! Existem dois tipos de instalações do Windows: assistida e autônoma (Método mais utilizado e eficaz).

Nas instalações assistidas, você responde aos prompts de Instalação do Windows, selecionando opções, como a partição e a imagem do Windows para instalação, isso é bastante comum quando queremos formatar micros com configurações diferentes. É mais demorado criarmos um arquivos de resposta para cada um.

Em instalações autônomas, que oferecem muitas opções adicionais, você automatiza esse processo para evitar os prompts de instalação, resumindo, Com o DVD no drive, basta espetar o pen drive já configurado e deixar rolando a instalação.

Antes de começar, por exemplo, é preciso identificar todos os requisitos do seu ambiente. Considere os seguintes possíveis requisitos:

  • Partições de disco rígido
  • Suporte a Criptografia de Unidade do Windows BitLocker™ ou uma solução de recuperação
  • Drivers adicionais não incluídos
  • Suporte a configurações multilíngues
  • Outras modificações no Windows após a instalação, como instalação de aplicativos adicionais

Por que usar o Windows SIM?
O Windows SIM fornece uma interface de usuário gráfica simples que o ajuda a organizar e definir suas personalizações do Windows. O Windows SIM é a principal ferramenta para criar um conjunto de configuração e um arquivo de resposta. Ou ainda, caso você tenha alguma experiência para a criação de arquivos de respostas manualmente, poderá utilizar o simples NOTEPAD.

Os arquivos criados manualmente podem estar sujeitos a erros, aumentando a probabilidade de falhas. O Windows SIM fornece validação para arquivos de resposta e ajuda contextual de cada configuração autônoma do Windows.

Depois de criar um arquivo de resposta e um conjunto de configurações, você está pronto para instalar o Windows no computador de destino.

Por que usar o Sysprep?
A ferramenta Sysprep remove informações específicas do sistema e redefine o computador, para que na próxima inicialização, os clientes possam aceitar os Termos de Licença para Software Microsoft e adicionar informações específicas de usuário.

Para executar a ferramenta Sysprep automaticamente após a instalação, defina a configuração do componente Microsoft-Windows-Deployment\Reseal no seu arquivo Autounattend.xml da seguinte forma: ForceShutdownNow = true, Mode =OOBE

Para executar a ferramenta Sysprep manualmente de um sistema operacional em execução, no prompt de comando, digite:

c:\windows\system32\sysprep.exe /oobe /shutdown

Com isso finalizamos o primeiro cenário que podemos utilizar o Windows AIK. Não se preocupem com o passo-a-passo. Mais adiante voltarei e publicarei artigos sobre a criação de um pen drive com o arquivos de resposta e como utilizá-lo no momento de uma instalação com o DVD ou mesmo um outro pen drive com os arquivos de instalação do Windows, o método é o mesmo.

No próximo post, veremos outro cenário. Até breve!
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI