NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Artigo recomendado para Visual Studio 2005
A cada nova versão sempre ficamos na expectativa de conhecer as novidades, estão estarei apresentando algumas novidades do ADO.NET 2.0 e nesse primeiro artigo vamos conhecer a nova Classe SqlConnectionStringBuilder.
Para qualquer acesso ao banco de dados é necessário informar uma string de conexão, que deve conter pelo menos um conjunto de parâmetros básicos para garantir o acesso ao banco. Estima-se que para o SqlServer possa utilizar cerca de 28 parâmetros o que dificulta lembrar todos. Agora com essa nova classe não é necessário ter que lembrar os parâmetros, os mesmos podem ser checados pelo compilador, evitando inclusive injeções de parâmetros maliciosos, e caso não sejam passados parâmetros eles assumem valores padrão. Confira exemplo na Listagem 01.
Listagem 01 - Utilizando classe ConnectionStringBuilder.
Existe casos ainda que você tem parte de uma string de conexão que pode está salva em um arquivo web.config. Então você pode recuperar essa informação e validar pelo ConnectionStringBuilder que indicar se os valores passados estão corretos e completar com mais parâmetros ou alterar valores recebidos. Confira na Listagem 02 a leitura de informações do web.config e sua modificação.
Listagem 02 - Lendo web.config e validando no ConnectionStringBuilder.
A proposta do ConnectionStringBuilder é prover informações para string de conexão de forma que se valide os dados passados e não precise está lembrando das informações de conexão.
O que você gostaria saber?
Aguardo seu comentário! Ele é muito importante. Participe!!! Até próximo artigo!
Você é de Salvador Bahia, então participe do grupo de usuários .NET http://www.mutex.com.br