NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Olá pessoal, gostaria de mostrar neste artigo a facilidade que temos para dar permissão em páginas utilizando o arquivo de configuração web.config.
Ferramenta utilizada: Visual Studio.NET 2008 TS
Tipo de aplicativo: ASP.NET ou seja, tipo web
Framework: 3.5, inferior ou superior
Linguagem: Pode ser feito em qualquer linguagem de desenvolvimento como: C#.NET, VB.NET, J#.NET, COBOL.NET.
Hoje em dia com a facilidade e utilização da web (intranet e internet), existem programadores utilizando o desenvolvimento de sistemas web achando melhor do que fazer um sistema local. Existem alguns benefícios e malefícios; não quero entrar nesse mérito neste momento.
Portanto, é necessário ter usuário e senha para entrar nestes aplicativos web, mantendo um certo nível de segurança. Algumas dicas podem ser vistas no site [ecodigo.com.br] caso necessite.
O arquivo de configuração hoje em dia é importantíssimo para quem desenvolve algum tipo de aplicativo web. O usuário depois que loga na aplicação, tem direito de acessar algumas páginas antes de logar não teria direito.
Para definir esse tipo de coisa, precisamos colocar essas páginas / diretórios no arquivo de configuração liberando ou negando. Geralmente é feito da seguinte forma: primeiro se nega tudo e depois vai liberando as páginas ou diretórios. Lembre-se que, quando se nega tudo, nem a página de erro será acessada se der algum problema na aplicação, o usuário terá que logar para ir a página de erro.
<authentication mode="Forms">
<forms loginUrl="/pagina.aspx" name="nome" timeout="20"/>
</authentication>
<authorization>
<deny users="?"/>
</authorization>
Code 1.1
Explicação
A primeira linha do código, transformei o modo de autenticação para forms, ou seja, dentro do meu aplicativo tem um formulário responsável por logar na aplicação. Logo na segunda linha, indiquei a página, um nome e um tempo de expiração depois que o mesmo fizer o login; isso tudo dentro de <authentication>.
Dentro de <authorization>, a tag <deny> nega todos os usuários que tente acessar qualquer página da aplicação, ou seja, ao tentar acessar, o mesmo será redirecionado automaticamente para a pagina.aspx indicada na tag <authentication>.
Code 1.2
<customErrors mode="On" defaultRedirect="manutencao/erro.htm">
<error statusCode="403" redirect="manutencao/erro.htm"/>
<error statusCode="404" redirect="manutencao/404.htm"/>
</customErrors>
Explicação
Depois de negar todos os usuários em minha página, mesmo colocando a tag customErrors ativo e indicando uma página, caso der algum tipo de erro na aplicação, para acessar a página é necessário logar na aplicação primeiro.
O próximo passo é liberar as páginas ou diretórios a fim de não precisar logar para acessar qualquer página, isto é, até a página de erro. Alguma página deve ser liberada na aplicação.
Code 1.3
<location path="diretorio">
<system.web>
<authorization>
<allow users="*"></allow>
</authorization>
</system.web>
</location>
Code 1.3
Explicação
Esse código deve estar dentro da tag <configuration>, geralmente localizada abaixo de <appSettings>. Coloquei no path da tag location o nome do diretório que preciso para permitir que acessem sem logar no aplicativo.
Caso queira colocar um página, veja o código 1.4.
<location path="diretorio">
<system.web>
<authorization>
<allow users="*"></allow>
</authorization>
</system.web>
</location>
<location path="pagina.aspx">
<system.web>
<authorization>
<allow users="*"></allow>
</authorization>
</system.web>
</location>
Resumindo, em cada caso é necessário colocar uma nova location path para o diretorio ou para as páginas com a permissão <allow users=”*”></allow>.
Bom, eu fico por aqui. Qualquer dúvida pode entrar em contato.
Mauricio Junior