NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Olá Pessoal,
Estamos abrindo mais uma nova categoria de tutorias na área de desenvolvimento .Net. Estaremos abordando conceitos relacionados a banco de dados através da arquitetura ADO.Net e explorando recursos do Asp.Net.
As experiências abordadas nesta nova categoria envolvem soluções práticas, e para quem está começando a desenvolver, será interessante acompanhar nossa série de tutoriais.
Objetivo
O nosso primeiro objetivo prático é construir um sistema de publicação de notícias. Logo abaixo faremos uma listagem das tarefas que o nosso sistema deverá cumprir. Desta forma, será mais simples direcionarmos nosso desenvolvimento para concluir com mais rapidez e organização.
O sistema deverá ter as seguintes funções:
» Cadastrar, Alterar ou Excluir as Notícias.
» Cadastrar, Alterar ou Excluir as Categorias.
» Cadastrar, Alterar ou Excluir os Usuários que poderão ter acesso para manipular o sistema de publicação.
» Fornecer a visualização das notícias através de uma interface Web.
Desta forma, o melhor caminho é começar a desenvolver o banco de dados que irá manter as notícias e os usuários. Como estamos iniciando, utilizaremos o banco de Dados Microsoft Access. Caso queiram utilizar outra base de dados como SQL Server ou MySQL, estejam a vontade. Em breve, estaremos utilizando estes bancos de dados também.
Organize seus arquivos da seguinte forma:
Na pasta tutorias vamos colocar os arquivos Aspx, na pasta BaseDeDados vamos armazenar o banco de dados, na pasta bin ficará as nossas Dlls, e na pasta Imagens coloque todas as imagens utilizadas.
Criando a Base de Dados
Abra o Microsoft Access e crie um novo banco de dados na pasta BaseDeDados que foi mostrada logo acima:
Dê a ele o nome de ControleDeNoticias.mdb Vale lembrar que, caso seu sistema de arquivos seja NTFS, será necessário liberar a permissão de escrita para a pasta do banco de dados.
Clique em criar nova tabela usando o modo de Design:
Crie os campos de acordo com a figura abaixo...
Veja que o campo IDCategoria é nossa chave-primária e que por isso foi utilizado o tipo Numeração Automática. Assim garantimos a integridade de cada registro.
O campo Categoria é do tipo Número devido a sua utilidade como chave-estrageira. Este campo fará referência a tabela de categorias através de relacionamento.
Salve esta tabela como TbNoticias.
Vamos criar agora a tabela com as categorias das notícias. Crie de acordo com a figura abaixo...
Salve como TbCategorias
Para concluirmos esta etapa, criaremos agora a tabela que armazenará os dados dos usuários que publicam as notícias. Neste sistema, cada jornalista poderá somente publicar notícias dentro da sua categoria, isto é, um jornalista não poderá acessar outra categoria a não ser a que lhe foi destinada.
Vamos criar a tabela de usuários de acordo com a figura abaixo...
Veja que o campo CategoriaDeAcesso é numérico. Ele será usado como referência para a categoria que cada usuário poderá acessar. Salve como TbUsuarios.
Relacionamentos
Agora, devemos definir os relacionamentos que existem entre as tabelas que criamos. Clique em Ferramentas > Relacionamentos...
Selecione as três tabelas e clique em Adicionar. Logo após, clique em Fechar.
Clique no campo IDCategoria da tabela TbCategorias e arraste até o campo Categoria da tabela TbNoticias. Isto fará abrir uma caixa de diálogo, como a mostrada abaixo...
Marque a opção Impor integridade referencial e clique em Criar.
Deverá ficar de acordo com a imagem abaixo...
Clique novamente no campo IDCategoria da tabela TbCategorias e arraste até o campo CategoriaDeAcesso da tabela TbUsuarios.
Marque novamente a opção Impor integridade referencial e clique em Criar.
O layout final dos relacionamentos deverá ficar de acordo com a imagem abaixo...
Salve este esquema de relacionamento clicando no botão Salvar.
Bem pessoal, na próxima continuaremos com a criação do nosso sistema. Na próxima etapa estaremos conhecendo os objetos de acesso a dados dentro da arquitetura .Net.
Para qualquer dúvida, mande um e-mail para lanodecastro@hotmail.com
Lano de Castro