NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Olá Pessoal,
Neste mês estarei trazendo para vocês um dos tutoriais mais procurados na Internet, um Sistema de Enquetes para a Web, que ainda contará com a implementação de WebServices para que possamos distribuir a nossa aplicação independente da plataforma.
Nesta primeira parte não iremos desenvolver código, iremos apenas formular a nossa arquitetura da aplicação e modelar a base de dados.
Para que não haja grande dificuldade, iremos implementar a nossa base de dados no Microsoft Access, mas se você deseja desenvolver em SQL Server, Oracle, MySql ou outro, fique a vontade.
Com certeza a esta altura do campeonato você, caro desenvolvedor, acadêmico, ou simplesmente curioso, já ouviu falar de WebServices. A arquitetura WebServices é utilizada para a transmissão de dados utilizando o formato XML. Basicamente utiliza o protocolo HTTP juntamente com o SOAP. Em termos gerais, os WebServices permitem a transmissão de dados entre aplicações heterogêneas. Um exemplo: Muitos sites de E-commerce dependem do CEP para localizar o endereço de entrega da mercadoria para o consumidor. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente os Correios, dispõe de um WebService que retorna o CEP solicitado de um possível endereço. Como os sites de E-commerce não se concentram em apenas uma plataforma ou tecnologia, ou seja, podem ser em ASP, PHP, JSP, ASP.Net, etc..., é necessário a transmissão de dados em um formato padronizado para que um número variado de aplicações possam utilizar o serviço.
Hoje, na Internet, existem muitos WebServices úteis e gratuitos disponíveis. Como o tradutor BabyFish e a pesquisa Google.
O nosso sistema de enquête poderá ser utilizado por qualquer linguagem que permita implementar WebServices. Assim, você poderá até vender este serviço, sem precisar que o cliente implemente as camadas e códigos necessários para ter enquetes em seu site.
Resumo
Eis então o resumo do nosso tutorial:
Arquitetura: ASP. Net e WebServices
Linguagem: C#
Modelo do Banco de Dados. Microsoft Access
Modelagem de Dados
Desenvolvi a modelagem utilizando um programa muito conhecido chamado DBDesigner 4. Resolvi mostrar a modelagem a fim de ajudar os outros desenvolve dores que irão utilizar um banco de dados diferente do Microsoft Access.
Implementando o Banco de Dados
Abra o Microsoft Access, e crie um novo banco de dados. O ideal é que este banco esteja gravado em um local bem seguro, de preferência que não seja enxergado na Web. Dê a ele o nome de SistemaDeEnquetes.mdb
Clique em Tabelas no menu localizado à esquerda, e depois clique em Criar Tabela No Modo Design:
Iremos criar primeiramente a tabela TbEnquetes. Veja abaixo como deve ficar. Resolvi escrever as descrições de cada campo para orientar o desenvolvedor a respeito da utilidade dos campos:
Salve esta tabela como TBEnquetes
Feche a tabela, e clique novamente em Criar Tabela no Modo Design. Iremos agora criar a tabela de itens das enquetes. Lembrando que para que um item seja cadastrado será necessário informar a qual enquete este item pertence, logo surje a necessidade da chave estrangeira.
Salve esta tabela como TbItens.
Aqui termina a primeira parte deste tutorial.
No próximo já vamos trabalhar com os códigos. Peço que pesquisem sobre os WebServices e tirem proveito desta surpreendente tecnologia.
Um grande abraço,
Valeu
Lano de Castro