Universidade do Access - Curso Completo - Do Básico Até a Criação de Sistemas Profissionais Completos - Passo a Passo
FORMAÇÃO ONLINE COM CERTIFICADO - 13 CURSOS - 574 VÍDEO-AULAS - 63:32 HORAS - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalArtigosOffice : Access_caixas_p1
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
Tudo Sobre Caixas de Combinação no Access-Parte 1
 
Objetivos:
Esta é a Parte 1 de uma série de tutoriais sobre o uso de Caixas de Combinação em Formulários do Access. Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a criação, configuração e uso de controles do tipo Caixa de combinação, em formulários do Access. Você aprenderá desde a criação destes controles, até operações mais sofisticadas, tais como a sincronização entre duas ou mais caixas de combinação.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamento: " Curso Básico de Access ".

Nota : Este tutorial faz parte do Curso: Formulários no Access - Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 20 lições por módulo e estará disponível para aquisição a partir de 15 de Abril de 2004, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui .

O Controle Caixa de Combinação - Parte 1
O controle Caixa de Combinação ( ) é utilizado para criar uma lista de opções, na qual o usuário pode selecionar uma das opções, ao invés de ter que digitar o valor desejado. Em muitos casos, é mais rápido e fácil selecionar um valor em uma lista do que lembrar de um valor a ser digitado. Com uma caixa de combinação, é possível fazer as duas coisas sem utilizar muito espaço em um formulário. Uma caixa de combinação é como uma caixa de texto e uma caixa de listagem combinadas.

Por exemplo, se você tem um campo Cidade, onde somente existe uma lista de valores possíveis. Vamos supor: Santa Maria, Boqueirão do Leão e Santa Cruz do sul. É muito mais fácil criar uma lista com estes três valores, para que o usuário escolha um deles, do que ter que digitar o nome da cidade cada vez. Além disso, ao escolher o valor em uma lista, evitam-se erros de digitação. Na figura a seguir é apresentado um exemplo de Caixa de Combinação, na qual é apresentado um exemplo de caixa de combinação com uma lista de paises.



Quando você digita texto ou seleciona um valor em uma caixa de combinação e ela está acoplada a um campo de uma tabela, o valor digitado ou selecionado é inserido no campo ao qual a caixa de combinação está acoplada.

A lista de uma caixa de combinação consiste em linhas de dados. As linhas podem ter uma ou mais colunas, que podem aparecer com ou sem cabeçalhos (títulos das colunas). Se uma caixa de combinação de várias colunas estiver acoplada, o Microsoft Access armazenará os valores de uma das colunas. Essa coluna é chamada de "Coluna acoplada" e pode ser configurada através das propriedades da Caixa de Combinação, conforme você aprenderá na próxima parte deste tutorial.

Você pode exibir o valor mais significativo da lista, como um nome de funcionário, e armazenar um valor diferente, como sua matrícula. Ou por exemplo, você pode exibir a descrição do produto e armazenar, no campo acoplado, o código do produto.

Você pode utilizar uma caixa de combinação não acoplada para armazenar um valor que você possa utilizar com um outro controle. Você poderia, por exemplo, utilizar uma caixa de combinação não acoplada para limitar os valores em uma outra caixa de combinação ou em uma caixa de diálogo personalizada. Você também poderia utilizar uma caixa de combinação não acoplada para localizar um registro baseado no valor que você selecionar na caixa de combinação. Veremos exemplos práticos destas utilizações, nas próximas partes deste tutorial.

As caixas de combinação possuem uma propriedade Limitar a uma lista , propriedade esta que você pode utilizar para controlar se qualquer valor pode ser inserido na lista ou somente texto coincidente com um dos valores da lista. Se em seu formulário houver espaço e você desejar que uma lista apareça todas as vezes, ou se você sempre desejar limitar a inserção de dados aos valores da lista, convém utilizar uma caixa de listagem em vez de uma caixa de combinação. Primeiro vamos a um exemplo prático, depois, nas próximas partes deste tutorial, veremos mais algumas propriedades avançadas de um controle do tipo "Caixa de combinação".

Nota: Para acompanhar o exemplo prático a seguir, você utiliza o banco de dados de exemplos que é fornecido com o Microsoft Access: Northwind.mdb. Este banco de dados normalmente encontra-se no seguinte caminho: C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office\Samples\Northwind.mdb

No banco de dados Northwind.mdb, crie um formulário simples, baseado na tabela Pedidos. Salve o formulário com o nome de Pedidos2, o qual terá um layout semelhante ao indicado na figura a seguir. Este formulário foi criado usando a opção AutoFormulário: Colunar .



Exemplo: Inserir uma "Caixa de combinação" no Formulário "Pedidos2". Esta "Caixa de combinação" deverá estar acoplada ao campo PaísDeDestino da tabela Pedidos, de tal maneira que quando for escolhido um valor na Caixa de combinação, este valor será armazenado no campo PaísDeDestino da tabela Pedidos. A Caixa de combinação será baseada na tabela clientes, isto é, os valores da lista serão buscados a partir do campo PaísDeDestino da tabela Clientes. Com isso a lista sempre estará atualizada e mostrando a listagem apenas dos países para os quais existem clientes cadastrados. Siga os passos indicados a seguir:
•  Abra o formulário Pedidos2 no modo estrutura.

•  Exclua o campo País de Destino já existente.
•  Se a Caixa de ferramentas não estiver sendo exibida, dê um clique no botão para exibi-la.
•  Na Caixa de ferramentas, dê um clique no botão , depois dê um clique no formulário, onde você deseja inserir o controle Caixa de Combinação. Ao clicar no formulário, você pode segurar o mouse pressionado e arrastar para aumentar o tamanho do controle conforme a sua necessidade.

•  Ao colocar o controle no formulário, será aberto o " Assistente de caixa de combinação ", conforme indicado pela figura a seguir:

Nesta primeira etapa, temos que escolher dentre três opções, conforme descrito na tabela abaixo:
Opção Descrição
Eu quero que a caixa de combinação procure os valores em uma tabela ou consulta.
Os valores que irão formar a lista serão obtidos a partir de dados de uma tabela ou consulta, através de uma instrução SQL.
Eu digitarei os valores que eu desejo. Os valores que irão formar a lista serão digitados em uma das próximas etapas do assistente de caixa de combinação.
Encontre um registro no meu formulário baseado no valor que eu selecionarei na caixa de combinação Pode ser utilizado para localizar um registro com base em um valor selecionado na caixa de combinação. Vamos supor que você tem uma caixa de combinação que exibe os números de pedidos. Ao selecionar um número na listagem, o Microsoft Access pode localizar o registro para o pedido selecionado.

•  No nosso exemplo, iremos buscar os valores da lista na tabela Pedidos. Para isso deixe a primeira opção marcada - Eu quero que a caixa de combinação procure os valores em uma tabela ou consulta.

•  Dê um clique em Avançar para ir para a próxima etapa do assistente.

•  Na segunda etapa do assistente, você escolhe de onde virão os dados se de uma tabela ou consulta e qual o nome da tabela ou consulta. Deixe marcado tabelas e na lista de nomes que aparece, dê um clique em Pedidos, conforme indicado pela figura a seguir:



•  Dê um clique em Avançar para ir para a próxima etapa do assistente.

•  Na terceira etapa do assistente, iremos definir qual o campo (ou quais os campos) irão compor a listagem da Caixa de Combinação. Cada campo escolhido, será exibido em uma coluna diferente na listagem. Por exemplo, se você escolher três campos, a caixa de combinação terá três colunas. Selecione o campo PaísDeDestino, conforme indicado na próxima figura (Clique no campo PaísDeDestino na coluna da esquerda e em seguida clique no botão >, para adicionar este campo).



•  Clique em Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.

•  Na quarta etapa do assistente, o Microsoft Access já exibe uma listagem com os dados extraídos diretamente da tabela Pedidos. Observe que a listagem não está classificada em ordem alfabética. Observe também que existem valores repetidos. Por exemplo, se existirem 30 Pedidos para clientes do Brasil, o Brasil aparecerá 30 vezes na listagem. No assistente não temos como resolver esse problema e classificar a listagem. Faremos isso através de algumas das propriedades do controle, após a sua criação, na próxima parte deste tutorial. Observe também a opção " Ocultar coluna chave (recomendado)". Quando o Microsoft Access cria a listagem, por padrão além do campo escolhido também é selecionado o campo Chave Primária da tabela, caso exista algum. Dê um clique para desmarcar esta opção, você verá uma coluna para o campo "NúmeroDoPedido", o qual é o campo chave primária da tabela Pedidos.

•  Deixe esta opção marcada e dê um clique no botão "Avançar" para ir para a próxima etapa do assistente.

•  Na quinta etapa do assistente, o Microsoft Access nos dá duas opções: "Armazenar esse valor para uso posterior" ou "Armazenar o valor neste campo". Vamos escolher a opção " Armazenar o valor neste campo " e escolher o campo PaísDeDestino. Com isso o valor selecionado na caixa de combinação, será armazenado no campo PaísDeDestino do formulário, o qual é acoplado com o campo PaísDeDestino da tabela Pedidos, conforme indicado na figura a seguir:



•  Dê um clique em Avançar para ir para a próxima etapa do assistente.

•  Na última etapa do assistente, você fornece um rótulo descritivo para a caixa de combinação. Digite "Escolha o País" e dê um clique no botão "Concluir" para encerrar o assistente e criar a caixa de combinação.

•  Salve o formulário e vá para o Modo formulário.
Muito bem, acabamos de criar a Caixa de combinação. Vá para o modo formulário e abra a lista de países. Observe que existem paises repetidos e a listagem está fora de ordem alfabética, conforme indicado na figura a seguir:



 
Na próxima parte deste tutorial você aprenderá a alterar propriedades importantes da Caixa de combinação, para que cada nome de país seja exibido uma única vez e para colocar a listagem em ordem alfabética.

Conclusão :

Nesta parte do tutorial, mostrei como criar um controle do tipo Caixa de combinação, usando o assistente para a criação de controle. Também descrevi exatamente o que é o controle Caixa de combinação e quando devemos utiliza-lo. Na próxima parte deste tutorial você aprenderá a alterar propriedades importantes do controle Caixa de combinação.


você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp


Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI