Universidade do Access - Curso Completo - Do Básico Até a Criação de Sistemas Profissionais Completos - Passo a Passo
FORMAÇÃO ONLINE COM CERTIFICADO - 13 CURSOS - 574 VÍDEO-AULAS - 63:32 HORAS - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalArtigosOffice : Access_caixas_p2
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
Tudo Sobre Caixas de Combinação no Access-Parte 2
 
Objetivos:
Esta é a Parte 2 de uma série de tutoriais sobre o uso de Caixas de Combinação em Formulários do Access. Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a criação, configuração e uso de controles do tipo Caixa de combinação, em formulários do Access. Você aprenderá desde a criação destes controles, até operações mais sofisticadas, tais como a sincronização entre duas ou mais caixas de combinação.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamento: " Curso Básico de Access ".

Nota : Este tutorial faz parte do Curso: Formulários no Access - Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 20 lições por módulo e estará disponível para aquisição a partir de 15 de Abril de 2004, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui .

Controles - O Controle Caixa de Combinação - Principais Propriedades:

Nesta segunda parte do tutorial apresentarei as principais propriedades do controle Caixa de Combinação. É importante que você conheça estas propriedades, pois elas precisam ser configuradas, uma vez que o assistente não fornece acesso a estas propriedades. Conforme descrito anteriormente, a listagem criada pelo assistente, não está ordenada e apresenta valores repetidos. Para corrigir estes problemas, você deve utilizar as propriedades apresentadas nesta lição.

Algumas propriedades importantes dos controles do tipo Caixa de combinação: A seguir descrevo e exemplifico o uso das principais propriedades do controle Caixa de combinação. Lembrando que para acessar as propriedades de um controle, basta clicar com o botão direito do mouse no controle (você tem que estar no Modo Estrutura do formulário) e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades. Será exibida a janela de propriedades da Caixa de Combinação, conforme exemplo da figura a seguir:

Nota: Para seguir os passos descritos no exemplo prático a seguir, abra o formulário Pedidos2, do banco de dados Northwind.mdb. Este formulário foi criado na Parte 1 deste tutorial.



a) Origem da linha: Esta é uma das propriedades mais importantes. Nesta propriedade fica armazenado o comando SQL que busca os dados que serão exibidos pela caixa de combinação. Utilizaremos esta propriedade para classificar a listagem e eliminar os valores duplicados. Faça o seguinte:
•  Ainda no modo estrutura do formulário Pedidos2, dê um clique com o botão direito do mouse na Caixa de combinação recém criada e, no menu que surge, dê um clique em Propriedades. O clique com o botão direito deve ser feito sobre a caixa de combinação (parte da direita) e não sobre o rótulo (parte da esquerda). Surge uma janela com as propriedades da caixa de combinação, na guia Todas, localize a propriedade "Origem da linha" (veja figura anterior).

•  Clique nesta propriedade para posicionar o cursor dentro dela. Dê um clique no botão com os três pontinhos ( ... ) , ao lado da propriedade para abrir a grade de construção da instrução SQL, grade esta semelhante a que utilizamos para criar consultas, nos cursos de Access Básico e Access Avançado, conforme indicado na figura a seguir:



•  Exclua da grade o campo Código do Cliente, exiba a linha de Totais (comando Exibir -> Totais, conforme visto no tópico sobre Consultas, do curso de Access Básico, o qual é pré-requisito para este curso ), e no campo PaísDeDestino, escolha Agrupar Por. Em classificação escolha Crescente. A sua janela deve estar conforme indicado na figura a seguir:


 
IMPORTANTE : Nunca salve essa consulta, pois se você fizer isso, irá gerar uma nova consulta desnecessariamente. Ao invés disso vamos gravar somente o comando SQL. Para isso clique no botão com o x (x mais de baixo, pois o de cima irá fechar o Microsoft Access). O Microsoft Access irá perguntar se você deseja salvar a Instrução SQL, dê um clique em Sim e pronto a propriedade Origem do controle já está alterada para não exibir valores repetidos e classificada em ordem crescente e você voltará a janela de propriedades da caixa de combinação.

•  Quando alteramos a Instrução SQL, algumas outras propriedades não são atualizadas automaticamente. Por exemplo, tínhamos duas colunas CódigoDoCliente e PaísDeDestino, porém excluímos o campo CódigoDoCliente, mas a propriedade Número de colunas continua com o valor 2, quando o correto deveria ser um. Vamos corrigir mais algumas propriedades da nossa Caixa de controle.
b) Número de colunas: Esta propriedades indica o número de colunas que terá a caixa de combinação, incluindo colunas ocultas. Faça o seguinte:
•  Se você tiver saído da janela de propriedades da Caixa de combinação, abra-a novamente e localize a propriedade "Número de colunas."

•  Altere o valor da propriedade "Número de colunas" para 1, pois estamos somente com a coluna PaísDeDestino.
c) Largura das colunas: Esta propriedade é utilizada para especificar o tamanho das colunas em cm. Caso haja mais do que uma coluna, os diferentes tamanhos devem ser separados por Ponto e vírgula. Caso seja necessário ocultar uma determinada coluna, basta colocar um tamanho 0 (zero) para a respectiva coluna. Faça o seguinte:
•  Se você tiver saído da janela de propriedades da Caixa de combinação, abra-a novamente e localize a propriedade "Largura das colunas."

•  Observe que a propriedade possui o seguinte valor: 0cm;2,54cm. Isso indica que a primeira coluna está sendo ocultada e a segunda está sendo exibida com uma largura de 2,54cm. Porém após alterarmos a instrução SQL, a primeira coluna (CódigoDoCliente) não existe mais.

•  Altere o valor desta propriedade para: 3cm, isto é, teremos uma única coluna com 3 cm de largura.
d) Coluna acoplada: Esta propriedade é utilizada para especificar o valor de qual das colunas, será utilizado para armazenagem no campo acoplado. O valor 1, indica a primeira coluna visível a partir da esquerda, 2 indica a segunda coluna visível a partir da esquerda e assim por diante.

Não precisamos alterar esta propriedade, pois ela já está com o valor correto de 1, visto que temos apenas uma coluna.

Vamos ver a Caixa de combinação em funcionamento:
•  Vá para o modo Formulário do formulário Pedidos2

•  Abra a Caixa de combinação "Escolha o País" e observe que os nomes de países não se repetem, além disso a listagem está classificada em ordem crescente, conforme indicado pela figura a seguir, onde também fiz alterações nas cores da caixa de combinação e do rótulo, apenas para dar um destaque a este controle:


Muito bem, agora já sabemos como criar e configurar uma Caixa de combinação. Nas próximas partes deste tutorial, apresentarei um exemplo prático, passo-a-passo, de sincronização entre caixas de combinação e entre uma caixa de combinação e o formulário.

Conclusão :

Nesta parte do tutorial, mostrei como configurar as principais propriedades da Caixa de combinação. Mostrei como alterar o comando SQL que retorna os dados para a caixa de combinação, como configurar o tamanho das colunas e definir a coluna acoplada. Na próxima parte deste tutorial, apresentarei um exemplo prático, de sincronização entre caixas de combinação e entre uma caixa de combinação e o formulário.


você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp


Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI