Universidade do Access - Curso Completo - Do Básico Até a Criação de Sistemas Profissionais Completos - Passo a Passo
FORMAÇÃO ONLINE COM CERTIFICADO - 13 CURSOS - 574 VÍDEO-AULAS - 63:32 HORAS - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalArtigosOffice : Access_caixas_p4
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Tudo Sobre Caixas de Combinação no Access - Parte 4
 
Objetivos:

Esta é a Parte 4 de uma série de tutoriais sobre o uso de Caixas de Combinação em Formulários do Access. Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a criação, configuração e uso de controles do tipo Caixa de combinação, em formulários do Access. Você aprenderá desde a criação destes controles, até operações mais sofisticadas, tais como a sincronização entre duas ou mais caixas de combinação.

Nesta parte do tutorial continuaremos com a criação do exemplo proposto na Parte 3. A primeira etapa será a criação do formulário Totais por Pedido, o qual será baseado na consulta Totais por Pedido, criada na Parte 3.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamentos: " Curso Básico de Access".

Exemplo prático com Utilização de Caixas de Combinação – Parte 2

2. Para criar um formulário baseado na consulta TotaisPorPedido ( a qual foi criada na Parte 3), siga os passos indicados a seguir:

  1. Abra o banco de dados NorthWind.mdb.
  2. Clique na opção Formulários.
  3. Clique no botão Novo.
  4. Clique na opção AutoFormulário: Tabular.
  5. Na lista de tabelas e consultas selecione Totais por Pedido, conforme indicado na figura a seguir:

  1. Clique em OK.
  2. Será criado um formulário baseado na consulta Totais por Pedido, com o layout de tabela, ou seja, um registro por linha.
  3. Vamos salvar o formulário. Clique no botão (). Será aberta a janela solicitando o nome para o formulário. Digite Totais por Pedido e clique em OK.
  4. O próximo passo será adicionar a Caixa de Combinação que exibe a lista de Clientes, configurando-a para que, ao selecionar um cliente, sejam exibidos apenas os pedidos para o respectivo cliente. Nesta etapa farei uma demonstração da integração de formulários com consultas, tópico este que será explorado, em detalhes, nos módulos do curso: Tudo Sobre Formulários no Access.

3. Para adicionar a Caixa de Combinação com a lista de clientes,siga os passos indicados a seguir:

  1. Vá para o modo estrutura do formulário: Exibir -> Modo estrutura.
  2. Abra um pouco mais de espaço no Cabeçalho do formulário.
  3. Mova os rótulos das colunas para a parte de baixo do Cabeçalho do formulário.
  4. O seu formulário deve estar conforme indicado na figura a seguir:
  5. No espaço aberto acima dos rótulos, iremos inserir as caixas de combinação para clientes e países.
  6. Se a Caixa de Ferramentas não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Caixa de Ferramentas.
  7. Clique no botão (), da Caixa de Ferramentas.
  8. A seta do mouse transforma-se em uma pequena cruz.
  9. Clique no espaço em branco, um pouco acima do rótulo País de Destino.
  10. Será aberto o assistente para criação de Caixa de Combinação, o qual você aprendeu a utilizar na Parte 1 e Parte 2, deste tutorial.
  11. Na primeira etapa do assistente selecione a opção: “Eu quero que a caixa de combinação procure os valores em uma tabela ou consulta”.
  12. Clique em Avançar.
  13. Na segunda etapa já vem selecionada a opção tabelas. Clique na tabela Clientes, para indicar que os dados da lista serão obtidos a partir da tabela Clientes.
  14. Clique em Avançar.
  15. Nesta etapa você deve informar quais os campos farão parte da listagem. Adicione os campos CódigoDoCliente e NomeDaEmpresa.
  16. Clique em Avançar.
  17. Nesta etapa é exibida uma listagem com os nomes dos clientes cadastrados. Observe que a opção Ocultar coluna chave está marcada. Vamos manter esta coluna marcada, para que seja exibido somente o nome da empresa. O CódigoDoCliente fará parte da listagem, mas não será exibido. O código deve fazer parte da listagem, pois é a partir do código que iremos filtrar os dados do formulário. Ou seja, quando você selecionar um nome de cliente na lista, o respectivo código será utilizado, para filtrar os dados e exibir apenas os pedidos do cliente selecionado.
  18. Clique em Avançar.
  19. Nesta etapa o assistente pergunta se você deseja armazenar o valor selecionado em um campo do formulário ou se deseja Lembrar do valor para uso posterior. Para o nosso exemplo, selecione a opção Lembrar o valor para uso posterior.
  20. Clique em Avançar.
  21. Será exibida a etapa final do assistente. Nesta etapa você deve digitar um rótulo para a Caixa de Combinação que está sendo criada. Digite o seguinte rótulo: Selecione um Cliente.
  22. Clique em Concluir.
  23. Pronto, a caixa de combinação foi criada. Agora vamos configurar as propriedades da Caixa de Combinação, para que seja exibido o nome do cliente uma única vez (embora internamente ele armazene o código, pois deixaremos a coluna do código como sendo a coluna acoplada). Também faremos com que o nome seja exibido uma única vez e classificaremos a listagem em ordem crescente.
  24. Clique com o botão direito do mouse na Caixa de Combinação recém adicionada e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.
  25. Será exibida a janela de propriedades da Caixa de Combinação, conforme indicado a seguir:
  26. Altere a propriedade Nome para ListaDeClientes.
  27. Clique na propriedade origem da linha. Será exibido o botão (). Clique neste botão para alterar os dados que são exibidos na Caixa de combinação.
  28. Será exibida uma janela para que você defina quais campos serão exibidos na Caixa de combinação. Observe que os campos CódigoDoCliente e NomeDaEmpresa, da tabela Clientes, já foram adicionados pelo assistente.
  29. Selecione o comando Exibir -> Totais. Por padrão já vem selecionada a opção Agrupar por, nos campos CódigoDoCliente e NomeDaEmpresa.
  30. No campo NomeDaEmpresa, selecione a classificação Crescente. A sua janela deve estar conforme indicado na Figura a seguir:
  31. Vamos fechar a janela de configuração da lista, sem criar uma nova consulta. Nunca salve essa consulta, pois se você fizer isso, irá gerar uma nova consulta desnecessariamente. Ao invés disso vamos gravar somente o comando SQL. Para isso clique no botão com o x (x mais de baixo, pois o de cima irá fechar o Microsoft Access). O Microsoft Access irá perguntar se você deseja salvar a Instrução SQL, dê um clique em Sim e pronto a propriedade Origem do controle já está alterada para não exibir valores repetidos e classificada em ordem crescente e você voltará a janela de propriedades da caixa de combinação.
  32. Na propriedade Coluna acoplada, mantenha o valor 1. Isso indica que o valor armazenado na lista, será o valor do código do cliente, valor este que será utilizado para localizar apenas os registros do respectivo cliente.
  33. Muito bem, já podemos testar a caixa de combinação.
  34. Vá para o Modo Formulário e abra a Caixa de combinação.
  35. Deve ser exibida um listagem de clientes, classificada em ordem crescente, conforme indicado na Figura a seguir. Selecione um cliente na lista. O formulário foi filtrado, para exibir apenas os registros do cliente selecionado? Obviamente que não. Esta é uma das configurações que ainda teremos que fazer, ou seja, ao selecionar um cliente na lista, fazer com que sejam exibidos apenas os registros para o cliente selecionado. Mostrarei como fazer estas configurações na próxima parte deste tutorial. Antes vamos adicionar a caixa de combinação para a lista de Países.

4. Para adicionar a Caixa de Combinação com a lista de paises, siga os passos indicados a seguir:

  1. Vá para o modo estrutura do formulário: Exibir -> Modo estrutura.
  2. No espaço acima da caixa de combinação Clientes, vamos inserir a caixa de combinação com a lista de paises.
  3. Se a Caixa de Ferramentas não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Caixa de Ferramentas.
  4. Clique no botão (), da Caixa de Ferramentas.
  5. A seta do mouse transforma-se em uma pequena cruz.
  6. Clique no espaço em branco, um pouco acima da caixa de combinação Clientes.
  7. Será aberto o assistente para criação de Caixa de Combinação, o qual você aprendeu a utilizar nas primeiras partes deste tutorial.
  8. Na primeira etapa do assistente selecione a opção: “Eu quero que a caixa de combinação procure os valores em uma tabela ou consulta”.
  9. Clique em Avançar.
  10. Na segunda etapa já vem selecionada a opção tabelas. Clique na tabela Clientes, para indicar que os dados da lista serão obtidos a partir da tabela Clientes.
  11. Clique em Avançar.
  12. Nesta etapa você deve informar quais os campos farão parte da listagem. Adicione o campo País.
  13. Clique em Avançar.
  14. Nesta etapa é exibida uma listagem com os nomes dos paises cadastrados. Observe que a opção Ocultar coluna chave está marcada. Vamos manter esta coluna marcada, para que seja exibido somente o nome do país O CódigoDoCliente, que é a coluna chave, é inserido automaticamente pelo assistente. Depois, ao configurarmos as propriedades da Caixa de combinação, vamos retirar o campo CódigoDoCliente.
  15. Clique em Avançar.
  16. Nesta etapa o assistente pergunta se você deseja armazenar o valor selecionado em um campo do formulário ou se deseja Lembrar do valor para uso posterior. Para o nosso exemplo, selecione a opção Lembrar o valor para uso posterior.
  17. Clique em Avançar.
  18. Será exibida a etapa final do assistente. Nesta etapa você deve digitar um rótulo para a Caixa de Combinação que está sendo criada. Digite o seguinte rótulo: Selecione um País.
  19. Clique em Concluir.
  20. Pronto, a caixa de combinação foi criada. Agora vamos configurar as propriedades da Caixa de Combinação, para que seja exibido o nome de cada país uma única vez. Também faremos com que o nome seja exibido uma única vez e classificaremos a listagem em ordem crescente.
  21. Clique com o botão direito do mouse na Caixa de Combinação recém adicionada e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.
  22. Será exibida a janela de propriedades da Caixa de Combinação, conforme indicado a seguir:
  23. Altere a propriedade Nome para ListaDePaises.
  24. Clique na propriedade Origem da linha. Será exibido o botão (). Clique neste botão para alterar os dados que são exibidos na Caixa de combinação.
  25. Será exibida uma janela para que você defina quais campos serão exibidos na Caixa de combinação. Observe que os campos CódigoDoCliente e País, da tabela Clientes, já foram adicionados pelo assistente. Exclua o campo CódigoDoCliente
  26. Selecione o comando Exibir -> Totais. Por padrão já vem selecionada a opção Agrupar por.
  27. No campo País, selecione a classificação Crescente. A sua janela deve estar conforme indicado na Figura a seguir:
  28. Vamos fechar a janela de configuração da lista, sem criar uma nova consulta. Nunca salve essa consulta, pois se você fizer isso, irá gerar uma nova consulta desnecessariamente. Ao invés disso vamos gravar somente o comando SQL. Para isso clique no botão com o x (x mais de baixo, pois o de cima irá fechar o Microsoft Access). O Microsoft Access irá perguntar se você deseja salvar a Instrução SQL, dê um clique em Sim e pronto a propriedade Origem do controle já está alterada para não exibir valores repetidos e classificada em ordem crescente e você voltará a janela de propriedades da caixa de combinação.
  29. Altere a propriedade Número de Colunas de 2 para 1.
  30. Altere a propriedade Largura das colunas para 3 cm.
  31. Na propriedade Coluna acoplada, mantenha o valor 1. Isso indica que o valor armazenado na lista, será o valor do País.
  32. Muito bem, já podemos testar a caixa de combinação.
  33. Vá para o Modo Formulário e abra a Caixa de combinação.
  34. Deve ser exibida um listagem de paises, classificada em ordem crescente, conforme indicado na Figura a seguir. Selecione um pais na lista. A segunda lista foi filtrada, para exibir apenas os clientes do país selecionado? Obviamente que não. Esta é uma das configurações que ainda teremos que fazer, ou seja, ao selecionar um país na lista de paises, vamos fazer com que sejam exibidos, na lista de clientes, apenas os clientes para o país selecionado. Mostrarei como fazer estas configurações na Parte 5 deste tutorial.

Muito bem, na próxima parte deste tutorial finalizaremos as configurações para o exemplo proposto.

Conclusão:

Nesta parte do tutorial, mostrei criar as Caixas de Combinação para a lista de Países e para a Lista de Clientes. Na próxima parte deste tutorial, mostrarei como sincronizar estas duas caixas de combinação. Ao selecionar um País, na lista de países, a lista de Clientes será filtrada, para exibir apenas os clientes do País Selecionado. Ao selecionar um cliente, na lista de Clientes, o formulário será filtrado, para exibir apenas os pedidos para o cliente selecionado.




você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp


Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI