NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Linha | Descrição |
Campo | O Nome do Campo sendo adicionado. No caso de um campo calculado, mostra o nome que aparecerá na listagem. além da fórmula de cálculo, conforme detalharemos mais adiante, nesse tutorial. |
Classificação | Faz a Ordenação dos Resultados da Consulta. Pode ser Crescente ou Decrescente. A Ordem de Classificação é da Esquerda para a Direita, isto é, se a primeira coluna for o campo Cidade e a segunda coluna for o Nome Do Cliente e ambas estiverem classificadas de forma Crescente, a listagem será classificada com base no campo Cidade e dentro de uma mesma Cidade, com base no Nome do Cliente. |
Mostrar | Se esta opção estiver marcada o campo será exibido na listagem, caso contrário o campo não será exibido. Isso pode ser utilizado para ocultar campos que estão servindo apenas como Critérios para filtrar a listagem. |
Critério - Ou | Estas duas linhas são utilizadas para a especificação de critérios que servirão para filtrar a listagem obtida pela consulta. Iremos ver o uso de critérios, detalhadamente, mais adiante. |
NúmeroDoPedido | da tabela Pedidos |
CódigoDoCliente | da tabela Pedidos |
DataDaEntrega | da tabela Pedidos |
Operação | Símbolo |
Adição | + |
Subtração | - |
Multiplicação | * |
Divisão | / |
De volta ao modo estrutura, vamos fazer mais uma alteração na nossa consulta. Vamos fazer com que o Microsoft Access agrupe os registros de cada pedido e faça a soma de todos os ítens de cada pedido. Na listagem final teremos o número do pedido, código do cliente e data de entrega aparecendo uma única vez para cada pedido e no campo Calculado Total_Item ) teremos a soma de todos os ítens do pedido, isto é, o valor total do pedido.Dê um clique com o botão direito na coluna calculada
No menu que surge escolha a opção "Propriedades", irá surgir a janela indicada na figura abaixo:
No propriedade Formato escolha Moeda e na propriedade Casas Decimais escolha 2. Sua Janela deve ficar conforme a figura indicada abaixo:
Dê um clique no "x" para fechar a Janela de propriedades.
Dê um clique no botão bem da Esquerda para ir para o Modo "Folha de Dados". Veja que foi adicionada uma coluna com o título Total_Item, do tipo Moeda com duas casas decimais, conforme o esperado. Observe que continua aparecendo uma linha para cada ítem de cada pedido. Por exemplo, para o pedido 10248 aparecem três linhas, indicando que existem três ítens para este pedido.
Dê um clique no botão com o Disquete () para salvar a consulta. Ao ser solicitado o nome da consulta digite: Totais por Pedido e dê um clique em OK.
Dê um clique no botão bem da esquerda para voltar para o Modo Estrutura.
E se ao invés do total por pedido nos quiséssemos, simplesmente, contar o número de ítens por Pedido ?No modo estrutura, dê um clique no botão (), este botão exibirá uma linha adicional no modo estrutura: A Linha de Totais. Esta linha que irá nos permitir fazer a soma de todos os ítens de cada pedida.
Na linha Total mantenha a opção "Agrupado Por" para os campos "NúmeroDoPedido", "CódigoDoCLiente” e "DataDeEntrega". No campo Total_Item altera a linha Total para "Soma".
Clique no botão bem da esquerda para ir para o modo Folha de Dados. Conforme pode ser visto na figura abaixo, agora cada NúmeroDoPedido aparece uma única vez e o campo Total_Item fornece a soma dos ítens para cada Pedido. Isso foi possível pela utilização da linha de Totais, escolhendo Agrupar Por para os campos NúmeroDoPedido, CódigoDoCliente e DataDeEntrega e soma para o campo Total_Item.
Folha de Dados exibindo o total para cada pedido no campo Total_Item.
Neste tópico fomos passo a passo com o objetivo de revisarmos alguns aspectos básicos das consultas. Nos próximos tópicos não iremos repetir todo o procedimento para criar uma consulta, adicionar campos e colocar critérios, vamos focar mais nos aspectos específicos de cada tópico, salientando a utilização e aplicabilidade de cada uma das técnicas que estiverem sendo apresentadas.Abra a consulta "Totais por Pedido" no modo Estrutura. Para isto marque a consulta e dê um clique no botão "Estrutura".
Adicione o campo "DataDeEntrega" da tabela Pedidos
Crie uma coluna calculada com o nome Dias que nos forneça o Número de Dias entre a DataDaEntrega e a DataDoPedido. Para isto basta colocar, na coluna em Branco ao lado do campo DataDaEntrega, a seguinte fórmula:
Dias: [DataDeEntrega]-[DataDoPedido]
Clique no botão bem da esquerda para ver os resultados. Você verá uma nova coluna chamada Dias que exibe o número de dias entre a DataDeEntrega e a DataDoPedido.
Volte para o modo estrutura e altere a consulta de tal maneira que somente sejam exibidos os registros cuja diferença entre a DataDoPedido e a DataDeEntrega seja maior do que 20 dias. Visualize os resultados. Para isso basta colocar o critério >20 no campo Dias, calculado anteriormente.
Volte para o modo estrutura, retire o critério colocado no ítem anterior e adicione uma coluna que exiba apenas o Ano da DataDoPedido. Para isto vá para a primeira coluna em branco ao lado de Dias e coloque a seguinte fórmula:
Ano_Pedido: Ano([DataDoPedido])
Utilizamos a Função Ano para extrair somente o ano do campo DataDoPedido. Toda Função no Microsoft Access possuí zero ou mais parâmetros. O Formato é Nome_Função(Parâmetros). No nosso exemplo Utilizamos a função Ano e passamos como parâmetro o campo DataDoPedido. A função Ano, para cada um dos registros, extrai apenas o Ano do campo DataDoPedido. Existem funções que trabalham com dois ou mais parâmetros.
Vá para o modo "Folha de Dados" e visualize os resultados.
Volte para o modo estrutura e adicione os seguintes critérios: Pedidos com mais do que 25 Dias entre DataDoPedido e DataDaEntrega e somente para o ano de 1995. Para isto na coluna Dias, na linha critério coloque >25 e no campo Ano_Pedido, na linha critério coloque 1995. Com isso o Microsoft Access somente exibirá os registros cuja diferença de dias for maior do que 25 e o Ano_Pedido for igual a 25. Para filtrar os registros, utilizamos o operador > ( Maior do que). Na tabela abaixo, temos uma lista dos demais operadores disponíveis:
Operador Descrição > Maior do Que > = Maior ou Igual < Menor do Que <= Menor ou Igual <> Diferente
Vá para o modo "Folha de Dados" e visualize os resultados. Você obterá os resultados indicados na figura a seguir:
Volte para o modo estrutura, retire os critérios colocados no ítem anterior e adicione uma coluna que exiba apenas o Mês da DataDoPedido. Para isto vá para a primeira coluna em branco ao lado de Ano_Pedido e coloque a seguinte fórmula:
Mês_Pedido: Mês([DataDoPedido])
Utilizamos a Função Mês para extrair somente o mês do campo DataDoPedido. A função Mês, para cada um dos registros, extrai apenas o mês do campo DataDoPedido.
Coloque um critério para que sejam listados apenas os Pedidos para os Meses de Janeiro, Março, Agosto ou Setembro. Para isto vá para a linha critério no campo Mês_Pedido, e digite o seguinte Critério:
1 ou 3 ou 8 ou 9
Utilizamos o Número do Mês como Critério. O "ou" é utilizado para informar ao Microsoft Access que ele deve listar os registros, cujo valor da coluna Mês_Pedido apresente um dos valores ligados pelo conectivo lógico "ou". O Microsoft Access 97 analisa cada registro, verifica o valor da coluna Mês_Pedido, se o valor for um dos ligados pelo ou, o registro é selecionado.
Vá para o modo "Folha de Dados" e visualize os resultados. Dê um clique no botão com o disquete para salvar a consulta e feche a consulta.
Outras partes do Artigo | |
Parte 1 | Criação de campos calculados em consultas |
Parte 2 | Utilização de Critérios Avançados e Operadores |
Parte 3 | Utilização de Critérios Avançados e Operadores |
Parte 4 | Exemplos de uso da Linha Totais e Consultas Parametrizadas |
Parte 5 | Consultas de Referência Cruzada |
Parte 6 | Consultas de Alteração, Exclusão e Acréscimo de Dados |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI