NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
O Agrupar Por pede ao Microsoft Access que agrupo todos os pedidos para um Mesmo PaísDeDestino, e o Soma pede para que o Microsoft Access Some o valor do Frete para todos os Pedidos de um Mesmo País.Abra o banco de dados curso_av.mdb.
Se você não estiver no Modo Estrutura, volte para o modo estrutura da Consulta 02.
Para facilitar o nosso trabalho, elimine todos os campos no modo estrutura, para isso basta marcar a coluna onde está o campo e pressionar a tecla DEL ou selecione o comando Editar -> Limpar grade.
Adicione o Campo PaísDeDestino da tabela Clientes
Adicione o Campo Frete
Clique no botão , para exibir a linha de totais ou selecione o comando Exibir -> Totais.
No campo PaísDeDestino, na linha Total, escolha "Agrupar Por"
No campo Frete, na linha Total, escolha "Soma"
Vá para o modo Folha de Dados e observe os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Consulta que calcula o Total de Frete por País.
Observe que para Contar o Número de Pedidos, bastou alterarmos, no campo NúmeroDoPedido, na linha Total de Somar para Contar. Poderíamos da Mesma maneira utilizar qualquer uma das outras funções.Se você não estiver no Modo Estrutura, volte para o modo estrutura da Consulta 02.
No campo PaísDeDestino, na linha Total, escolha "Agrupar Por", se já estiver Agrupar Por, não altere.
Exclua o campo Frete e adicione o campo NúmeroDoPedido.
No campo NúmeroDoPedido, na linha Total, selecione "Contar"
Vá para o modo Folha de Dados e observe os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Consulta que conta o Número de Pedidos por País de Destino
SubTotal: ([PreçoUnitário]*[Quantidade])*(1-[Desconto])Para criar a consulta proposta faça o seguinte:
Na criação desta consulta utilizamos duas técnicas já conhecidas. Criamos um campo calculado, utilizando a fórmula indicada anteriormente. Apenas para lembrar, o que vem antes dos dois pontos é apenas o Nome do Campo calculado, depois dos dois pontos é que vem a fórmula de Cálculo. Também utilizamos a linha de Total para Agrupar todos os ítens do mesmo pedido e pedir para que o Microsoft Access fizesse a soma destes ítens.Se você ainda estiver com a Consulta 02 aberta, feche-a.
Crie uma nova consulta baseada na tabela Detalhes Do Pedido.
Adicione o campo NúmeroDoPedido
Na segunda coluna, na linha campo digite a seguinte fórmula: SubTotal: ([PreçoUnitário]*[Quantidade])*(1-[Desconto])Clique no botão , para exibir a linha de totais.
Na linha Total, no campo NúmeroDoPedido, escolha Agrupar Por
Na linha Total, no campo calculado para o subtotal, escolha Soma. Com isso estamos pedindo para o Microsoft Access Agrupar Todos os ítens do mesmo pedido e efetuar a soma dos mesmos.
Vá para o modo Folha de Dados e observe os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Consulta calculando o total para cada Pedido.
Exemplo 04: Criar uma nova consulta, baseada na Consulta "Calcula Subtotais" e na tabela Pedidos. Esta consulta ira fazer o somatório de todos os pedidos, agrupados por País De Destino.Salve a consulta com o Nome de "Calcula Subtotais" e feche-a.
Observe que como rótulo da coluna o Microsoft Access coloca SomaDeSubtotal, isto é , ao nome do campo (SubTotal), é adicionada a palavra SomaDe. Para alterar este rótulo, basta acessar as propriedades da coluna (no modo estrutura) e no campo Legenda, digitar o texto desejado. Por exemplo, volte para o Modo Estrutura, clique com o direito sobre a coluna dos subtotais, clique em Propriedades. Na janela que surge , digite Total por País, no campo Legenda, dê um clique no x para fechar a janela de propriedades. Volte para o modo folha de dados e observe que o título da coluna já deve ter se alterado para Total por País.Crie uma nova consulta baseada na Consulta Calcula Subtotais e na Tabela Pedidos
Uma vez no modo estrutura, você precisará criar um relacionamento entre a consulta Calcula Totais e a tabela Pedidos. Este relacionamento se dará através do campo NúmeroDoPedido, comum a ambos. Para criar este relacionamento, basta arrastar o campo NúmeroDoPedido da tabela Pedidos sobre o campo NúmeroDoPedido da consulta "Calcula Subtotais". Aqui estamos aprendendo um novo conceito, ou seja, podemos criar um relacionamento diretamente dentro de uma consulta. Este relacionamento somente existe e tem efeito dentro da consulta.
Adicione o campo PaísDeDestino da Tabela Pedidos e o campo Subtotal da Consulta "Calcula Subtotais". Exiba a linha Total. No campo PaísDeDestino, na linha Total, escolha Agrupar Por e no campo Subtotal, na linha Total escolha Soma.
Lembre de formatar a coluna Subtotal para Moeda com duas casas decimais.
Vá para o modo Folha de Dados e observe os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Total de vendas por País de Destino.
[Qualquer texto entre colchetes]Por exemplo, na linha critério, do campo PaísDeDestino, podemos digitar a expressão indicada anteriormente. O texto dentro dos colchetes é simplesmente um texto explicativo, que será exibido quando a consulta for executada e o valor do Parâmetro for solicitado. Este texto serve como orientação para os usuários que forem utilizar a consulta.
Como no exemplo:
[Digite o Valor para o País de Destino :]
Cada vez que você executar esta consulta, o Microsoft Access 97 irá solicitar que você digite um valor para o campo PaísDeDestino, valor este que será utilizado como critério de seleção.Abra o arquivo curso_av.mdb.
Crie uma nova consulta baseada nas tabelas Pedidos
Adicione os campos NúmeroDoPedido, DataDoPedido, Frete e PaísDeDestino da tabela Pedidos.
Na linha Critério, do campo PaísDeDestino, digite a seguinte expressão: [Digite o País Desejado:]Salve a consulta com o nome de Consulta Parametrizada 01
Vá para o modo Folha de Dados, o Microsoft Access abrirá uma janela solicitando que você digito o nome do País desejado, conforme indicado abaixo:
Consulta Parametrizada, solicitando que seja digitado o valor do Parâmetro.
Digite Brasil e dê um clique em OK, você verá os resultados, conforme indicado na figura abaixo:
Consulta exibindo somente os pedidos para o Brasil.
Observe a utilização do Operador Entre em conjunto com os parâmetros, na seguinte expressão: Entre [Data Inicial:] E [Data Final:]Volte para o Modo Estrutura da Consulta Parametrizada 01
Na linha Critério do campo DataDoPedido, digite o seguinte: Entre [Data Inicial:] E [Data Final:]Com a expressão acima, ao executarmos a consulta, o Microsoft Access solicitará que sejam digitadas duas datas. Ao digitar a data o usuário deve digitar inclusive as Barras Separadoras, por exemplo: 01/01/1995. O Microsoft Access também solicitará que seja digitado o nome de um País (critério definido no exemplo anterior).
No final será exibida uma listagem com todos os Pedidos para o País digitado e dentro do período digitado.
Vá para o Modo Folha de Dados. O Microsoft Access começa a solicitar que os parâmetros sejam digitados.
Na janela abaixo vemos o Microsoft Access solicitando que seja digitada a data inicial. Digite 01/01/1995 e dê um clique em OK
Digitando a Data Inicial.
Na janela abaixo vemos o Microsoft Access solicitando que seja digitada a data Final. Digite 31/12/1995 e dê um clique em OK.
Digitando a Data Final.
O Microsoft Access solicita que seja digitado o nome do País. Digite Brasil e dê um clique em OK.
Após Clicar em OK, o Microsoft Access irá para o Modo Folha de Dados, exibindo os registros que foram selecionados de acordo com os critérios digitados (PaísDeDestino=Brasil e Período de 01/01/1995 até 31/12/1995). Na janela abaixo podemos ver os resultados exibidos pelo Microsoft Access.
Pedidos para o Brasil durante o ano de 1995.
Observe que alteramos o parâmetro no País De Destino em dois pequenos detalhes. Adicionamos um asterisco antes e um depois do parâmetro que vem dentro dos colchetes. O asterisco deve ser colocado entre apóstrofes. Isso para que o Microsoft Access aceite o * (um caractere coringa) como sendo todos os países de destino. Também alteramos o texto dentro dos colchetes ( Digite o País Desejado (* para todos):), apenas para orientar o usuário sobre como proceder, quando da execução da consulta.Volte para o Modo Estrutura da Consulta Parametrizada 01.
Altere a linha Critério, no campo PaísDeDestino, e coloque o seguinte critério: Como '*'+[Digite o País Desejado (* para todos):]+'*'Vá para o modo Folha de Dados, ao ser solicitada a Data Inicial, digite 01/01/1995. Ao ser solicitada a Data Final, digite 31/12/1995. Ao ser solicitado o nome do país de destino, digite *, conforme indicado abaixo:
Digite * no nome do País, para que sejam exibidos pedidos para todos os Países
Ao clicar em OK, será exibida uma listagem com todos os Pedidos, para todos os paises, dentro do período especificado.
Outras partes do Artigo | |
Parte 1 | Criação de campos calculados em consultas |
Parte 2 | Utilização de Critérios Avançados e Operadores |
Parte 3 | Utilização de Critérios Avançados e Operadores |
Parte 4 | Exemplos de uso da Linha Totais e Consultas Parametrizadas |
Parte 5 | Consultas de Referência Cruzada |
Parte 6 | Consultas de Alteração, Exclusão e Acréscimo de Dados |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI