NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosOffice : Excel_web
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Obtendo dados atualizados da Web através do Excel XP

Autor: Tomás Vásquez

Tenho certeza de que muitas empresas não saberiam sequer por onde começar se não fosse a existência de um software, que é o mais “geral” que já conheci até hoje. “Microsoft Excel”.

Em relação às suas vantagens e desvantagens, recursos e tantas outras coisas que o pessoal apronta por aí com ele, unido ao poder do VBA, acarretaria em um livro com intermináveis paginas, quão extenso é o assunto.

Focarei neste tutorial, como aproveitar as vantagens de ter dados atualizados via Web em uma planilha em Excel através do assistente de consulta.

Crie uma nova planilha e acione o menu Dados, Importar dados externos e selecione Nova consulta à Web:

Uma tela parecida com um mini-browser surgirá para que você possa navegar na Web como se fosse no Internet Explorer:

Digite a URL de seu interesse e clique em “Ir”. No caso, estou acessando a seção de Economia no site www.uol.com.br.

A diferença desse mini-browser é que ele destaca campo que de certa forma, contém dados que podem ser recuperados (na sua maioria, tabelas), demarcados com setas amarelas:

Para selecionar um dado da página, basta clicar na seta, ficará marcada como uma caixa de checagem na cor verde. É possível selecionar vários dados da mesma página. Todos que forem selecionados serão importados.

Após ter feito a seleção dos dados, clique no botão Importar para que o Excel exiba a caixa onde você poderá selecionar onde quer que os dados sejam importados:

Após ter selecionado, clique em OK para que o Excel comece a sincronizar os dados. O Excel demarca a área da planilha envolvida na sincronia dos dados com o nome da conexão aos dados, nomeando-a com o nome da conexão:

Sincronia dos dados:

Terminada a sincronização, os dados são exibidos na planilha. A partir disto, já é possível efetuar fórmulas, cálculos e outras traquinagens que o Excel pode oferecer:

A maior vantagem desse recurso, é poder ter a consulta configurada a uma fonte confiável para ter dados sempre atualizados. Para atualizar os dados da planilha, basta acionar o menu Dados e selecionar a opção Atualizar dados, que atualiza os dados da conexão ativa na planilha. Por padrão, o Excel permite que se configure uma conexão com uma fonte de dados externa por planilha:

É possível fazer alterações na consulta atual acionando Dados, Importar dados externos e selecionando Editar consulta:

Outra vantagem oferecida pelo recurso é a possibilidade de poder salvar a consulta em si, para que possa ser utilizada em outras planilhas, bastando acionar o menu Dados. Importar dados externos, Importar dados e selecionar a consulta salva.

Para salvar uma consulta à Web, na tela do que chamamos de “mini-browser”, clique na opção salvar e selecione o diretório onde quer salvar a consulta como se fosse um arquivo comum:

A consulta é salva com a extensão .iqy e pode ser importada por outras pastas de trabalho.

O conteúdo do arquivo .iqy pode ser aberto pelo bloco de notas e configurado a partir de deste, prática não muito recomendável. Veja o conteúdo da última consulta visto no Notepad:

Por padrão, o arquivo .iqy abre diretamente no Excel, em que é aberta uma nova pasta de trabalho e a consulta é automaticamente executada.

Conclusão

Nesta altura, muitos devem estar se perguntando qual é a utilidade de um recurso como este.

Quando você tem dados de um servidor de banco de dados, a coisa é até simples, mas na Web é outra história. É interessante poder ter uma planilha que tem dados automaticamente atualizáveis em se tratando de assuntos com o valor do dólar ou a bolsa de valores, que mudam a cada instante. Ou até mesmo o resultado de uma enquete de seu interesse, tabela de preços.

Agora imagine que a cada vez que você quiser saber se os dados estão ou não atualizados, você precisasse entrar no seu browser, lembrar o endereço do site e verificar os valores um a um, ou mesmo copiar e colar uma tabela. O mundo está na era “On Demmand”, e perder tempo com tarefas deste tipo seria suicídio empresarial.

Este recurso, além de facilitar para muitas pessoas, evita o trabalho de saber trabalhar com VBA nu e cru, acessando Web Services ou coisas do gênero.

Quem sabe este seja um bom tema para um próximo tutorial?

Um forte abraço a todos!

Tomás Vásquez

tomas.vasquez@uol.com.br



Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI