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Open Office Planilha – Parte 11

 

Objetivos:

 

Esta é a Parte 11 de uma série de tutoriais sobre Open Office Planilha . Nesta série de tutoriais você aprenderá sobre a instalação, configuração e o uso dos principais recursos do programa. Você aprenderá desde ao acesso à planilha até algumas funções principais de planilhas simples de controle pessoal.

 

Pré-requisitos:

 

Nenhum.

 

Nota:

 

Este tutorial faz parte do Curso: Open Office Planilha – Criação e Utilização. Este curso terá seis módulos, com 10 lições por módulo e estará disponível para aquisição brevemente, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

 

Open Office Planilha – Parte 11

 

Não desanimes... Freqüentemente é a última chave do molho que abre a fechadura.”

(Autor Desconhecido)

 

Nesta  parte do tutorial de Open Office Planilha (Calc) veremos utilizar o recurso de Classificação em uma planilha e quais as suas ferramentas principais de trabalho.

 

Acessando o Programa;

 

1. Depois digite a seguinte planilha:

 

 

2. Em seguida selecione a coluna data de nascimento e vá até Formatar/Células/Número e na data coloque a data completa com dia da semana, dia, mês e ano;

 

 

3. Depois selecione toda a planilha(exceto espaços em branco) e vá na opção Dados/Classificar;

 

 

4. Coloque a opção Decrescente no CÓDIGO  e em seguida clique em OK para confirmar;

 

5. Também Pesquise outras combinações de Classificação;

 

6. O  programa também permite uma segunda classificação e até uma terceira classificação;

 

7. Quando se classifica Crescente quando o campo é de Texto a ordem fica em Alfabética;

 

8. Quando se classifica valores em Crescente o campo fica classificado em menor para o maior;

 

9. Quand se classifica campos de Data em Crescente fica organizado da data mais antiga para a mais recente;

 

 

10. O Resultado sairá mais ou menos assim (conforme a figura anterior);

 

11. Daí é só selecionar a melhor combinação de Classificação que melhor se adapte a sua organização;

 

12. Tente Classificar a sua planilha para se obter os seguintes resultados:

 

 

 

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial, mostrei como utilizar o recurso Classificação em uma planilha.Também descrevi exatamente  como definir as suas principais características como o tipo de campo a serem classificados  e a combinação dos mesmos. Na próxima parte deste tutorial você aprenderá a Utilizar o recurso de Filtror em uma planilha básica.

 

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