NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Objetivos:
Aprenderemos a tornar qualquer planilha mais apresentável. As informações se tornarão mais claras e fáceis de se entender, quando você utilizar os recursos de formatação do Open Office.Calc. Poderemos definir qual tipo de informação será contido em uma célula (texto, número, etc) e poderemos aplicar fontes, bordas, alinhamento, cor de fundo, e outros atributos das células.
Formatação Automática
A forma mais rápida de se formatar uma planilha é utilizar o recurso de Auto-formatação do Open Office.Calc. Através desse recurso, pode-se utilizar formatos pré-definidos de formatação, que alteram rapidamente a forma de exibição de sua planilha. Para utilizar a formatação automática, produza uma planilha, e em seguida selecione-a. Depois, acione o menu Formatar, Auto-Formatar. Será apresentada a janela mostrada na figura a seguir:
Figura 01: Na tela da “Auto-formatação” há uma lista de formatos para se escolher qual deles deseja aplicar em sua planilha.
Ao se selecionar cada um dos formatos que aparecem na lista, surge uma visualização de uma planilha exemplo, em que podemos ver o modo que será aplicado na sua planilha. As formatações incluem alteração no tipo de fonte (tipo de letra), na cores da fonte e do plano de fundo, além da largura das colunas. Todas essas formatações são colocadas automaticamente na sua planilha, assim que você escolhe um formato e clica no botão OK. Veja na figura abaixo, por exemplo, como ficaria uma planilha se escolhêssemos o formato pré-definido “Vermelho”:
Figura 02: Uma tabela formatada com o recurso de Auto-formatação, tendo sido escolhido o formato pré-defininido denominado “Vermelho”
Além disso, há a possibilidade de escolher se deseja aplicar a auto-formatação em algum atributo ou não. Veja na figura 01 acima, que na tela do AutoFormatar há do lado direito um botão onde se lê “Mais”. Ao clicar nesse botão, aparecerá alguns itens adicionais para se decidir se deseja ou não que a Auto-Formatação mexa em certo atributo ou não. Por exemplo, você pode não querer que seja modificado nenhuma fonte, então você simplesmente desmarca essa opção, e o Open Office.Calc não aplica a Auto-Formatação em nenhuma fonte da sua planilha.
Figura 03: A janela AutoFormatar, com as opções de escolha de quais atributos deseja aplicar.
Bem, até aqui você viu que a Formatação pode ser facilitada com esse recurso automático, que é a AutoFormatação. Mas não é nada difícil formatar você mesmo a sua planilha, além do que, com um toque pessoal, pode se caprichar ainda mais. Vejamos agora algumas dicas.
Desfazer a formatação
As vezes pode ocorrer de se mexer tanto na planilha, colocando formatações, cores e fontes dos mais variados tipos, que você pode desejar simplesmente começar tudo do zero. Nesse caso, para retirar todas as formatações, e deixar a sua planilha com a formatação original do Open Office.Calc, basta fazer o seguinte: selecionar a parte de sua planilha na qual deseja retirar as formatações, e em seguida acionar o Menu Formatar , e em seguida escolher a opção Formatação Padrão.
Formatar células
Aqui estão as principais funcionalidades da formatação. Sempre lembrando que é necessário primeiramente estar com a planilha selecionada. Clicando no menu Formatar, e em seguida na opção Células, surgirá na tela uma janela como a que é mostrada na figura a seguir:
Figura 04: A Janela Formatar Células
Veja na figura acima, que essa janela é composta de diversas Abas; sendo que a aba da figura é a denominada Números. Temos ainda as Abas: Fonte, Efeitos de Fonte, Alinhamento, Bordas, Plano de fundo, e também a Aba Proteção de célula. Cada uma dessas abas traz recursos de formatação que serão aplicados em determinados atributos. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Números
Nessa janela, serão definidos quais formatos serão aplicados aos números que constam na planilha. Por exemplo, numa coluna composta de números, se estiver na categoria Números, poderá escolher quantas casas decimais deverão ser exibidas, se deverá haver separador de milhar, etc. Veja na figura a seguir alguns formatos diferentes para números.
Figura 05: alguns tipos de formatos que podem ser aplicados a números.
Veja na figura acima, que o formato pode ser aplicado em uma célula, sem alterar o seu valor ou conteúdo. É importante ter isso em mente, principalmente quando trabalhamos com valores. Por exemplo, a célula selecionada na planilha acima, é a célula B19. Nela foi digitado o valor “1”. Foi aplicado um formato nessa célula (nesse caso, o formato de número com duas casas decimais), o que faz a célula apresentar o valor “1,00”. Mesmo assim, podemos ver que na Barra de Fórmulas, mais acima um pouquinho, continua sendo apresentado o valor original da célula que é “1”. Ou seja, a Formatação apenas exibe de uma maneira diferente, sendo que o valor contido na célula permanece o mesmo.
Mas por que isso é importante? Veja na figura a seguir:
Figura 06: Os formatos aplicados não alteram o “verdadeiro” conteúdo da célula.
Muito Importante
Veja na figura acima, que na barra de fórmulas está sendo exibido o valor “1,9”.
Isso quer dizer que esse é o conteúdo da célula selecionada (C6). No entanto, se você ver, o que está sendo exibido é o valor “2”. Isso pelo motivo dessa célula estar formatada com Número sem casas decimais. O Open Office arredonda, ou seja, mostra o valor mais próximo de 1,9 que não tenha casas decimais. Mas por que isso é importante? Porque isso pode incorrer em erros de interpretação de uma tabela, como nessa do exemplo da figura anterior, onde a soma dos valores 1,9 e 1,8 deu como resultado o valor 3,7. Na coluna “C” os valores são mostrados como 2, mesmo assim o resultado ainda é 3,7, devido ao padrão utilizado para a Formatação de Números.
Resumindo: na hora de utilizar a formatação de números, isso deve ser levado em consideração para a correta compreensão dos dados de uma planilha.
Fonte
Estando com a tabela selecionada, clique no menu Formatar e escolha a opção Células. Depois clique na Aba superior Fonte. Aparecerá a tela mostrada na figura a seguir.
Figura 07: Formatar Fonte
Essa tela é muito conhecida pela maioria dos usuários, pois está em todos os editores de texto, mas não custa uma rápida explicação sobre ela. No primeiro quadro a esquerda, você escolhe a fonte, ou seja, o tipo de letra que será aplicado na parte selecionada. Em tipos de fonte, escolhe-se se você quer colocar as letras em Negrito, ou Itálico (letras inclinadas). E por fim, o tamanho das letras. É interessante escolher uma formatação diferente para o título da Planilha e outra para o conteúdo dentro das tabelas, de forma a destacar mais o título. Tendo escolhido a formatação desejada, basta clicar no botão “Ok”.
Lembrando também que essa formatação de fonte está disponível também pela Barra de Formatação do Open Office, que pode ser vista na próxima figura.
Figura 08: os botões da Barra de Ferramentas que executam as mesmas funções para a Formatação de Fonte.
Efeitos de Fonte
Ao escolher o menu Formatar, e depois a opção Células, clique em seguida na Aba Efeitos de Fonte. A tela que será apresentada no Open Office é a mesma reproduzida na figura abaixo.
Figura 09: Formatar Células / Efeitos de Fonte
Nesta tela, novamente se definem atributos relacionados com as Fontes, ou seja, com as letras da planilha. Efeitos como Sublinhado, Tachado, Cor da Fonte e Relevo podem ser acionados. À medida que vai se escolhendo os efeitos, um exemplo deles aparecem na parte inferior destinada a visualização prévia.
Uma novidade aqui são os recursos de se aplicar o efeito “Estrutura de Tópicos” em um texto, o que o faz ficar com as letras “vazadas”; veja na figura a seguir um exemplo.
Figura 10: o efeito “Estrutura de tópicos”, aplicado nos títulos das colunas de uma tabela.
Alinhamento
Clique no menu Formatar, e depois escolha a opção Células. Em seguida, clique na aba Alinhamento. Será exibida em seu computador a seguinte tela:
Figura 11: a tela para formatar o alinhamento das células.
O alinhamento do texto poderá ser escolhido de diferentes maneiras tanto no alinhamento horizontal como no vertical.
O alinhamento horizontal é o mais fácil, pois já o utilizamos em muitos editores de texto: podemos alinhar : à esquerda, à direita, ou centralizado. Lembrando que aqui estamos trabalhando com células e tabelas, então o texto será alinhado dentro de cada célula.
O alinhamento vertical se refere em qual posição você quer alinhar o texto em relação à altura da linha. Você poderá escolher alinhamento superior, inferior ou meio.
Você entenderá melhor analisando a figura a seguir.
Figura 12: exemplos de alinhamento vertical
A orientação do texto serve para colocar as letras em outra direção, o texto pode ficar inclinado , para isso basta rotacionar as letras do exemplo até a posição escolhida. Como exemplo, a próxima figura mostra um texto colocado numa planilha, sendo que a orientação escolhida para ele foi com 90º .
Figura 13: texto com orientação em 90º na coluna A.
A propriedade “Quebra automática de texto” deve ser utilizada sempre que um texto for muito grande para uma célula, e mesmo assim você não deseja aumentar a largura da coluna. Nesse caso o texto que não couber na célula é mostrado na linha de baixo, mas dentro da mesma célula, ou seja “quebrado” como diz o nome. Entenda melhor na figura.
Figura 14: a célula B3 foi formatada com a Quebra Automática de Texto.
No exemplo acima, na célula B3 o texto era muito grande, mas eu não queria aumentar a largura da coluna B. Então eu aumentei somente a altura da linha 3, e apliquei a propriedade de alinhamento “Quebra Automática”. Assim, o que não cabe em uma só linha, é quebrado para ser mostrada em outra linha de texto, embora sempre esteja dentro da mesma célula.
Já a propriedade “Reduzir para caber no tamanho da célula” também pode ser utilizada, mas ela diminui o tamanho da fonte para acomodar o texto em uma só linha.
Veja como ficaria o mesmo exemplo acima se usássemos esse recurso.
Figura 15: a célula B3 foi formatada com a propriedade “Reduzir para caber no tamanho da célula”.
Bordas
Uma outra aba da tela Formatar Células que vamos estudar é a de Bordas. Veja na figura abaixo.
Figura 16: Formatar Células, opção Bordas.
Nesta tela, poderemos escolher as bordas que vão ajudar a compor a tabela.
Em Padrão, definimos em qual parte da área selecionada queremos colocar uma borda. Pode ser que desejamos colocar somente no contorno, ou somente internamente, ou somente em um dos lados, ou em todos os lados da tabela. Em Estilo iremos escolher a espessura da borda. E em Cor poderemos aplicar uma cor a cada uma das bordas. Veja abaixo um exemplo de utilização de todos esses recursos que podem ser aplicados às bordas.
Figura 17: Exemplo de aplicação das Bordas.
É claro que no exemplo acima, exagerei um pouco na escolha das bordas.
Lembrando que as linhas em cor cinza que fazem parte do Open Office Calç não são impressas, elas são chamadas de linhas de grade e somente são exibidas na tela do computador. Com relação ás bordas, foi colocado borda diferente no contorno da tabela e internamente as linhas horizontais também são diferentes da linha vertical.
Para cada uma dessas diferentes bordas, deve ser feita uma nova ação de se clicar no Formatar Células, e escolher o padrão desejado.
Plano de Fundo
Nessa última parte do comando Formatar Células, será exibido uma tela como a que mostramos a seguir.
Figura 18: Formatar Plano de Fundo
Nesta tela se escolhe qual a cor que se deseja para o fundo das células. Veja na figura a seguir um exemplo em que foram definidas cores diferentes para as células do título e dos valores da tabela:
Figura 19: Cores aplicadas nos fundos das células são chamadas de “Plano de Fundo”.
Bem, sobre formatação, para começar isso é suficiente. Só para lembrar o que dissemos no começo dessa lição: nosso objetivo é tornar a planilha o mais apresentável possível, para isso utilizaremos com muito bom gosto os recursos de Formatação do Open Office Calc. Até breve.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI