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Tutorial de PowerPoint – Parte 16 - Dicas para uma boa Apresentação – Parte 1
Nota: Este tutorial faz parte do curso “PowerPoint em 120 Lições”. Este tutorial corresponde à Lição 16, do Módulo 1. Para maiores detalhes sobre como adquirir o arquivo .PDF, com todo o conteúdo do Curso de PowerPoint (282 páginas), para ter acesso ao conteúdo completo do curso, sem estar conectado à Internet, Clique aqui.
Esta série de tutoriais será dedicada a ensinar você a utilizar os principais recursos do PowerPoint. Mostrarei desde a criação e execução de uma nova apresentação, até tópicos mais avançados, tais como animação e criação de apresentações personalizadas.
Dicas para uma boa Apresentação – Parte 1
Nesta e nas próximas três partes deste tutorial, apresentarei algumas dicas que podem ajuda-lo na criação de apresentações. São dicas relacionadas não com recursos do PowerPoint, mas com algumas técnicas que devem ser observadas para que a apresentação de slides seja um recurso auxiliar para o apresentador e não, ao contrário, torne-se um problema durante a apresentação.
Regra Número 1: O slide é um resumo, um lembrete e não o conteúdo do que você vai falar.
Para ilustrar a aplicação desta regra, vamos exagerar um pouco, considero o slide da figura a seguir:
Neste slide dá a impressão (se é que não foi isso mesmo que aconteceu) de que o palestrante está inseguro e quis colocar o máximo de informações possíveis no slide, para não esquecer de nada. Isso passa uma sensação de insegurança para a platéia, que começa a achar que o palestrante não domina bem o assunto e quis transformar os slides de meros auxiliares em recurso principal da apresentação.
Além disso, uma coisa é ler este slide na tela do seu computador. Você está pertinho e consegue ler sem problemas. Agora projete este slide e se afaste uns 30 metros, simulando a situação de quem estará no fundo da sala. Conseguiu ler?? Claro que não. Com isso o slide está depondo contra você, chamando a atenção inutilmente para o slide e não para a mensagem que você está querendo passar, além de fazer com que o público passe a desconfiar do domínio que você tem sobre o assunto que está sendo apresentado.
Agora comparo o slide (digamos assim: horroroso) da figura anterior, com o slide bem mais aceitável (embora não seja nenhuma maravilha, simplesmente um título e uma lista de itens), da próxima figura:
Não é nenhuma maravilha da arte contemporânea, mas atende a finalidade de lembrar os pontos principais que o palestrante vai abordar. A partir dos pontos do slide (os quais servem apenas como lembrete e para orientação do público) e com base no seu conhecimento e na sua experiência e no que foi planejado antes da apresentação, o palestrante fala sobre os pontos propostos. É para isso que serve o slide: um lembrete, as linhas mestras e os pontos principais da apresentação.
Conclusão:
O uso do PowerPoint facilita, muito, a criação, edição e utilização de apresentações baseadas em slides. Cada tela do PowerPoint é um slide, no qual podem ser inseridos diversos elementos, tais como texto, tabelas, gráficos, sons, imagens, links para a Internet, animações e assim por diante.
Procure sempre observar a regra apresentada nesta parte do tutorial, pois chama muito a atenção slides repletos de conteúdo, difíceis de ler e sem uma organização em tópicos ou tabelas. Além do mais, se você não se preparar adequadamente para a apresentação, de nada adianta ter o conteúdo todo nos slides, pois o máximo que você poderá fazer é ler os slides e não existe nada que irrite mais o público de uma apresentação do que quando o apresentador começa a ler.
Nesta série de tutoriais, 120 ao todo, você aprenderá a utilizar os principais recursos do PowerPoint, através de exemplos práticos, detalhados, explicados passo-a-passo.
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