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Modos de Visualização. Salvando a primeira apresentação
Na Parte 6 você criou a primeira apresentação com ajuda do Assistente de AutoConteúdo. Na Parte 7 você aprendeu a visualizar a apresentação e a navegar através dos slides. Nesta parte do tutorial falarei sobre os diferentes modos de visualização disponíveis no PowerPoint e também ensinarei você a salvar a sua apresentação, para que esta possa ser utilizada sempre que necessário.
Os modos de visualização do PowerPoint:
O PowerPoint disponibiliza cinco diferentes modos de visualização de uma apresentação. Cada modo tem a sua aplicação, vantagens e desvantagens. São os seguintes os modos de visualização disponíveis:
A diferença básica entre os modos, com exceção do Modo de Apresentação de Slides, é que o PowerPoint aumenta mais o espaço de um dos painéis em relação aos demais. Vamos começar falando do Modo Normal, no qual podemos visualizar, facilmente, os painéis da tela do PowerPoint.
Modo Normal: Este Modo está indicado na figura a seguir:
Neste modo existem três painéis. O Painel bem à esquerda contém uma lista com a estrutura de todos os slides. Esta lista facilita o acesso a qualquer elemento de qualquer slide. Por exemplo, ao clicar no título 3 – Revisão dos principais objetivos, será exibido o terceiro slide, no painel maior à direito. Com isso posso editar este slide, alterar, excluir ou incluir texto e outros elementos. Abaixo do painel onde é exibido o slide selecionado na estrutura de slides, é exibido uma painel para que sejam adicionadas anotações do apresentador. Aprenderemos a utilizar o recurso de Anotações mais adiante.
O Modo de Visualização Normal é indicado quando estamos criando/editando os slides de uma apresentação, pois fornece uma cesso rápido e fácil a todos os slides da apresentação. Este é o modo de visualização padrão, ou seja, quando você cria uma nova apresentação, por padrão é selecionado o modo de visualização Normal.
Importante: Para alternar entre os modos de visualização, basta utilizar os botões de visualização, contidos na parte inferior da janela do PowerPoint, logo acima da Barra de Status, botões estes indicados na figura a seguir:
Você também pode utilizar o comando Exibir e selecionar o modo de visualização desejado.
Modo de estrutura de tópicos: Este Modo amplia o painel da esquerda com a estrutura de tópicos e reduz os demais painéis. O objetivo deste modo de visualização é facilitar a navegação através da estrutura de tópicos, como forma de fazer uma conferência rápida do texto de todos os slides da apresentação. Para alternar para este modo, basta clicar no botão ( ).
Modo de Slides: Este Modo amplia o painel de Slides, reduz o painel de estrutura de tópicos e oculta o painel de anotações. O objetivo deste modo de visualização é facilitar a edição dos slides, fornecendo um maior espaço para a exibição do slide na tela. Para alternar para este modo, basta clicar no botão ().
Modo de Classificação de Slides: Este Modo exibe um único painel, com miniaturas do slides, conforme indicado na figura a seguir. O objetivo deste modo de visualização é facilitar inclusão de novos slides, a exclusão de slides existentes ou a movimentação de slides para uma nova posição dentro da apresentação. Para alternar para este modo, basta clicar no botão () ou selecionar o comando Exibir -> Classificação de slides.
Modo Apresentação de Slides: Este Modo inicia a apresentação de slides em tela cheia, conforme descrito na lição anterior. Para alternar para este modo, basta clicar no botão () ou selecionar o comando Exibir -> Apresentação de Slides ou pressione a tecla F5.
Salvar a apresentação criada na Parte 6:
Agora vamos salvar a apresentação criada na Lição 6. Cada apresentação do PowerPoint é gravada como um arquivo com a extensão .ppt. Na hora de salvar a apresentação o PowerPoint solicita que você informe o drive (A:, C:, etc), o nome da pasta e o nome do arquivo no qual a apresentação será gravada. Tenha cuidado para não informar o nome de um arquivo já existente na pasta selecionada, pois neste caso o arquivo existente será excluído e um novo será gerado com o conteúdo da apresentação que você está gravando.
Para salvar a apresentação faça o seguinte:
1. Clique no botão ()
ou
1. Selecione o comando Arquivo -> Salvar
ou
1. Pressione a combinação de teclas Ctrl+B.
2. Qualquer que seja a opção que você utilizou, será exibida a janela Salvar como, indicada na Figura a seguir. Na lista Salvar em, na parte de cima da janela, você seleciona o drive onde será gravada a apresentação. Uma vez selecionado o drive serão exibidas todas as pastas do referido drive. Para selecionar uma pasta basta dar um clique duplo no nome da pasta. No lado esquerdo da janela Salvar em você tem atalho para as principais pastas do Windows, tais como Meus documentos, Área de trabalho, etc. Após selecionar o drive e a pasta, você deve informar o nome do arquivo no campo Nome do arquivo, conforme indicado na figura a seguir:
3. Após ter definido o drive, o nome da pasta e o nome do arquivo é só clicar em Salvar. Feito isso a sua apresentação será gravada com o nome de Módulo 1 – Lição 6.ppt. Nas próximas vezes que você precisar acessar esta apresentação para edição, alteração ou utiliza-la em uma palestra/apresentação, basta usar o comando Arquivo -> Abrir para abrir o arquivo Módulo 1 – Lição 6.ppt ou clicar diretamente no arquivo que o Windows abre o PowerPoint e carrega a apresentação.
4. Mantenha o arquivo Módulo 1 – Lição 6.ppt aberto, pois vamos utiliza-lo nas próximas partes.
Conclusão:
O uso do PowerPoint facilita, muito, a criação, edição e utilização de apresentações baseadas em slides. Cada tela do PowerPoint é um slide, no qual podem ser inseridos diversos elementos, tais como texto, tabelas, gráficos, sons, imagens, links para a Internet, animações e assim por diante.
Nesta série de tutoriais, 120 ao todo, você aprenderá a utilizar os principais recursos do PowerPoint, através de exemplos práticos, detalhados, explicados passo-a-passo.
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