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Segurança com o Microsoft Access XP - Parte 3

Este é o terceiro artigo, da série de artigos sobre configurações de segurança no Access XP. No primeiro artigo propus uma exercício com 10 passos. Os três primeiros passos foram vistos no segundo artigo da série:
1. Utilizar o Administrador do Grupo de trabalho para fazer a associação com um arquivo de Workgroup (.mdw) existente ou para criar um novo arquivo de Workgroup.

2. Definir uma senha não nula para o usuário Admin.

3. Criar um novo usuário que passará a ser o Administrador do banco de dados. O Administrador é o usuário com permissões completas sobre todos os elementos do banco de dados.
Neste terceiro artigo mostrarei como implementar mais quatro etapas do exemplo proposto:
4. Adicionar o usuário criado no passo 3 (veja artigo anterior), como membro do grupo Administradores (Admins é um apelido para Administradores).

5. Fazer o logon com a conta do novo Administrador, criar um banco de dados em branco e importar os objetos do banco de dados segurança.mdb

6. Criar usuários e grupos, de acordo com os usuários e perfis de acesso que serão necessários.
Veremos isso através de um exemplo prático, passo-a-passo.

4) Adicionar o usuário criado no passo 3, como membro do grupo Administradores (Admins é um apelido para Administradores):

Para que o usuário AdmCaxias passe a ter permissões de acesso completas, em todos os elementos (tabelas, consultas, formulários, etc), do banco de dados seguranca.mdb, devemos adicionar este usuário ao grupo Administradores. O grupo Administradores, por padrão, tem permissões de acesso completo (leitura, escrita, alteração da estrutura, etc) a todos os elementos de todos os bancos de dados. Ao colocarmos o usuário AdmCaxias como membro do grupo Administradores, este usuário herdará todas as permissões que são atribuídas ao grupo.

Para adicionar o usuário AdmCaxias ao grupo Administradores, siga os seguintes passos:
  • Abra o Microsoft Access.


  • Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Contas de usuário e grupo...


  • Será aberta a tela de logon. Faça o logon como usuário Administrador e senha senha123.


  • Dê um clique no botão OK para fazer o logon.


  • Será exibida a janela "Contas de usuário e grupo".


  • Na lista Nome, selecione o usuário AdmCaxias, conforme indicado na Figura 1:



  • Figura 1 – Selecionar o usuário AdmCaxias.

  • Na lista "Grupos disponíveis" são listados todos os grupos existentes no arquivo de Workgroup GrupoCaxias.mdw. Lembre que que foi feita a associação como arquivo GrupoCaxias.mdw (primeiro artigo desta série). Como não criamos nenhum grupo ainda (aprenderemos a fazer isso mais tarde), somente existem os grupos que já são criados quando da criação do arquivo de Workgroup: Administradores e Usuários. Por padrão o grupo Administradores (e todos os membros deste grupo), tem permissões completas sobre todos os elementos de qualquer banco de dados.


  • Na lista Membro de, são listados os grupos aos quais pertence o usuário selecionado na lista Nome. No nosso exemplo observe que o usuário AdmCaxias pertence ao grupo Usuários. Esta inclusão é feita, automaticamente pelo Access, quando o usuário é criado. Todo o usuário é automaticamente incluído como membro do grupo Usuários e não pode ser retirado deste grupo.


  • Para adicionar o usuário AdmCaxias ao grupo Administradores basta fazer o seguinte: Na lista Grupo disponíveis clique em Administradores para marcar este grupo e depois dê um clique no botão Adicionar. O grupo Administradores é incluído na lista Membro de, indicando que o usuário AdmCaxias foi incluído como membro do grupo Administradores, conforme indicado na Figura 2:



  • Figura 2 – Usuário AdmCaxias adicionado ao grupo Administradores.

  • Dê um clique no botão OK e pronto, o usuário AdmCaxias já é membro do grupo Administradores.
  • 5) Fazer o logon com a conta AdmCaxias, criar um banco de dados em branco e importar os objetos do banco de dados segurança.mdb.

    Esta operação é feita para alterar o "dono" do banco de dados seguranca.mdb, evitando problemas de segurança. Desta maneira o usuário Administrador deixa de ser o dono do banco e dados. O próximo passo é retirar todas as permissões do usuário Administrador. Com isso estou retirando toda e qualquer possibilidade que alguém faça uma associação com outro Workgroup e utilize a conta Administrador para ter acesso ao banco de dados seguranca.mdb, conforme descrito anteriormente e detalhado novamente logo a seguir. Este processo é fundamental para a segurança do banco de dados e já foi explicado no primeiro artigo, mas devido a sua importância, gostaria de detalhá-lo novamente.

    Observe que primeiro criamos um novo usuário: AdmCaxias. Em seguida adicionamos este usuários ao grupo Administradores. O objetivo é fazer com que o usuário AdmCaxias seja o novo dono do banco de dados segurança.mdb e que o usuário Administrador não tenha nenhum acesso ao banco de dados segurança.mdb. Você pode perguntar: Porque toda essa preocupação? Como um outro usuário poderia ter acesso como Administrador sem saber a senha do Administrador? Muito simples. Por padrão, quando o Access é instalado, é criado um grupo de trabalho chamado System.mdw. Neste grupo de trabalho, a única conta existente é a conta Administrador, com senha em branco. Se outra pessoa, digamos o José da Silva, pegar este arquivo System.mdw e copiar para o seu computador e depois utilizar o Gerenciador de Grupo de Trabalho para se associar ao System.mdw, o que vai acontecer? Vai acontecer que a única conta disponível passará a ser a conta Administrador com senha em branco. E o que acontece se você não tirou as permissões do usuário Administrador do banco de dados segurança? Acontece que o José da Silva abre o arquivo segurança.mdb (não é solicitado o logon, já que a senha do Administrador está em branco no arquivo System.mdw) e tem permissões completas em todos os elementos do arquivo segurança.mdb. Na prática qualquer usuário poderia acessar os seus arquivos do Access sem conhecer a senha do Administrador. Para evitar isso é que estamos tirando todas as permissões do Administrador. Com isso o nosso amigo José da Silva, mesmo executando os passos descritos a seguir, não conseguirá acessar as informações do banco de dados segurança.mdb, por que as permissões para o usuário Administrador foram retiradas. Nunca desconsidere estes passos, pois são muito importantes para garantir a segurança de um banco de dados do Access.

    Para fazer o logon com a conta AdmCaxias faça o seguinte:
  • Abra o Microsoft Access.


  • Nas opções exibidas no lado direito da tela clique na opção Banco de dados em branco.


  • Surge a janela Novo arquivo de banco de dados. Salve o banco de dados com o nome de CopiaDeSeguranca.mdb, na pasta C:\Semana2 (veja detalhes sobre a criação desta pasta no primeiro artigo da série). Dê um clique no botão Criar.

  • IMPORTANTÍSSIMO: Será aberta a tela de logon. Faça o logon como AdmCaxias e senha abc12345, conforme indicado na Figura 3. Desta maneira o usuário AdmCaxias será o dono do banco de dados que est&aac
  • ute; sendo criado.


    Figura 3 – Logon com AdmCaxias, para defini-lo como dono do banco de dados.

  • É criado o banco de dados CopiaDeSeguranca.mdb. Agora vou importar todas as tabelas, consultas, formulários, relatórios, macros, módulos e relacionamentos do banco de dados Seguranca.mdb. Depois vou fechar o Microsot Access, renomear o arquivo seguranca.mdb como seguranca_old.mdb. Em seguida vou renomear o arquivo CopiaDeSegurnca.mdb como seguranca.mdb. O resultado final é que teremos uma cópia idêntica ao banco de dados seguranca.mdb, com a diferença que o dono de todos os elementos do banco de dados segurança.mdb é o usuário AdmCaxias e não mais o usuário Administrador.


  • Mantenha o banco de dados CopiaDeSeguranca.mdb aberto e continue lendo.
  • Para importar todos os objetos do banco de dados seguranca.mdb, faça o seguinte:
  • Selecione o comando Arquivo -> Obter dados externos -> Importar.


  • A janela Importar será aberta já na pasta Semana2.


  • Marque o banco de dados segurança.mdb e clique no botão Importar.


  • Será exibida a janela Importar objetos, com a guia tabela já selecionada. Clique no botão Selecionar tudo. Todas as tabelas serão selecionadas, conforme indicado na Figura 4:



  • Figura 4 – Selecionando os objetos a serem importados.

  • Clique na guia Consultas. Todas as consultas serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.


  • Clique na guia Formulários. Todos os formulários serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.


  • Clique na guia Relatórios. Todos os relatórios serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.


  • Clique na guia Páginas. Todas as páginas de dados serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.


  • Clique na guia Macros. Todas as macros serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.


  • Clique na guia Módulos. Todos os módulos serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.


  • Clique no botão OK. Em instantes todos os objetos do banco de dados segurança.mdb serão copiados para o banco de dados Copiadeseguranca.mdb.


  • Feche o Access.


  • Utilize o Windows Explorer para renomear o arquivo seguranca.mdb para seguranca_old.mdb.


  • Utilize o Windows Explorer para renomear o arquivo CopiaDeSeguranca.mdb para seguranca.mdb


  • REPETINDO: O resultado final é que teremos uma cópia idêntica ao banco de dados seguranca.mdb, com a diferença que o dono de todos os elementos é o usuário AdmCaxias e não mais o usuário Administrador.
  • Vamos conferir se o usuário AdmCaxias realmente é o novo "dono" de todos os objetos do banco de dados seguranca.mdb?
  • Abra o Microsoft Access.


  • Abra o arquivo seguranca.mdb, que está na pasta Semana2.


  • Faça o logon como usuário AdmCaxias e senha abc12345
  • .

  • Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Permissões para usuário e grupo...


  • Na janela "Permissões para usuário e grupo" dê um clique na guia "Alterar proprietário".


  • Observe que o dono de todas as tabelas é o usuário AdmCaxias, conforme indicado na Figura 5:



  • Figura 5 – O usuário AdmCaxias é o novo dono de todos os objetos do banco de dados.

  • Na lista "Tipo de objeto", selecione Consultas, para que sejam exibidas as consultas do banco de dados seguranca.mdb.


  • Observe que o proprietário para todas as consultas é o usuário AdmCaxias.


  • Dê um clique no botão Cancelar.


  • Feche o Microsoft Access.
  • 6) Criar usuários e grupos, de acordo com os usuários e e perfis de acesso que serão necessários.

    Nesta etapa serão criados usuários e grupos. É importante lembrar que as informações sobre usuários, grupos e senhas são gravadas no arquivo de Workgroup que está sendo utilizado, que no nosso exemplo é o arquivo GrupoCaxias.mdw. Os usuários e grupos criados no arquivo de Workgroup, podem receber permissões nos objetos de qualquer banco de dados. É fundamental esta distinção:
  • Usuários e grupos são criados no arquivo de Workgroup.

  • Usuários e grupos podem receber permissões de acesso em qualquer objeto de qualquer banco de dados.

  • As permissões de acesso são definidas individualmente em cada objeto de cada banco de dados. Por exemplo, o usuário jsilva pode ter permissão de leitura em uma tabela do banco de dados segurança.mdb e permissão de escrita em outra tabela e pode não ter permissão nenhuma nas tabelas de outros bancos de dados.
  • Neste tópico vou criar os seguintes usuários:

    Usuários
    jsilva
    maria
    pedro
    carlos
    andreia
    carla

    Em seguida criarei os seguintes grupos:

    Grupos
    PerfilConsulta
    PerfilAlteração
    PerfilExclusão
    PerfilInclusões
    PerfilAltCon
    PerfilAltForm
    PerfilAltTab
    PerfilAbreRel
    PerfilAbreForm
    PerfilTudo

    Para criar o usuário jsilva faça o seguinte:
  • Abra o Microsoft Access.


  • Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Contas de usuário e grupo...


  • Na tela de logon, faça o logon como usuário AdmCaxias e senha abc12345.


  • Para que você possa criar contas de usuários e de grupos, você deve ter permissões da Administrador. Estas permissões foram dadas ao usuário AdmCaxias, a partir do momento que nos adicionamos este usuário ao grupo Administradores - Passo 4.


  • Surge a janela "Contas de usuário e grupo".


  • Para criar um novo usuário dê um clique no botão Novo.


  • Surge a janela "Novo usuário/grupo".


  • Digite as informações indicadas na Figura 6:



  • Figura 6 – Criando o usuário jsilva.

    Importante: Invente qualquer valor para o campo identificação. É importante que este campo contenha um valor que não seja fácil de descobrir. Não confundir o campo Identificação com a senha do usuário. Ao cadastrarmos um usuário é definida uma senha em branco. Depois temos que fazer o logon, usando a nova conta e definir uma senha, conforme explicado no segundo artigo. No final deste item, definiremos senhas para os usuários que estão sendo criados.

  • Dê um clique no botão OK e pronto, o usuário jsilva foi criado.


  • Utilize o botão Novo para adicionar os demais usuários indicados na tabela do início deste tópico.


  • Não esqueça de preencher o campo Identificação para todos os usuários que você estiver criando.


  • Invente valores para o campo identificação.


  • Mantenha a janela "Contas de usuário e grupo" aberta. Você utilizará esta janela para adicionar grupos, logo em seguida.
  • Para criar o grupo PerfilConsulta siga os seguintes passos:
  • Estando com a janela "Contas de usuário e grupo" aberta, dê um clique na guia Grupos. Surgirá a janela indicada na Figura 7:



  • Figura 7 – A janela para a criação de novos grupos.

  • Dê um clique no botão Novo...


  • Surge a janela "Novo usuário/grupo".


  • Digite as informações indicadas na Figura 8:



  • Figura 8 – Criando o grupo PerfilConsulta.

    Importante (de novo): Invente qualquer valor para o campo identificação. É importante que este campo contenha um valor que não seja fácil de descobrir, pelos motivos anteriormente expostos.

  • Dê um clique no botão OK.


  • O Grupo PerfilConsulta será criado e você estará de volta a janela "Contas de usuário e grupo".


  • Observe que o grupo PerfilConsulta já aparece na listagem Nome.


  • Utilize o botão Novo para adicionar os demais grupos indicados na tabela do início deste tópico.


  • Não esqueça de preencher o campo Identificação para todos os grupos que você estiver criando.


  • Invente valores para o campo identificação.


  • Feche a janela "Contas de usuário e grupo".


  • Feche o Microsoft Access.
  • Por este mês já está mais do que bom. No próximo artigo você continuará a implementar o exemplo proposto no primeiro artigo desta série. A próxima etapa é definir a quais grupos pertence cada usuário.

    Conclusão

    Neste artigo mostrei como adicionar o usuário AdmCaxias ao grupo Administradores. Em seguida mostrei um ponto fundamental para o modelo de segurança do banco de dados: Como alterar o dono do banco de dados. Para finalizar, você aprendeu a criar novos usuários e grupos. No próximo artigo mostrarei como continuar as configurações de segurança a nível de usuário. Mostrarei como adicionar usuários a um ou mais grupos e como definir as permissões de segurança para usuários e grupos . Entre em contato, envie as suas críticas e sugestões para o seguinte e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br ou diretamente através do site: www.juliobattisti.com.br.




    Outras partes do Artigo
    Parte 1 Modelo de Segurança do Access XP
    Parte 2 Exemplo Prático Parte 1
    Parte 3 Exemplo Prático Parte 2
    Parte 4 Exemplo Prático Parte 3




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