1. Utilizar o Administrador do Grupo de trabalho para fazer a associação com um arquivo de Workgroup (.mdw) existente ou para criar um novo arquivo de Workgroup.Neste terceiro artigo mostrarei como implementar mais quatro etapas do exemplo proposto:
2. Definir uma senha não nula para o usuário Admin.
3. Criar um novo usuário que passará a ser o Administrador do banco de dados. O Administrador é o usuário com permissões completas sobre todos os elementos do banco de dados.
4. Adicionar o usuário criado no passo 3 (veja artigo anterior), como membro do grupo Administradores (Admins é um apelido para Administradores).Veremos isso através de um exemplo prático, passo-a-passo.
5. Fazer o logon com a conta do novo Administrador, criar um banco de dados em branco e importar os objetos do banco de dados segurança.mdb
6. Criar usuários e grupos, de acordo com os usuários e perfis de acesso que serão necessários.
5) Fazer o logon com a conta AdmCaxias, criar um banco de dados em branco e importar os objetos do banco de dados segurança.mdb.Abra o Microsoft Access.
Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Contas de usuário e grupo...
Será aberta a tela de logon. Faça o logon como usuário Administrador e senha senha123.
Dê um clique no botão OK para fazer o logon.
Será exibida a janela "Contas de usuário e grupo".
Na lista Nome, selecione o usuário AdmCaxias, conforme indicado na Figura 1:
Figura 1 – Selecionar o usuário AdmCaxias.
Na lista "Grupos disponíveis" são listados todos os grupos existentes no arquivo de Workgroup GrupoCaxias.mdw. Lembre que que foi feita a associação como arquivo GrupoCaxias.mdw (primeiro artigo desta série). Como não criamos nenhum grupo ainda (aprenderemos a fazer isso mais tarde), somente existem os grupos que já são criados quando da criação do arquivo de Workgroup: Administradores e Usuários. Por padrão o grupo Administradores (e todos os membros deste grupo), tem permissões completas sobre todos os elementos de qualquer banco de dados.
Na lista Membro de, são listados os grupos aos quais pertence o usuário selecionado na lista Nome. No nosso exemplo observe que o usuário AdmCaxias pertence ao grupo Usuários. Esta inclusão é feita, automaticamente pelo Access, quando o usuário é criado. Todo o usuário é automaticamente incluído como membro do grupo Usuários e não pode ser retirado deste grupo.
Para adicionar o usuário AdmCaxias ao grupo Administradores basta fazer o seguinte: Na lista Grupo disponíveis clique em Administradores para marcar este grupo e depois dê um clique no botão Adicionar. O grupo Administradores é incluído na lista Membro de, indicando que o usuário AdmCaxias foi incluído como membro do grupo Administradores, conforme indicado na Figura 2:
Figura 2 – Usuário AdmCaxias adicionado ao grupo Administradores.
Dê um clique no botão OK e pronto, o usuário AdmCaxias já é membro do grupo Administradores.
Para importar todos os objetos do banco de dados seguranca.mdb, faça o seguinte:Abra o Microsoft Access.
Nas opções exibidas no lado direito da tela clique na opção Banco de dados em branco.
Surge a janela Novo arquivo de banco de dados. Salve o banco de dados com o nome de CopiaDeSeguranca.mdb, na pasta C:\Semana2 (veja detalhes sobre a criação desta pasta no primeiro artigo da série). Dê um clique no botão Criar.
IMPORTANTÍSSIMO: Será aberta a tela de logon. Faça o logon como AdmCaxias e senha abc12345, conforme indicado na Figura 3. Desta maneira o usuário AdmCaxias será o dono do banco de dados que est&aac ute; sendo criado.
Figura 3 – Logon com AdmCaxias, para defini-lo como dono do banco de dados.
É criado o banco de dados CopiaDeSeguranca.mdb. Agora vou importar todas as tabelas, consultas, formulários, relatórios, macros, módulos e relacionamentos do banco de dados Seguranca.mdb. Depois vou fechar o Microsot Access, renomear o arquivo seguranca.mdb como seguranca_old.mdb. Em seguida vou renomear o arquivo CopiaDeSegurnca.mdb como seguranca.mdb. O resultado final é que teremos uma cópia idêntica ao banco de dados seguranca.mdb, com a diferença que o dono de todos os elementos do banco de dados segurança.mdb é o usuário AdmCaxias e não mais o usuário Administrador.
Mantenha o banco de dados CopiaDeSeguranca.mdb aberto e continue lendo.
Vamos conferir se o usuário AdmCaxias realmente é o novo "dono" de todos os objetos do banco de dados seguranca.mdb?Selecione o comando Arquivo -> Obter dados externos -> Importar.
A janela Importar será aberta já na pasta Semana2.
Marque o banco de dados segurança.mdb e clique no botão Importar.
Será exibida a janela Importar objetos, com a guia tabela já selecionada. Clique no botão Selecionar tudo. Todas as tabelas serão selecionadas, conforme indicado na Figura 4:
Figura 4 – Selecionando os objetos a serem importados.
Clique na guia Consultas. Todas as consultas serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.
Clique na guia Formulários. Todos os formulários serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.
Clique na guia Relatórios. Todos os relatórios serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.
Clique na guia Páginas. Todas as páginas de dados serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.
Clique na guia Macros. Todas as macros serão exibidas. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-las.
Clique na guia Módulos. Todos os módulos serão exibidos. Clique no botão Selecionar tudo para selecioná-los.
Clique no botão OK. Em instantes todos os objetos do banco de dados segurança.mdb serão copiados para o banco de dados Copiadeseguranca.mdb.
Feche o Access.
Utilize o Windows Explorer para renomear o arquivo seguranca.mdb para seguranca_old.mdb.
Utilize o Windows Explorer para renomear o arquivo CopiaDeSeguranca.mdb para seguranca.mdb
REPETINDO: O resultado final é que teremos uma cópia idêntica ao banco de dados seguranca.mdb, com a diferença que o dono de todos os elementos é o usuário AdmCaxias e não mais o usuário Administrador.
6) Criar usuários e grupos, de acordo com os usuários e e perfis de acesso que serão necessários.Abra o Microsoft Access.
Abra o arquivo seguranca.mdb, que está na pasta Semana2.
Faça o logon como usuário AdmCaxias e senha abc12345 .
Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Permissões para usuário e grupo...
Na janela "Permissões para usuário e grupo" dê um clique na guia "Alterar proprietário".
Observe que o dono de todas as tabelas é o usuário AdmCaxias, conforme indicado na Figura 5:
Figura 5 – O usuário AdmCaxias é o novo dono de todos os objetos do banco de dados.
Na lista "Tipo de objeto", selecione Consultas, para que sejam exibidas as consultas do banco de dados seguranca.mdb.
Observe que o proprietário para todas as consultas é o usuário AdmCaxias.
Dê um clique no botão Cancelar.
Feche o Microsoft Access.
Neste tópico vou criar os seguintes usuários:Usuários e grupos são criados no arquivo de Workgroup.
Usuários e grupos podem receber permissões de acesso em qualquer objeto de qualquer banco de dados.
As permissões de acesso são definidas individualmente em cada objeto de cada banco de dados. Por exemplo, o usuário jsilva pode ter permissão de leitura em uma tabela do banco de dados segurança.mdb e permissão de escrita em outra tabela e pode não ter permissão nenhuma nas tabelas de outros bancos de dados.
Usuários |
jsilva |
maria |
pedro |
carlos |
andreia |
carla |
Grupos |
PerfilConsulta |
PerfilAlteração |
PerfilExclusão |
PerfilInclusões |
PerfilAltCon |
PerfilAltForm |
PerfilAltTab |
PerfilAbreRel |
PerfilAbreForm |
PerfilTudo |
Para criar o grupo PerfilConsulta siga os seguintes passos:Abra o Microsoft Access.
Selecione o comando: Ferramentas -> Segurança -> Contas de usuário e grupo...
Na tela de logon, faça o logon como usuário AdmCaxias e senha abc12345.
Para que você possa criar contas de usuários e de grupos, você deve ter permissões da Administrador. Estas permissões foram dadas ao usuário AdmCaxias, a partir do momento que nos adicionamos este usuário ao grupo Administradores - Passo 4.
Surge a janela "Contas de usuário e grupo".
Para criar um novo usuário dê um clique no botão Novo.
Surge a janela "Novo usuário/grupo".
Digite as informações indicadas na Figura 6:
Figura 6 – Criando o usuário jsilva.
Importante: Invente qualquer valor para o campo identificação. É importante que este campo contenha um valor que não seja fácil de descobrir. Não confundir o campo Identificação com a senha do usuário. Ao cadastrarmos um usuário é definida uma senha em branco. Depois temos que fazer o logon, usando a nova conta e definir uma senha, conforme explicado no segundo artigo. No final deste item, definiremos senhas para os usuários que estão sendo criados.
Dê um clique no botão OK e pronto, o usuário jsilva foi criado.
Utilize o botão Novo para adicionar os demais usuários indicados na tabela do início deste tópico.
Não esqueça de preencher o campo Identificação para todos os usuários que você estiver criando.
Invente valores para o campo identificação.
Mantenha a janela "Contas de usuário e grupo" aberta. Você utilizará esta janela para adicionar grupos, logo em seguida.
Por este mês já está mais do que bom. No próximo artigo você continuará a implementar o exemplo proposto no primeiro artigo desta série. A próxima etapa é definir a quais grupos pertence cada usuário.Estando com a janela "Contas de usuário e grupo" aberta, dê um clique na guia Grupos. Surgirá a janela indicada na Figura 7:
Figura 7 – A janela para a criação de novos grupos.
Dê um clique no botão Novo...
Surge a janela "Novo usuário/grupo".
Digite as informações indicadas na Figura 8:
Figura 8 – Criando o grupo PerfilConsulta.
Importante (de novo): Invente qualquer valor para o campo identificação. É importante que este campo contenha um valor que não seja fácil de descobrir, pelos motivos anteriormente expostos.
Dê um clique no botão OK.
O Grupo PerfilConsulta será criado e você estará de volta a janela "Contas de usuário e grupo".
Observe que o grupo PerfilConsulta já aparece na listagem Nome.
Utilize o botão Novo para adicionar os demais grupos indicados na tabela do início deste tópico.
Não esqueça de preencher o campo Identificação para todos os grupos que você estiver criando.
Invente valores para o campo identificação.
Feche a janela "Contas de usuário e grupo".
Feche o Microsoft Access.
Outras partes do Artigo | |
Parte 1 | Modelo de Segurança do Access XP |
Parte 2 | Exemplo Prático Parte 1 |
Parte 3 | Exemplo Prático Parte 2 |
Parte 4 | Exemplo Prático Parte 3 |
Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela
Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!
Para todos os detalhes, acesse:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI