NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosOffice : Tabelasdinamicas_p7
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel – Parte 7 - Múltiplos Campos de Linha

Introdução:

Nesta sétima parte do tutorial sobre Tabelas Dinâmicas no Excel vamos continuar trabalhando com a Tabela Dinâmica criada na Parte 3 e alterada na Parte 4 e Parte 5. Caso você tenha fechado essa planilha, abra-a novamente, a partir do arquivo C:\ExcelAvançado\Modulo 3 – Exemplo 1.xls. Vamos aprender a utilizar dois ou mais campos do tipo coluna.

 Nota : Este tutorial faz parte do curso “Excel Avançado e VBA – 416 páginas”. Este tutorial corresponde à Lição 7, do Módulo 3. Você pode adquirir o conteúdo completo deste curso, com 416 páginas de conteúdo, por apenas R$ 20,00 para o envio via download ou R$ 30,00 para o envio via CD. Para maiores detalhes sobre como adquirir o arquivo .PDF, com todo o conteúdo do Curso: Excel Avançado e VBA, para ter acesso ao conteúdo completo do curso, com permissão de impressão, sem estar conectado à Internet, Clique aqui

Tabelas Dinâmicas – múltiplos campos de linha

Nos exemplo da Parte 6 você aprendeu a adicionar mais um campo na área de campos de coluna. Com isso obtivemos o total de vendas por cliente, por trimestre, separadamente para cada ano.

Nessa lição vamos avançar um pouco mais. Vamos alterar os campos que formam as linhas da tabela dinâmica. Até agora utilizamos o campo Nome da Empresa como campo para formar as linhas da tabela dinâmica. Nesse parte do tutorial vamos alterar a estrutura da tabela dinâmica, iremos adicionar os campos País de Destino e Cidade de Destino e depois remover o campo Nome da Empresa, da área de campos de linha. Com isso teremos o total por País, dentro do país por cidade, sendo exibidos os totais por trimestre e por ano. A melhor maneira de entender a tabela dinâmica proposta é vê-la em ação, na prática.

Exemplo: Alterar a tabela dinâmica criada na Parte 6, adicionando os campos País de Destino e Cidade de Destino como campos de linha e deslocando o campo Nome da Empresa para a área de campos de página.

1. Arraste o campo País de Destino, a partir da barra de ferramentas Tabela Dinâmica para a área de campos de linha, ao lado esquerdo do campo Nome da Empresa.

Nota: Se a barra de ferramentas Tabela Dinâmica não estiver sendo exibida, selecione o comando: Exibir -> Barra de ferramentas -> Tabela dinâmica. Ao arrastar a partir da barra de ferramentas, o campo será retirado da área de campos de página e incluído na área de campos de coluna.

2. Arraste o campo Cidade de Destino, a partir da barra de ferramentas Tabela Dinâmica para a área de campos de linha, ao lado direito do campo País de Destino.

3. Arraste o campo Nome da Empresa para a área de Campos de Página. A sua planilha deve estar conforme indicado na Figura a seguir:


Figura – Campos País de Destino e Cidade de Destino como campos de linha.

4. Observe que o Excel, rapidamente, refaz toda a disposição da Tabela Dinâmica. Agora temos os totais de vendas, por País de Destino, dentro de cada país por Cidade de Destino e, para cada Cidade de Destino por trimestre e por ano.

5. Abra a lista Ano e deixe marcada apenas a opção 1997. Você deve obter os resultados indicados na Figura a seguir:


Figura - Resultados segmentados por País de Destino e por Cidade de Destino.

6. Por exemplo, na Célula C10 temos o total de vendas para a cidade Brandenburg para o primeiro trimestre de 1997. Na coluna G temos o total de vendas para o ano de 1997, por Cidade de Destino. Na linha 19 estão os totais de vendas para a Alemanha. Observe que é exibido o nome do País de Destino uma única vez, ao lado uma lista das cidades do Respectivo país e em seguida os totais de vendas trimestrais, por ano, para cada uma das cidades. Ao final da lista de Cidades é exibido o total geral para o país.

7. Observe como uma simples operação de arrastar e soltar, nos fornece uma nova visão dos dados, com subtotais por País, por Cidade, trimestre, por ano e também o total geral com a soma de todas as vendas por País, Cidade, Trimestre e Ano.

8. Salve e Feche a planilha Modulo 3 – Exemplo 1.xls.

Conclusão:

Com esses exemplos já começamos a perceber o quão poderosa é a ferramenta de tabelas dinâmicas, com a qual podemos, sem maiores dificuldades, fazer análise dos dados. Com um simples arrastar e soltar obtemos visões diferentes do mesmo conjunto de dados.

Na próxima lição proporei dois exercícios, os quais serão resolvidos, passo a passo, nas Partes 9 e 10, desta série de tutoriais sobre Tabelas Dinâmicas.

Entre em contato, envie suas críticas, sugestões e, por que não, elogios, através do e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br

Outras partes do Tutorial
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 1 - Introdução
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 2 - Dados de Origem
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 3 - Um Exemplo Para Começar
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 4 - Descobrindo o Poder
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 5 - Mais Sobre Filtros Básicos
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 6 - Múltiplos Campos de Coluna
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 7 - Múltiplos Campos de Linha
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 8 - Dois Exercícios Propostos
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 9 - Resolução do Exercício 01
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 10 - Resolução do Exercício 02
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 11 - Selecionando elementos de uma tabela dinâmica
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 12 - O Recurso de AutoFormatação
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 13 - Classificação e Formatação de Células Vazias
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 14 - Tabelas Dinâmicas – Mais opções de configuração
Tutorial de Tabelas Dinâmicas no Excel - Parte 15 - Gráficos Dinâmicos – Conceitos e um exemplo simples
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI