Tutorial de
Word - Trabalhando com Mala Direta – Parte 19
Nota: Este tutorial faz parte do
curso
“Word
Avançado em 150 Lições”.
Este tutorial corresponde à lição 19,
do Módulo 6. Para maiores detalhes sobre como adquirir
o arquivo .PDF, com todo o conteúdo do Curso de Word
Avançado (381 páginas),
Clique
aqui.
Esta série de tutoriais será dedicada a criação
de Mala Direta no Word. Na
Parte
1 fiz uma apresentação do que é
uma Mala Direta, em que situações práticas
ela é utilizada e quais os elementos que compõem
uma Mala Direta no Word. Nesta parte você continuará
a criação de um exemplo prático, passo-a-passo.
Mala Direta - trabalhando com campos do Word - Parte 5
Nesta lição apresentarei um resumo dos três últimos tipos de campos de Mala direta. Com isso encerramos o nosso estudo da criação de Mala direta no Word.
Próximo registro se...:
Este campo compara duas expressões. Se a comparação for verdadeira, o Word mesclará o próximo registro de dados no documento de mesclagem atual. Os campos de mesclagem posteriores ao campo
Próximo registro se... no documento principal são substituídos por valores do próximo registro de dados, e não por valores do registro de dados atual. Se a comparação for falsa, o Word mesclará o próximo registro de dados em um novo documento de mesclagem.
Os campos
Próximo registro se... não podem ser usados em notas de rodapé, notas de fim, anotações, cabeçalhos, rodapés ou fontes de dados. O campo
Próximo registro se... não pode ser aninhado em campo algum.
Ao clicar para adicionar este tipo de campo, será aberta a janela indicada na figura a seguir, na qual você define a condição de teste para o campo:
Definir indicador:
Um campo SET atribui um valor (texto ou número) a um indicador. Para imprimir o valor em cada documento mesclado resultante, você deve inserir um campo de indicador no documento principal (é o campo Ref que utilizamos para exibir o conteúdo de um campo do tipo Perg, nas lições anteriores). O mesmo valor será repetido em cada documento mesclado. O indicador representará esse valor até que você atribua um valor diferente a ele. É possível inserir o indicador em vários lugares ou usá-lo em outros campos, como campos IF ou = (Formula). Insira o indicador em qualquer local após o campo SET.
Ao inserir um campo deste tipo, é aberta uma janela na qual você clica no indicador a ser definido e atribui um valor a ele, conforme exemplo da figura a seguir:
Ignorar registro se...
Você utiliza este tipo de campo para definir uma condição. Por exemplo: Cidade = Santa Maria. Todos os registros que atenderem a condição serão ignorados, isto é, não serão mesclados.
Ao clicar neste campo é aberta uma janela na qual você define o teste. No exemplo a seguir, estamos definindo um teste que fará com que os registros onde Cidade for igual a Santa Maria sejam ignorados, isto é, não sejam mesclados:
Conclusão:
Mala Direta é um recurso muito utilizado nas várias
seções de uma empresa. Nos diversos tutoriais
desta série, 20 ao todo, você verá como
é simples criar e utilizar uma Mala Direta, utilizando
os recursos do Word. Esta série será formada
por um total de 20 partes. A previsão é que
sejam publicados duas partes por semana. Um bom estudo a
todos.
Entre em contato, envie suas críticas, sugestões
e, por que não, elogiais, através do email:
webmaster@juliobattisti.com.br