NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosOrg Met : Som004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 

SISTEMAS ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (S.O.M) - Módulo 04

 

Objetivos:

 

Este é o quarto módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O.M). Neste módulo você aprenderá sobre a Importância da Revisão organizacional, Estrutura Organizacional, Tipos de Organograma e Estrutura Forma e informal.

 

Pré-requisitos:

 

Ter interrese sobre o assunto e ter lido a lição do módulo anterior.

 

Importância da Revisão organizacional

 

» Melhorar a comunicação interna e processual

 

» Equilibrar os centros de decisão

 

» Racionalizar os fluxos de informação

 

» Aperfeiçoar as atividades

 

» Melhorar a relação custo x benefício

 

Organização da empresa: é a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

 

É importante para uma boa organização de uma empresa, ter desenvolvimento nos seguintes aspectos:

 

» Estrutura organizacional

 

» Rotinas e procedimentos administrativos

 

Além da organização o executivo tem algumas funções como mostra a figura abaixo, porém destaco 5 funções em ordem que considero extremamente importante dentro de uma organização que são:

 

 

Função de Organização e Métodos numa visão simples e  figurada.

 

» 1-Estabelecer Plano – representa os objetivos e resultados estabelecidos e os meios mais adequados para se alcançar às metas desejadas

 

» 2-Vender Idéia – É a capacidade de o administrador fazer algo novo, inovar um produto existente ou criar algo de caráter inovador, colocar esse produto no mercado e dispostos a enfrentar um mundo novo de ações e estratégicas.

 

» 3-Motivar – É a maneira de o administrador dar energia a equipe sem exageros respeitando e analisando os objetivos a serem alcançados, é também a maneira de saber incentivar os novos conhecimentos e os mesmo serem compartilhados com a sua equipe.

 

» 4-Implementar e acompanhar – É a maneira de modificar através de treinamentos e análise em parte verificar a ordem das funções estabelecidas e o reconhecimento dos resultados.

 

» 5-Renovar e concretizar – Ter a capacidade e adquirir novos desafios para sua equipe, sendo assim toda a estrutura se beneficia.

 

Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia:

 

» Identificação das tarefas necessárias

 

» Organização das funções e responsabilidades

 

» Informações, recursos e feedback aos empregados

 

» Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos

 

» Condições motivadoras

 

Estrutura Organizacional

 

 

A estrutura organizacional é a ferramenta básica que nos dá a capacidade de aplicar o processo organizacional de uma empresa ou instituição. São representadas graficamente as unidades que compõem e são distribuídas em nível hierárquico. É a estrutura organizacional que projeta e organiza a relação dos níveis de hierarquia e o fluxograma das informações importantes da empresa.

 

Organograma: É o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Existem várias maneiras de representar a estrutura da empresa. A escolha do tipo ideal, como é dito para outros tipos de gráficos, fica a critério do analista, considerando este e a natureza da organização e o seu nível de concentração ou desconcentração.

 

Tipos de Organograma

 

Clássico ou Vertical

 

 

– Este tipo é simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia é bastante utilizado em instituições religiosas e militares.

 

Radial ou Circular

 

 

– Utilizado nas instituições mais modernas e mais flexíveis, em que o trabalho grupal e a marca maior, não havendo intenção de ressaltar-se maior importância deste ou daquele órgão.

 

Horizontal

 

 

– Tem finalidade semelhante à do organograma clássico, embora amenize a descriminação hierárquica, uma vez que a escala de poder é representada da esquerda para a direita e não de cima para baixo.

 

Funcional

 

 

– Este tipo preocupa-se não com as linhas de subordinação hierárquica, mas sim com as linhas indicativas dos relacionamentos funcionas entre os órgãos, ou da subordinação técnica.

 

Matricial

 

 

– É Bastante utilizado quando não temos a definição muito precisa dos órgãos, mas sim de aglomerados de grupos de trabalhando por projeto, tendo cada um deles, vário especialista cuidando de tarefas ou atividades específicas.

 

Toda empresa possui dois tipos de estrutura:

 

Estrutura Formal – (está pronta) Objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente planejada representada, em alguns de seus aspectos pelo organograma.

 

Estrutura Informal – (Não está pronta) É a rede de relações e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal, surge da interração social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente, quando as pessoas se reúnem.

 

Portanto, apresenta ralações que, usualmente, não aparecem no organograma.

 

Em quanto houver pessoas nas empresass, haverá grupos informais.

 

Estrutura Formal – Vem daquelas que são objeto de seu controle

 

Estrutura Informal – Vem dos de fora, que são os superiores, antes do que das pessoas que são controladas por ela.

 

Como resultado das diferenças entre as duas formas de autoridade, a estrutura formal pode crescer a um tamanho imenso, mas as estruturas informais, pelo menos as mais consolidadas, tiveram a ficar menores, a fim de permanecer dentro dos limites das relações pessoais.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um módulo de OSM, espera que tenha gostado. Até o próximo!

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI