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Como movimentar um objeto usando Botões

 

Olá pessoal, recebi um e-mail solicitando que eu fizesse um exemplo semelhante aos tutoriais sobre movimento que já escrevi, só que com uma diferença ao invés de movimentar o objeto através das teclas do teclado usaremos botões contidos na nossa animação para movimentar o objeto.

 

Objetivo:

Como dito anteriormente movimentaremos um objeto, usando botões contidos na nossa animação e para finalizar alteraremos a velocidade do objeto através de um campo contido na nossa animação.

 

Pré-requisitos: Conhecimento básico em Action Script(programação no flash).

 

1º Passo: Crie um novo documento pressionando as teclas de atalho CTRL+N e altere as suas propriedades pressionando as teclas de atalhos CTRL+J:

 

550 Largura(Width) x 400 Altura(Height);

Cor de fundo(background color): Preta;

 

2º Passo: Salve está imagem no seu computador, pois está imagem será usada no nosso exemplo:

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

Após inserir a imagem da joaninha no documento selecione a imagem e pressione a tecla de atalho F8 e escolha a opção movie clip(clipe de filme) para converter a imagem em um clipe de filme, insira o nome joaninha no campo name(nome), pois este será o nome usado na biblioteca. Altere as propriedades do movie clip(clipe de filme) da joaninha como mostra a figura abaixo, para isso pressione as teclas de atalho CTRL+F3 para ativar o painel de propriedades caso ele esteja desativado.

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

3º Passo: Vamos inserir os botões que serão usados para movimentar o clipe de filme da joaninha pelo nosso documento, bem eu optei por usar os botões prontos da biblioteca do próprio flash localizados:

 

Flash Mx Professional 2004: Window -> Other Panels ->Common Libraries->Buttons;

Flash MX: Janela -> Bibliotecas Comuns -> Botões

 

Se alguém quiser criar os próprios botões fica ao gosto do usuário. Alinhe os botões para que eles fiquem como a figura abaixo:

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

Pois bem vamos a parte interessante, vamos inserir os nossos códigos.

 

4º Passo: Selecione o botão que indica a direção para cima e pressione a tecla de atalho F9 para ativar a área de programação e insira o seguinte código:

 

//ao pressionar o botão

on(press){

            /*seta a variável para cima com true(verdadeiro),está variável está

            localizada dentro do código do clipe de filme da joaninha como será

            visto adiante*/

            _root.joaninha.cima = true;

}

//ao soltar o botão ou rolar o mouse fora do botão

on(release, releaseOutside){

            // seta a variável para cima com false(falso)

            _root.joaninha.cima = false;

}

 

Os próximos códigos não foram documentados(explicados), pois o código é similar ao código citado acima, selecione o botão que indica a direção para baixo e insira o seguinte código:

 

on(press){

            _root.joaninha.baixo = true;

}

on(release, releaseOutside){

            _root.joaninha.baixo = false;

}

 

Selecione o botão que indica a direção para a esquerda e insira o seguinte código:

 

on(press)

{

            _root.joaninha.esquerda = true;

}

on(release, releaseOutside)

{

            _root.joaninha.esquerda = false;

}

 

Selecione o botão que indica a direção para a direita e insira o seguinte código:

 

on(press)

{

            _root.joaninha.direita = true;

}

on(release, releaseOutside)

{

            _root.joaninha.direita = false;

}

 

4º Passo: Selecione o clipe de filme da joaninha e insira o seguinte código nele:

 

//ao carregar o clipe de filme

onClipEvent (load) {

            //seta a variável responsável por controlar a velocidade inicialmente

            com 15

            _root.veloc = 15;

}

 

//Fica a todo o momento checando as condições neste trecho de código

onClipEvent (enterFrame) {

            //movimenta a joaninha para cima se a condição ver verdadeira

            if (cima) {

                        /*pega a posição atual na coordenada y da joaninha e vai

                        diminuindo na coordenada y atual dela, movimentando assim a

                        joaninha*/

                        _y -= _root.veloc;

                        // rotaciona a joaninha para que ela vire para cima

                        _rotation = 360;

            }

            //movimenta a joaninha para baixo

            else if (baixo) {

                        _y += _root.veloc;

                        _rotation = 180;

            }

            //movimenta a joaninha para a esquerda

            else if (esquerda) {

                        _x -= _root.veloc;

                        _rotation = 270;

            }

            //movimenta a joaninha para a direira

            else if (direita) {

                        _x += _root.veloc;

                        _rotation = 90;

            }

}

 

Explicação: Quando o usuário clica no botão para cima por exemplo este botão seta a variável para cima com true(verdadeiro), quando a variável assume o valor verdadeiro ela executa o código contido dentro do clipe de filme da joaninha responsável por movimentar a joaninha.

 

O código _y -= root.veloc; é igual a  linha de código: _y = _y - root.veloc, teste a animação pressionando as teclas de atalho CTRL+ENTER, pressione todos os botões e observe se o clipe de filme da joaninha está se movimentando em todas as direções.

 

5º Passo: Testada a animação e tudo ok vamos a próxima etapa da nossa animação, vamos alterar a velocidade da animação através de um campo(uma variável) contido na nossa animação, considerações: a velocidade mínima será 1 e máxima 100, caso o usuário digite algum valor fora deste intervalo uma mensagem é exibida informando ao usuário do intervalo válido.                                  

 

Para criar está variável selecione a ferramenta text tool(Artigos - Programação Web - Julio Battisti) ou pressione a tecla de atalho (T) para ativa-lá, feito isso desenhe no documento o comprimento de visibilidade do conteúdo de sua variável, não se esqueça de alterar a cor da variável e as suas propriedades como indicado na figura abaixo:

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

Feito, isso vamos inserir um botão localizado no painel componentes do flash, para isso pressione as teclas de atalho CTRL+F7 para ativar o painel se este não estiver ativo e arraste o botão para o palco e altera a sua propriedade label para ok, alinhe o botão para que ele fique ao lado da variável. Insira o seguinte código no botão:

 

//ao clicar no botão

on(click){

            //ele verifica se o número digitado na variável é menor ou maior que 100

            if(parseInt(_root.altveloc) <= 0 || parseInt(_root.altveloc)>100)

            {

                        /*emiti uma mensagem ao usuário informando que ele informou

                        um valor errado*/

                        trace("Você deve digitar um valor positivo maior que 0 e menor que 100");

                        //limpa a variável

                        _root.altveloc = "";

            }

            //caso a condição acima seja falsa é executado o seguinte código

            else

            /*altera a velocidade da joaninha com a velocidade digitada

            pelo usuário na variável*/

            _root.veloc =parseInt(_root.altveloc);

}

 

É isso ai agora é só usar a criatividade para incrementar está animação, eu sugiro delimitar uma área de visibilidade para o movimento da joaninha no palco isto já foi explicado no seguinte tutorial: Como movimentar um objeto parte 02.

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