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Frases Aleatórias

 

Objetivo:

 

Olá pessoal, neste tutorial vamos aprender a fazer uma animação que exibe frases aleatórias à medida que o usuário clicar sobre o botão avançar, um detalhe muito importante é que tais frases serão exibidas sem no entanto repetir nenhuma frase até o final de sua quantidade total, retomando assim para o inicio.

 

Pré-requisitos: Conhecimento básico em Action Script(programação no flash).

 

1º Passo: Crie um novo documento pressionando as teclas de atalho CTRL+N e altere as suas propriedades pressionando as teclas de atalhos CTRL+J:

 

550 Largura(Width) x 400 Altura(Height);

 

2º passo:  Desenhe um quadro conforme a figura abaixo, acima do quadro como mostrado na figura insira a seguinte frase:

 

Pressione o botão para verificar as frases

 

Insira também de acordo com a figura um botão, que será usado para avançar na exibição das frases.

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

3º passo: Selecione o botão e pressione a tecla de atalho F9 para exibir a área de programação e insira o seguinte código:

 

//ao pressionar o botão

on (press) {

 

/*seta a variável alertar com vázio, variável está responsável por exibir ao usuário que todas as frases foram vistas*/
            _root.alertar = "";

 

//gera um valor aleatório e armazena na variável índice
            indice = random(6);

           
            //verifica se esta é a primeira frase a ser mostrada
            if (_root.a == 0) {
                        //seta o vetor aux com o valor que foi sorteado aleatoriamente
                        _root.aux[_root.a] = indice;
                        //exibe a frase na tela
                        _root.exibe_frase = _root.frase[indice];
                        //incrementa a variável
                        _root.a++;


            } else {

/*chama a função que verifica se o valor sorteado aleatoriamente já sai ou não, caso não tenha sido sorteado anteriormente executa o seguinte trecho de código*/
                        if (_root.verifica(_root.aux, indice) == false) {
                                   //seta o vetor aux com o valor sorteado aleatoriamente
                                   _root.aux[_root.a] = indice;
                                   //exibe a frase na tela
                                   _root.exibe_frase = _root.frase[indice];
                                   //incrementa a variável
                                   _root.a++;

                        } else {

                                   //condição para não entrar em loop infinito
                                   if (_root.a<6) {
/* enquanto a função _root.verifica retornar verdadeiro, ou seja enquanto o número sorteado for igual a algum número que já tenha sido sorteado anteriormente*/
                                               while (_root.verifica(_root.aux, indice) == true) {
                                                           //outro númeor é sorteado
                                                           indice = random(6);
                                               }

/*insere no vetor aux, quando depois de executar a estrutura de repetição encontra um valor que ainda não foi sorteado até o momento */
                                               _root.aux[_root.a] = indice;
                                               //exibe a frase na tela
                                               _root.exibe_frase = _root.frase[indice];
                                               //incrementa variável
                                               _root.a++;
                                   }
                        }
            }
            /* se todas as frases foram sorteadas*/
            if(_root.a == 6)
            {
                        //mostra ao usuário que o mesmo viu todas as frases
_root.alertar = "Você viu todas as frases pressione o botão avançar p/ revelas";

/*seta a variável _root.a com 0, pois está variável é responsável por controlar a quantidade de frases que foram sorteadas até o momento, fazendo isso para poder rever as frases*/
                        _root.a = 0;
                        i = 0;

 

/*seta todo o vetor aux com um valor que não será sorteado no random, pois é a partir dos valores deste vetor que faremos as comparações para verificar se um valor foi ou não sorteado*/
                        while(i < _root.aux.length)
                        {
                                   //seta cada elemento do vetor com o valor 11
                                   _root.aux[i] = 11;
                                   //incrementa a estrutura de repetição
                                   i++;
                        }
            }
}

 

Explicação:

 

Quando o usuário clicar sobre o botão avançar, um valor aleatório é gerado através da função random(parâmetro), observação o parâmetro da função random(), gera um valor aleatório entre o número zero e um número a menos do valor passado como parâmetro, este valor depois de verificado através da função _root.verifica informa se o número foi sorteado ou não até o momento, caso não tenha sido sorteado até o momento ele é usado em um vetor como índice para exibir a frase, caso ele já tenha sido sorteado um novo valor aleatório é gerado até que este índice seja diferente dos sorteados até então.

 

O vetor _root.aux é usado para armazenar os índices que já foram sorteados, pois este vetor será usado na função _root.verifica que verifica todos os elementos do vetor _root.aux com o índice sorteado no momento e retorna true(verdadeiro) caso este índice já tenha sido sorteado ou false(falso) caso ele ainda não tenha sido sorteado, como será mostrado logo abaixo no código da função _root.verifica.

 

4º passo: Agora selecione o primeiro quadro chave(Keyframe) de nossa animação e insira o seguinte código dentre de deste frame:

 

//variável que controla a quantidade de números que já foram sorteados
a = 0;

 

/* vetor que armazena os indices que foram sorteados até o momento, para evitar que uma frase se repita até o termino de todas as frases a serem exibidas */
aux = new Array();

 

/*Você deve inserir as suas frases dentro de cada dupla de aspas */
var frase = new Array
                                                           ("Frase de nº 1",
                                                            "Frase de nº 2",
                                                            "Frase de nº 3",
                                                            "Frase de nº 4",
                                                            "Frase de nº 5",
                                                            "Frase de nº 6");

 

//função que verifica se a frase já foi sorteada
            function verifica(a, indice)
            {
                        i = 0;
                        //percorre todo o vetor aux, passado como parâmetro
                        while (i<6)
                        {
                                   /* condição que verifica se o indice já foi sorteado anteriormente */
                                   if (a[i] == indice)
                                   {
                                               return true;
                                   }
                                   i++;
                        }
                        return false;
            }

 

 

Explicação:

 

a - > para que possamos saber a quantidade de números que foram sorteados até o momento, está variável é incrementa toda vez que um índice que ainda não foi sorteado anteriormente é sorteado.

 

aux = new Array() - > vetor que como dito anteriormente armazena os índices sorteados até o momento, este vetor é usado para verificar se um valor sorteado foi ou não  sorteado anteriormente.

 

var frase = new Array() -> vetor que armazena as frases que serão exibidas ao usuário.

 

A função verifica recebe como parâmetro o vetor aux e o índice que foi sorteado no momento, ela percorre todo o vetor aux, que como dito anteriormente armazena todos os índices sorteados até o momento, para comparar com o índice sorteado no momento com todos os valores do vetor aux.

 

5º passo: Agora para finalizarmos nossa animação, vamos declarar as variáveis, que serão responsáveis por exibir as frases ao usuário bem como indicar o fim das frases, declare as variáveis com os seguintes nomes e conforme a figura abaixo:

 

exibe_frase - > variável que mostra ao usuário as frases sorteadas aleatoriamente, alinhe está variável para que ela fique ao centro do quadro mostra no inicio do tutorial.

 

alertar - >variável que mostra uma mensagem  ao usuário quando este completou  todas as frases a serem vistas, alinhe esta mensagem logo abaixo do quadro.

 

Para criar estas variáveis selecione a ferramenta text tool(Artigos - Programação Web - Julio Battisti) ou pressione a tecla de atalho (T) para ativa-lá, feito isso desenhe no documento o comprimento e altura de visibilidade do conteúdo de sua variável, não se esqueça de alterar a cor da variável e as suas propriedades como indicado na figura abaixo:

 

Artigos - Programação Web - Julio Battisti

 

Você deve alterar a altura e a largura da variável de acordo com o conteúdo que você deseja mostrar, por exemplo se você tiver uma frase grande que deverá ser exibida em várias linha você deverá ajustar o sua altura e possivelmente a sua largura.

 

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