NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosProgweb : Jsbasico001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

JAVASCRIPT- PARTE 1

 

Objetivos:

 

Esta é a Parte 1 de uma série de tutoriais sobre JavaScript básico. Nesta serie de tutoriais você aprenderá sobre o conceito de JavaScript , o que é um script da web e para que ela serve , a diferença entre JavaScript e Java e outros conceito importantes para que esta iniciando um curso de JavaScript.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar a lição você deve dominar conceitos de HTML.

 

 

Entendendo de JavaScript - Parte 1

 

 

A World Wide Web (WWW) começou como uma mídia de texto , ou seja a primeira versão de HTML , mas esta versão não tinha a capacidade de incluir imagens gráficas em uma página.

 

Sites na web atuais podem incluir uma variedade de recursos : imagens gráficas , sons, animação , mas isso é possível por causa de linguagens de script da web , como JavaScript que é uma maneiras mais fáceis de sofisticar uma página da Web e interagir com usuários de novas maneiras.

 

Princípios Básicos do JavaScript

 

Se você sabe como utilizar HTML para criar um documento da Web , então sabe que utiliza-se tags de HTML para descrever como quer que seu documento e o navegador obedeçam a seus comandos e mostrem o documento formatado para o usuário.

 

Como o HTML não é uma linguagem de marcação de texto simples , ela não pode responder para o usuários , tomar decisão , nem autoriza tarefas repetitivas. Tarefas interativas como essas exigem uma linguagem mais complexa , uma linguagem de programação , no nosso caso JavaScript.

 

Algumas linguagens de programação para web são muito complexas , mas as linguagens de script são geralmente simples , por possuir uma sintaxes fácil de aprender, além de permitirem combinar script com HTML para criar páginas da Web interativas. Outra facilidade do JavaScript é que ela é uma linguagem interpretada ou seja o navegador executa cada linha de script como as recebes , por isso é importante saber que o JavaScript são sensíveis ao tipo de letra em sua sintaxe. Portanto, é necessário que seja obedecida a forma de escrever os comandos, caso ao contrario o JavaScript interpretará, o que seria um comando, como sendo o nome de uma variável, mas não precisam se preocupar esses comandos serem apresentados ao longo dos tutoriais.Isso é o que difere JavaScript de outras linguagens de programação que devem ser compiladas ou traduzidas em código de máquina , antes de serem executadas.

 

Introduzindo JavaScript

 

O Javascript foi desenvolvida pela Netscape Communications , os criadores do navegador Netscape Navigator , e se trata da primeira linguagem de script da web a ser introduzida e ,é a mais popular, por ser quase tão fácil como o HTML. Logo abaixo tem algumas coisas que você pode fazer com o JavaScript :

  • Você pode adicionar mensagens que rolam na tela ou alterar as mensagens na linha de status do navegador.
  • Validar os conteúdos de um formulário e fazer cálculos.
  • Exibir mensagens para o usuário, tanto como parte de um pagina da Web como em caixas de alertas.
  • Fazer animações de imagens ou criar imagens que mudam quando você move o mouse sobre elas.
  • Detectar o navegador em utilização e exibir conteúdo diferente para navegadores diferentes.
  • Detectar plug-ins instalados e notificar o usuário se um plug-ins foi exigido.

Isso é apenas algumas coisas que você pode fazer com o JavaScript , e que aprenderá ao longo do tutorial.

 

JavaScript versus Java

 

Antes de aprofundarmos em JavaScript , vamos conceituar Java. Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems que pode ser utilizada

 

Para criar miniaplicativos ou programas que executam dentro de uma página na Web. Também se trata de uma linguagem compilada , mas o compilador produz código para uma maquina virtual em vez de um computador real. O código virtual de maquina então é interpretado por um navegador da Web. Isso permite aos miniaplicativos Java a executarem em PCs , Macintosh e maquinas UNIX e em diferentes da mesma maneira.

 

JavaScript e Java são linguagens completamente diferentes , logo abaixo demos algumas diferenças mais evidentes como :

  • Miniaplicativos Java são compilados em arquivos de classe para serem utilizados em uma página da web ; JavaScript utiliza comandos simples de texto , que podem ser incluídos no próprio documento de HTML.
  • Miniaplicativos Java geralmente são exibidos em uma caixa dentro do documento de Web ; scripts de JavaScript podem afetar qualquer parte do próprio documento da Web.
  • Enquanto o JavaScript é mais adequado para aplicativos simples e para adicionar recursos interativos a pagina Web, o Java pode ser utilizado para aplicativos complexos.

Bom , ainda há outras diferenças , mas o importante é lembrar é que JavaScript e Java são linguagens separadas. Elas são úteis para coisas diferentes , mas elas podem ate serem utilizadas juntas para combinar suas vantagens.

 

Como o Java na pagina da Web

 

Como você deve saber HTML é uma linguagem que você utiliza para criar documentos da Web. Para refrescar sua memória , o exemplo abaixo mostra um documento da Web pequeno e simples.

 

Exemplo 1: Neste exemplo vou mostra um documento de html simples.

 

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Minha primeira Pagina </TITLE>

</HEAD>

<BODY>

<H1> Alô Mundo </H1>

<P> Bem vindo a minha página , mas infelizmente ainda estamos em construção </p>

</BODY>

</HTML >

 

Neste exemplo possui um cabeçalho dentro de uma tags <HEAD> e do corpo da página dentro das tags <BODY>. Para adicionar JavaScript em uma página , você utilizará uma tag semelhante :<SCRIPT>.

 

A tag <SCRPT> diz ao navegador para começar tratando o texto como um script e a tag <SCRPIT> retorna á HTML normal. Na maioria dos casos , você não pode utilizar instruções JavaScript exceto dentro de tags <SCRIPT>. A exceção são os handlers de eventos , que serão descritos ao longo do tutorial.

 

Navegadores e JavaScript

 

Assim como o HTML o JavaScript exige um navegador da Web para ser exibidos e navegadores diferentes podem exibi-lo diferentemente. Diferente do HTML , os resultados de incompatibilidade de navegador com o JavaScript são mais drásticos como:em vez de exibir seu texto incorretamente o script absolutamente não pode executar , pode exibir uma mensagem de erro ou pode até derrubar o navegador. Por isso achei necessário abordar como versões diferentes do mesmo navegador trata o JavaScript.

 

Netscape e Internet Explorer

 

A web atual é dominada por dois navegadores da web populares : Netscape e Internet Explorer. O Netscape tradicionalmente foi o mais popular dos dois , mas o Internet Explore rapidamente o superou , os dois navegadores incluem algum suporte para JavaScript , entretanto desde que a linguagem de JavaScript foi desenvolvida pela Netscape , os mais novos recursos da linguagem são suportadas apenas pelo Netscape. O Internet Explore suporta comandos básicos de JavaScript e as versões mais novas podem implementar tudo dos novos recursos.

 

A linguagem de JavaScript desenvolveu-se desde sua versão original no Netscape 2.0. Houve quatro versões de JavaScript :

  • JavaScript 1.0 , a versão original , é suportada pelo Netscape 2.0 e pelo Internet Explore 3.0
  • JavaScript 1.1 é suportada pelo Netscape 3.0 e pelo Internet Explore 4.0.
  • JavaScript 1.2 é suportada pelo Netscape 4.0 e parcialmente pelo Internet Explore 4.0
  • JavaScript 1.3 é suportada pelo Netscape 4.5.

Cada uma dessas versões é uma melhoria em relação a versão anterior e incluir um numero de novos recursos. Os navegadores que suportam a nova versão também suportam scripts escritos para versões anteriores.

 

A linguagem de JavaScript foi submetida ao ECMA , o Europen Standaeds Committee, esse comitê finalizou a especificação ECMA-262 , um padrão para a linguagem. A versao padronizada da linguagem é as vezes referida como ECMAScript.

 

NOTA: Outra linguagem que você pode ouvir é JScript. Esta é a maneira como a Microsoft refere-se à sua implementação do JavaScript , que é parcialmente compatível com a versão do Netscape.

 

Alternativa ao Java Script

 

JavaScript não é a única linguagem utilizada na Web. A seguir vou apresentar algumas linguagens utilizadas na Web e suas vantagens.

 

VBScript

 

VBScript , as vezes conhecido como Visual Basic Scripting Edition , é a resposta da Microsoft para JavaScript. Assim como a sintaxes do JavaScript é baseada no Java, a sintaxe no Visual basic que é uma linguagem de programação.

 

Como o Java Script , O VBScript é uma linguagem simples e você pode incluir instruções VBScript dentro de um documento HTML. Em um script de VBScript , você pode utilizar a tag < SCRIPT LANGUAGE =”VBScript”>.

 

O VBScript pode fazer muitas coisas que o JavaScript faz e ate parecer similar em alguns casos. Isso tem duas ventagens no princiopio: Para os já conhecem o Visual Basic , pode se mais fácil aprender VBScript do que JavaScript; outra vantagem é que o VBScript é integrado ao padrão Microsoft ActiveX para aplicativos embutidos na Web.

 

A desvantagem do VBScript é que ele é suportando apenas pelo Internet Explore, já o JavaScript é suportado tanto pelo Netscape como pelo Internet Explore e alem de ser muma linguagem mais popular e você pode vê-la em utilização por toda Web.

 

CGI

 

CGI ( Common Gateway Interface ) não é realmente uma linguagem , mas uma especificação que permite aos programas executar em servidores da a Web. Os programas de GI podem ser escritos em um numero de linguagens , incluindo C e Visual Basic.

 

Os programas de GI são amplamente utilizados na Web. Por exemplo , se você já digitou uma informação num formulário e pressionou o botão para enviá-las para um site da Web , é muito provável que os dados , tenham sido enviados para um aplicativo de CGI.

 

A principal diferença entre o CGI e o JavaScript é que o CGI executa no servidor , enquando aplicativos JavaScript executa no cliente ou seja no navegador web. A principal desvantagem de CGI é que , como os dados devem ser enviados para o servidor Web e retornados , o tempo de resposta pode ser lento. Por outro lado o CGI pode ler um arquivo no servidor , coisa que o JavaScript não faz. O JavaScript apenas manipulas as informações , ele não armazena dados.Entretanto existe uma versao de JavaScript no lado do servidor que não tem essas limitações.

 

Active X

 

ActiveX é uma especificação desenvolvida pela Microsoft que permite aos programas Windows comuns executar dentro de uma pagina da Web, os programas ActiveX podem se escritos em linguagem como Visual Basic, Visual C++.

 

Aplicativos ActiveX podem que também são denominados controles , são descarregados e executados pelo navegador da Web, como miniaplicativos Java. A diferença é que os controles podem ser instalados permanentemente quando são descarregados , eliminando a necessitade de descarrega-los novamente e isso não acontece com o Java.

 

A principal vantagem do ActiveX é que ele pode fazer quase qualquer coisa , mas isso também pode ser uma desvantagem , porque vários programadores já utilizaram ActiveX para trazer novas capacidades às paginas da Web , como “pagina da Web que desliga seu computador”e “pagina da Web que formata sua unidade de disco”.

 

Felizmente , o ActiveX inclui um recurso de assinatura que identifica a fonte do controle e impede que os controles sejam modificados. Embora isso não impeça que um controle danifique seu sistema, você pode especificar as fontes de controles em que você confia.

 

O ActiveX tem duas desvantagns siginificativas , primeiro , ele não é tão fácil de programar como uma linguagem de script ou Java. Segundo , o ActiveX é proprietário: funciona somente no Internet Explore e apenas plataformas Windows.

 

Nota: Junto com VBScript , os aplicativos JavaScript podem ser utilizados para trabalhar com controles ActiveX no Internet Explore. Isso permite personalizar um controle descarregando sem ter que de compilar sua própria versão.

 

Conclusão:

 

Nesta parte do tutorial , mostrei o que é script da Web e o que é JavaScript.Tabém mostrei como inserir um script em um documento HTML e como o JavaScript difere de outras linguagens. Na próxima parte , você aprendera como criar um script simples , os principais comandos e eventos utilizados. Untitled Document
ASP BÁSICO
1 Cálculo de Frete Internacional com ASP e Access
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 1
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 2
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 3
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 4
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 5
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 6
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 7
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 8
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 9
1 Sistema de Login com ASP 3.0 usando três camadas – Parte 10
1 ASP 3.0 utilizando 3 camadas - Parte 1
1 ASP 3.0 utilizando 3 camadas - Parte 2
1 ASP 3.0 utilizando 3 camadas - Parte 3
COLDFUSION
1 Criando um formulário em Flash usando o ColdFusion MX 7
FLASH - ACTIONSCRIPT
1 Movimentar objeto – Parte 01
1 Movimentar objeto – Parte 02
1 Jogo – Acerte o Alvo
1 Como Movimentar um Objeto utilizando Botões
1 Exibir frases Aleatórias
1 Ações Básicas do ActionScript
1 Criando Botões com MovieClip no Flash
1 Criando Links em Botões Flash
1 Integrando Flash com Fireworks na Criação de Botões
1 Interpolação Motion (Movimento)
1 Interpolação Shape (Forma)
1 Principais Eventos do Mouse (Flash/ActionScript)
1 Criando Máscaras no Flash (Mask) Parte 1
1 Criando Máscaras no Flash (Mask) Parte 2
1 Galeria de Fotos Carregando Arquivos Externos (Flash e ActionScript)
PHP BÁSICO
1 Introdução ao PHP
1 Lógica em PHP
1 Trabalhando com Formulários HTML
1 Utilizando Arquivos – Criando um Scrap Book
1 Banco de Dados em Arquivos Texto
1 PHP - Sistema de busca de preços - Parte 1
1 PHP - Sistema de busca de preços - Parte 2
1 PHP - Sistema de busca de preços - Parte 3
1 PHP - Sistema de busca de preços - Parte 4
1 PHP - Sistema de busca de preços - Parte Final
1 Primeiros Scripts
1 Guardando dados em memória
1 Um pouco mais sobre variáveis
1 Manipulando variáveis
1 Estruturas de controle - Parte 1
1 Estruturas de controle - Parte 2
1 Estruturas de controle - Parte 3
1 Estruturas de controle - Parte 4
1 Estruturas de controle - Parte 5
1 Criação de Funções no PHP
1 Funções – Um pouco mais Sobre Parâmetros - Parte 1
1 Funções – Um pouco mais Sobre Parâmetros - Parte 2
1 Funções – Alguns Truques
1 Funções – Últimos Truques
1 Arrays – Noções Básicas
1 Arrays – Um pouco Mais Sobre Criação de Arrays
PHP COM BANCO DE DADOS
1 Criando um Sistema Ficha Cadastral Clientes - Parte 1
1 Criando um Sistema Ficha Cadastral Clientes - Parte 2
1 Criando um Sistema Ficha Cadastral Clientes - Parte Final
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 1
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 2
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 3
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 4
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 5
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 6
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 7
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 8
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 9
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 10
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 11
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 12
1 Controle Horarios Funcionários - Parte 13 - Conclusão
1 Instalando o PHP no Windows XP
1 Instalando o MySQL no Windows XP
1 Sistema Controle Extintores -Parte 1
1 Sistema Controle Extintores -Parte 2
1 Sistema Controle Extintores -Parte 3
1 Sistema Controle Extintores -Parte 4
1 Sistema Controle Extintores -Parte 5
1 Sistema Controle Extintores -Parte - Conclusão
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 1
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 2
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 3
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 4
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 5
1 PHP - Controle dos Correios - Parte 6
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 1
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 2
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 3
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 4
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 5
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 6
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 7
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 8
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 9
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 10
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 11
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 12
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 13
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 14
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 15
1 Sistema Para Controle do IMC - Índice de Massa Corporal - Parte 16
JAVASCRIPT BÁSICO
1 JavaScript Básico - Lição 1
1 JavaScript Básico - Lição 2
1 JavaScript Básico - Lição 3
1 JavaScript Básico - Lição 4
1 JavaScript Básico - Lição 5
1 JavaScript Básico - Lição 6
1 JavaScript Básico - Lição 7
1 JavaScript Básico - Lição 8 - Instruções If e Else
1 JavaScript Básico - Lição 9 - Tópicos Diversos
1 JavaScript Básico - Lição 10 - Objetos Math e Date
1 JavaScript Básico - Lição 11 - Trabalhando com o objeto Browser
1 JavaScript - Criando Seus Próprios Objetos
1 JavaScript - Virtual Earth – Primeiro Passo
1 JavaScript - Virtual Earth – Segundo Passo
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI